Numa altura em que os supermercados já oferecem e destacam óleos, açúcares e outros ingredientes tradicionalmente usados nas receitas natalícias, o Centro de Terapias Chinesas emitiu um comunicado a alertar para os perigos de um consumo exagerado de doces e fritos, mas também de quantidades alimentares superiores às das refeições habituais.
O fígado, o órgão responsável pelo controlo de estados de humor, poderá ser um dos principais afectados, provocando situações de maior stress e fragilidade.
De acordo com Wenquian Chen, directora do Centro de Terapias Chinesas (CTC), o Inverno é uma das estações do ano mais importantes, pela responsabilidade inerente de armazenamento da energia vital para o resto dos meses. «As pessoas devem reduzir a actividade física, dormir mais cedo e levantar-se tarde. Fazer uma alimentação quente, não devem comer alimentos crus ou muito frios», começa por explicar a responsável do centro, que faz a ponte com a influência do desequilibro e consequente interferência dos excessos das festividades neste cenário.
É fundamental que as pessoas percebam a importância da prevenção e de um comportamento atento para a melhoria ou manutenção de uma vida saudável, facilmente comprometida se as consequências não forem pesadas, alerta a diretora.
Segundo os ensinamentos da medicina tradicional chinesa, a energia yang do fígado pode subir, neste tipo de situações de negligência, e dar origem a irritabilidades acentuadas, como a reactividade a situações de outra forma passivas: raiva, stress, frustração, mágoa, entre outras.
Também como consequência dos mesmos excessos poderão ocorrer casos de diarreia, obstipação, hemorróidas, refluxo gastro esofágico e úlceras no estômago. A medicina tradicional chinesa tenta abordar os problemas de raiz e ajudar o paciente a curar-se. Por esse motivo, e respeitando a filosofia oriental, o CTC recomenda um programa de reforço e prevenção, para todos aqueles que se preocupam com a sua saúde.
Este tratamento distingue-se, segundo o centro, por armazenar a energia vital para o resto do ano, melhorando o funcionamento do aparelho reprodutor, bem como a qualidade de vida e energia sexual, combatendo também aquela que é a energia dominante do Inverno: o frio - prevenindo e aliviando os problemas que lhe estão associados, tais como dores, constipações, extremidades frias, contracturas, etc. Esta massagem é constituída por três componentes. Um banho aos pés com ervas medicinais tibetanas; uma massagem de reflexologia tradicional chinesa, e uma massagem com pedras quentes no Du Mai.
Fonte: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=674735