domingo, 24 de novembro de 2013

Osteoartrose: Estudo canadense aponta que acupuntura diminui dores do joelho

Pesquisadores da Universidade de York, em Toronto (Canadá), chegaram a conclusão de que a acupuntura é tão boa quanto fisioterapia para o alívio da dor da osteoartrose do joelho. O estudo avaliou 156 ensaios clínicos, sendo que 114 destes somaram juntos mais de 9.700 pacientes.

A equipe concluiu recentemente uma revisão sistemática de todas as pesquisas realizadas sobre o assunto e descobriu que quando usado para o alívio da dor da artrose, a acupuntura foi tão eficaz como qualquer outra terapia física, como a estimulação elétrica pulsada, balneoterapia (banhos) e exercício aeróbio. "Separados, os dois métodos, tanto o tradicional quanto o da medicina chinesa, são eficazes, trazendo resultados para o paciente. Mas em conjunto, os resultados são ainda melhores do que se o paciente usá-los separadamente", explica Dr. Márcio De Luna, coordenador do programa de pós-graduação em acupuntura e shiatsu do IBMTC (Instituto Brasileiro de Medicina Tradicional Chinesa).

Segundo explica Dr. Luna, que é fisioterapeuta e acupunturista há 29 anos, a osteoartrose é uma patologia que atinge, geralmente, os idosos, estimando-se que ocorra em até 90 % da população adulta. A osteoartrose, também chamada de artrose, resulta de um processo anormal entre a destruição cartilaginosa (tipo especial de tecido que reveste a extremidade de dois ossos que são unidos e que possuem algum grau de movimentação entre eles) e a reparação da mesma.

A pesquisa, publicada na revista Research Osteoartritis Society International, apontou que oito terapias foram associadas a redução da dor nos pacientes, quando comparados com o tratamento padrão: acupuntura, terapia interferencial , estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS), estimulação elétrica, balneoterapia (banhos), exercício aeróbio, sham acupuntura, e exercícios de fortalecimento muscular.

A acupuntura se originou na China e se espalhou para outros países asiáticos há mais de 2.000 anos atrás. Nos EUA, cerca de 3 milhões de americanos visitam clínicas de acupuntura por ano, segundo o Instituto Nacional de Saúde norte-americano (NIH, na sigla em inglês).

Além deste estudo que avaliou a eficácia da acupuntura para a osteoartrose, outra pesquisa recente descobriu que a acupuntura não é farsa e que efetivamente reduz a dor e a náusea em pessoas que recebem a quimioterapia para o câncer. "A acupuntura não é algo sobrenatural, nem psicológico, é realmente uma terapia bem indicada para os mais diversos problemas de saúde que vão muito além do estresse", completa Dr. Luna, que é presidente da Associação Brasileira de Acupuntura do Rio de Janeiro.

Fonte: www.pautas.incorporativa.com.b