quarta-feira, 6 de abril de 2011

Auriculoterapia

Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, no nosso corpo existem diversos microssistemas, como orelhas, pés, mãos e crânio, onde cada um deles representa o próprio corpo, nos quais órgãos e funções desse estão relacionados a pontos específicos nesses microssistemas. No caso da orelha, por exemplo, podemos visualizá-la como sendo um feto de cabeça para baixo, onde o lóbulo seria a cabeça e os pés estariam na parte superior da orelha.

A figura acima ilustra a correspondência de pontos auriculares com todos os órgãos e funções do corpo humano. De cada um desses microssistemas, deriva uma técnica de acupuntura/reflexoterapia:

Embora os orientais conheçam há milênios essas relações entre os pontos de acupuntura e os órgãos e funções do corpo, somente recentemente cientistas da Universidade da Califórnia comprovaram essas ligações (fato relatado em artigo publicado na revista Superinteressante - edição de fevereiro de 1999).

Através do estímulo desses pontos, a auriculoterapia tem sido usada com sucesso no tratamento de diversas patologias físicas e psíquicas. Ela pode ser usada isoladamente ou em conjunto com a acupuntura sistêmica; nesse último caso, há uma potencialização no tratamento, resultante dessa associação. O estímulo pode ser realizado tanto por agulhas de acupuntura de uso sistêmico, como também através de sementinhas ou agulhas próprias para ficarem implantadas na orelha por algum tempo.

Além de ser usada como técnica de tratamento, a auriculoterapia é usada como complemento de diagnóstico, através da observação de alterações no pavilhão auricular. Esse diagnóstico complementar é importante para a escolha dos pontos a serem estimulados.

Em alguns casos, a auriculoterapia tem efeito mais rápido que a acupuntura sistêmica, pois o estímulo aos pontos reflexos correspondentes a órgãos e funções ativa pontos específicos do cérebro ligados a esses órgãos e funções. Pode-se dizer que a ação da auriculoterapia é mais pontual, isto é, trata o foco da doença, enquanto a sistêmica é mais abrangente, cuidando e reequilibrando o organismo como um todo. Portanto a auriculoterapia, assim como todas as outras técnicas de microssistemas, complementa a acupuntura sistêmica, quando necessário.

Fonte: http://espaconnatural.blogspot.com/