A síndrome do ovário policístico afeta de 20% a 30% das mulheres que estão na idade fértil. A síndrome faz com que os ovários produzam mais testosterona, podendo causar acne, obesidade e um crescimento incomum de pelos no corpo.
Além disso, ela também pode fazer com que a ovulação e a menstruação da mulher sejam irregulares.
Uma equipe de cientistas da Universidade de Gothenburg (Suécia) dividiu as participantes de um estudo em três grupos. As mulheres do primeiro tiveram sessões de acupuntura onde as agulhas eram estimuladas manualmente e com correntes elétricas fracas. O segundo grupo recebeu instruções de se exercitar três vezes por semana e o terceiro funcionou como grupo controle.
Os resultados mostraram que houve redução no nível de testosterona nas mulheres que se exercitaram e também naquelas que tiveram as sessões de acupuntura.
Outra melhora que houve no quadro geral das participantes foi que os ciclos menstruais das mulheres desses grupos ficaram mais regulares. Dos dois tratamentos, a acupuntura foi o mais eficaz.
Acupuntura é o remédio para alívio de cólicas, diz estudo
Cinco em cada dez mulheres em idade reprodutiva no mundo sofrem mensalmente com esse incômodo que tira a pessoa do sério. As cólicas menstruais, que também podem vir associadas a irritação excessiva e dor de cabeça, têm sido motivo de estudos recentes mundo afora. Publicado no Journal of Obstetrics and Gynecology, o mais recente estudo sobre o tema realizado na Coréia com mais de três mil mulheres concluiu que a acupuntura - técnica chinesa que estimula diversos pontos do corpo por meio da aplicação de agulhas próprias - é excelente no alívio a esse mal. Segundo os estudiosos, as agulhadas podem ser mais eficazes, inclusive, do que analgésicos e suplementos naturais, pois trata a dor por meio da estimulação da produção de endorfina e serotonina no sistema nervoso central - hormônios que promovem bem-estar. O órgão americano National Institutes of Health (NIH) também recomenda a acupuntura como uma das formas de controlar a dor causada pelas cólicas menstruais.
Fonte: http://tinyurl.com/3f6mlrc e http://tinyurl.com/6ezvdj5