quarta-feira, 4 de maio de 2011

Como somos vistos para o tratamento com Acupuntura

Quando pensamos em uma dor física ou uma doença, quase imediatamente nosso foco se restringe ao local acometido. Então passamos a ser um joelho, uma enxaqueca, uma fibromialgia, uma TPM, etc.

Sim, muitas vezes é só isso mesmo, mas tantas outras não...

Somos seres que interagem com tudo que nos rodeia, com o quê e como comemos, com o ambiente e suas informações, com as estações do ano, tudo interfere direta ou indiretamente para o processo do adoecer e mais essencial ainda, para ficar bem.

Assim, a acupuntura trata a energia que cobre, circula e protege todos os nossos órgãos, proporcionando equilíbrio de funções e este equilíbrio se dá pela completa interligação de cada órgão.

Cada órgão e víscera estão inseridos nos cinco elementos da natureza (madeira, fogo, terra, metal e água) e possui características próprias de funcionamento, cada um tem uma estação do ano correspondente, um sabor, um odor, um sentimento, uma direção, uma expressão, uma secreção, etc, que possibilitarão uma compreensão geral acerca de cada indivíduo e suas queixas.

Por exemplo, a expressão " Verde de raiva". A cor verde é a cor pertencente ao elemento madeira que tem como seu órgão o fígado e a vesícula biliar como sua víscera; assim como o sentimento que a eles pertencem é o da raiva, da reatividade. Quando em desequilíbrio, a raiva exacerbada se expressa em gritos e ela contida torna-se frustração. O sentido é o da visão, por isso podemos observar nos olhos alteração de cor quando a pessoa tem problemas de fígado.

Prestar atenção no nosso corpo, nossas emoções, nossas vontades alimentares, é importante para além de nos conhecermos, proporcionar um caminho mais rápido para estar bem, funcionando em equilíbrio.

Fonte: http://orienteocidenteterapias.blogspot.com/