quinta-feira, 5 de maio de 2011

Acupuntura para o tratamento da rinite alérgica

A rinite é definida como uma inflamação da mucosa de revestimento nasal. É caracterizada pela presença dos seguintes sintomas: congestão nasal, rinorréia, espirros e prurido. Além dos sintomas próprios da doença, a rinite alérgica pode provocar outros efeitos que deterioram a qualidade e a atividade profissional de seu portador.

Saiba que diversas doenças otorrinolaringológicas podem ser tratadas com acupuntura inclusive as doenças alérgicas nasais. A maioria dos alérgenos são proteínas pequenas e solúveis que estão presentes em partículas ressecadas de material derivado de plantas e de animais.

Como exemplos, temos os grãos de pólen, pêlos de gato e saliva, restos de insetos como baratas e as fezes do ácaro do pó doméstico. O que facilita, ainda mais os sintomas da rinite.

O uso da acupuntura, portanto, no tratamento do quadro de rinite alérgica se apresenta como uma ótima opção terapêutica, em que a substituição da medicação diminui o risco de efeitos colaterais pelo uso dessas substâncias por um período prolongado.

Assim, o tratamento visa um controle mais eficaz das crises da doença.

Fonte: http://clinicareacciona.blogspot.com/

artigo Tratamento da Rinite Alérgica: Comparação entre Acupuntura e Corticóide Nasal => http://www.actaorl.com.br/PDF/24-02-03.pdf