sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Saúde física e emocional e o livre fluxo de Qi

Uma das idéias fundamentais da Medicina Tradicional Chinesa é o conceito de “Livre Fluxo” de Qi (energia vital), Sangue e Fluidos Corpóreos. Quando o corpo funciona em Livre Fluxo, sem bloqueios, não existe possibilidade de haver desarmonias, desequilíbrios ou dor. Desta forma, independentemente da demanda ou necessidade, o tratamento com Acupuntura sempre irá se destinar a reestabelecer este Livre Fluxo, também chamado de Homeostase.

Mas como a perda do Livre Fluxo e a sensação física de dor se relacionam? Uma situação bastante comum de acontecer é a dor na região das costas (cervical alta) e dos ombros nos casos de estresse. A pessoa estressada acumula a tensão nesta região, contraindo a musculatura e gerando nódulos de tensão. O enrijecimento da musculatura prejudica o Livre Fluxo na região, pois a contração diminui o calibre dos capilares sanguíneos que irrigam a região; se o Sangue não circula uma série de alterações fisiológicas ocorrem, cujo resultado final é a dor.

Neste caso, o papel específico da Acupuntura será o de remover este bloqueio e restabelecer o Livre Fluxo na região. Removendo o bloqueio a dor desaparece e a sensação de bem-estar se estabelece. Para tal, são usados pontos locais que serão manipulados de modo a relaxar a musculatura e diminuir a contração, e pontos distais que irão reduzir a inflamação no local da dor. Outras ferramentas da Medicina Chinesa poderão ser empregadas, como Ventosas e também massagem, que irá melhorar o aporte sanguíneo para a região. A escolha destes métodos dependerá de cada caso e também da experiência do Acupunturista em questão. O tratamento se destinará a devolver o corpo para o estado de homeostase que existia antes da desarmonia se manifestar através da sintomatologia dolorosa.

O mesmo raciocínio é utilizado diante de outras queixas, tais como doenças internas e emocionais. No caso de uma doença digestiva, por exemplo, os pontos serão selecionados de modo a direcionar Qi, Sangue e Fluidos para os órgãos que participam do processo digestivo, garantindo assim o Livre Fluxo nos mesmos. Benefícios secundários, como uma melhoria na qualidade do sono, por exemplo, ou o tratamento simultâneo de estados emocionais subjacentes (como o estresse, muito relacionado a problemas digestivos), também ocorrerão.

No caso específico dos transtornos emocionais, por outro lado, o tratamento terá como objetivo garantir o Livre Fluxo das próprias emoções, de modo que o paciente volte a funcionar como a criança que foi um dia: as crianças estão felizes e, no momento seguinte, estão tristes ou com raiva, mas tudo passa depois de cinco minutos e elas voltam a se sentir bem. De acordo com a Medicina Chinesa, o estado emocional patológico ocorre quando há fixação em uma única emoção – a tristeza, a raiva ou a ansiedade e a preocupação, por exemplo. Há uma máxima chinesa que diz: “A permanência exagerada em um estado emocional pode lesar órgãos internos, assim como a lesão de órgãos internos pode gerar estados emocionais alterados”. O grande benefício do tratamento de transtornos emocionais com a Medicina Chinesa é o de que não importa o que vem antes, ambas as facetas do transtorno serão tratadas simultâneamente.

Apesar de não substituir o tratamento médico ou psicoterápico tradicionais, a Acupuntura e as demais técnicas da Medicina Chinesa irão garantir uma série de benefícios primários (alívio dos sintomas) e secundários (o retorno do estado de Livre Fluxo e da homeostase do organismo). A visão holística da Medicina Chinesa sobre o ser humano é o grande diferencial dos tratamentos com Acupuntura, que entende os estados de Saúde e de Doença como duas manifestações da mesma energia – o Livre Fluxo garante a Saúde, e as estagnações e bloqueios são os que trazem a Doença.

Por isso, não importa qual seja a sua queixa, procure um Acupunturista hoje mesmo e ganhe qualidade de vida e bem estar!

Fonte: http://tinyurl.com/3p3x2tn