Sabemos que o triathlon é um esporte com importante desgaste físico e mental, o elevado consumo energético contribui de maneira importante para o aparecimento de diversas lesões. O preparo dos atletas exige muita disciplina, orientação de equipe interdisciplinar, controle alimentício e cuidados diários devido ao grande volume de treinamento.
Sendo assim, no IRONMAN BRAZIL 2010, foi realizada uma pesquisa com 15 triatletas um dia antes da realização da prova. Todos responderam a um questionário com o objetivo de avaliar aspectos referentes à: saúde de um modo geral, rotina diária de treinamento (horas e dias), suplementação utilizada durante toda a preparação, qualidade de sono, histórico de lesões, bem como, problemas respiratórios, cardíacos, neurológicos e dermatológicos. As questões foram elaboradas seguindo protocolo de acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, com o objetivo de avaliar e relacionar as principais queixas, com as possíveis síndromes energéticas.
Após análise dos resultados obtidos, verificou-se que nem todos os atletas já tinham realizado uma prova de Ironman anteriormente. Alem disso, a média de treinamento diário foi de 2h30. Todos apresentaram regularidade no sono, dormindo mais de 7 horas por dia, tanto na visão Oriental quanto Ocidental isto é de fundamental importância para recuperação de todo o esforço físico que os atletas são submetidos diariamente.
Outro aspecto interessante observado na pesquisa foi a utilização de suplementação, onde: 80% faziam uso de carboidratos, 73% de aminoácidos, 60% de complexos vitamínicos, 53% faziam reposição protéica e 20% de creatina.
Além da suplementação, pode-se observar que a maioria dos atletas avaliados (86,6%) apresentaram histórico de alterações do sistema músculo-esquelético sendo as principais:
* Lesões musculares;
* Fascite plantar;
* Tendinites;
* Dores na coluna;
* Dores no ombro, joelho e cotovelo.
Na Medicina Tradicional Chinesa, utilizou-se diversos métodos de avaliação, tais como: análise dos canais de energia (meridianos), uso de equipamento para análise de eletrodiagnóstico, aferição de pulso, verificação da forma e da cor da língua, dentre outros. Métodos considerados de suma importância no diagnóstico e tratamento de acupuntura.
Nos resultados, verificou-se que a maior parte dos atletas apresentavam alterações dos canais de energia, onde, relacionou-se às queixas de lesões apresentadas pelos atletas.
Já, durante a análise da língua, foi feita uma foto em alta definição, estudamos e tabulamos área por área. Pode-se constatar que todos os triatletas avaliados demonstraram quadros de deficiência em regiões específicas, bem como, alterações de fadiga crônica.
Objetivando melhora na performance, o tratamento com acupuntura poderá ser uma ferramenta importante. Podemos exemplificar o melhor controle da dor, onde os treinos serão mais intensos, bem como, o volume diário. Resultando assim, em melhor recuperação e performance. Sabemos que cada pessoa possui um limite e orientamos que nunca o ultrapasse.
A procura pela acupuntura tem sido cada vez maior por atletas de alta performance e também amadores, com o propósito de minimizar todo o desconforto e dor devido a importante carga de treinamento que são submetidos.
Conclui-se nessa pesquisa que os atletas apresentaram inúmeras síndromes energéticas pré prova de ironman, podendo estas alterações estarem relacionadas com o treinamento intensivo para realização deste tipo de prova.
Atletas de alto nível são atendidos atualmente, destacando entre eles o triatleta Fábio Carvalho, que responde de maneira excepcional com o tratamento de acupuntura.
As provas de longas distâncias requerem cuidados especiais para todos os praticantes, o desgaste físico e mental são fatores decisivos para o aparecimento de inúmeras síndromes energéticas. O tratamento com acupuntura vem a diminuir estas complicações melhorando de forma eficaz o rendimento dos atletas.
Respeite seu limite, aumente gradativamente sua performance, e procure sempre a opinião de profissionais qualificados, desta maneira o sucesso neste esporte é certo.
Fonte: http://midiasport.com.br/artigosDetalhes.php?cd=344