quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Moxabustão

A moxabustão é uma técnica terapêutica da Medicina Tradicional Chinesa. Baseia-se nos mesmos princípios e conhecimentos dos meridianos de energia utilizados na acupuntura. Esta prática, pela documentação antiga existente, parece ser anterior à acupuntura.

O efeito da moxa é semelhante á acupuntura, que age estimulando os pontos da acupuntura para fortalecer a circulação do Qi (energia) e do sangue, sendo que a moxa estimula com o calor. No capítulo 75 do Ling Shu está escrito “quando o sangue nos vasos torna-se estagnante ou fica bloqueado, deve ser tratado somente pelo fogo”. Esta e outras passagens descritas nos livros antigos ilustram bem as funções da moxa.

A moxabustão é a queima de Artemísia vulgaris, especialmente preparada, sobre um acuponto. Ela pode ser feita de diferentes maneiras, e o seu efeito é predominantemente estimulador (tonificante).

O calor da moxabustão é extremamente penetrante, tornando-se eficaz quando há menos circulação, condições frias e úmidas, além da deficiência do Yang. Quando aplicada aos pontos de acupuntura específicos com deficiências do Yang, o corpo absorve o calor recuperando mais rapidamente o Qi (energia) do Yang do corpo e o “fogo ministro” fonte de todo o calor e energia do corpo.

Tipos de moxa:

- direta = quando a moxa é utilizada diretamente sobre o acuponto.

- indireta = quando se algo entre a moxa e o acuponto, como sal, gengibre ou alho (principalmente no ponto VC8)

A ação principal é aumentar o yang e tonificar. A presença do gengibre ou do alho aumenta este poder. O sal retém por mais tempo o calor. Podem ser usadas para dispersar fleuma localizada, quando não há presença de calor.

Ação sob a visão ocidental:

- vasodilatação = aumenta a circulação local

- ativação de receptores de calor

- ação química local (liberação de substâncias sobre o acuponto)

- ação neuroendócrina

- diminui a resistividade

- aumenta a condutância do acuponto