quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Acupuntura ajuda nos casos de suor noturno excessivo

Uma das principais teorias base da Medicina Tradicional Chinesa é a inter-relação entre duas forças opostas e complementares que existem em tudo o que há na natureza: Yin e Yang. O Yin pode ser compreendido como uma força mais feminina, densa, descendente, escura e fria; já o Yang é mais masculino, sutil, ascendente, claro e quente. Assim como a luz precisa da escuridão para ser luz, Yin precisa de Yang para ser Yin, e vice-versa, o que significa que nada na natureza é absolutamente Yin ou Yang. Desta forma podemos dizer que o frio é mais Yin do que Yang, e o calor é mais Yang do que Yin, mas absolutamente tudo possui estas duas naturezas. Inclusive o corpo humano.

A saúde, de acordo com a Escola do Yin Yang, depende da harmonia e equilíbrio entre estas duas forças. Caso um seja excessivo provocará danos no outro, pois como já foi dito anteriormente, eles se complementam. Caso Yin esteja aumentado Yang será lesado. Da mesma forma, caso Yin esteja deficiente, Yang se destacará, e toda uma sintomatologia Yang poderá surgir. A vida depende da inter-relação de complementariedade e geração mútua entre Yin e Yang; a morte é compreendida como a separação definitiva destes dois aspectos.

Outro preceito básico no que se refere à interdependência de Yin e Yang roga que o Yang, cuja natureza é diurna, reina no exterior quando é dia, e Yin no interior, descansando. Já quando anoitece, Yin reina no exterior, enquanto Yang repousa no interior. Caso Yang esteja deficiente, uma pessoa poderá sentir frio intenso, mesmo durante dias quentes – Yang diminuído não é capaz de conter o Yin em repouso no interior do corpo durante o dia, e a pessoa apresentará sintomatologia Yin, como por exemplo sonolência, frio excessivo, fezes amolecidas, etc. O mesmo ocorrerá caso Yin esteja insuficiente: durante a noite, quando Yang deve estar recluso no interior do corpo e Yin protegendo este repouso enquanto reina no exterior, por uma insuficiência de Yin o Yang não consegue ficar contido no interior do corpo, agitando-se e caminhando para o exterior do corpo.

Um dos principais sintomas de Yin em deficiência é justamente o suor noturno. Neste caso, como Yin está enfraquecido, Yang não repousa durante a noite e começa a queimar os fluidos corpóreos – o aumento de temperatura interna causando a sudorese, que nada mais é do que uma tentativa de controlar e regular a temperatura do corpo. Outros sintomas que podem surgir através deste mecanismo de regulação interna entre Yin e Yang são: constipação intestinal ou fezes secas, ansiedade, língua avermelhada com eventuais rachaduras (a chamada “língua geográfica”), rubor malar, inquietação motora, dentre outros.

A Acupuntura sempre buscará o equilíbrio do corpo (a homeostase orgânica), o que, em outras palavras, pode ser traduzido como a procura pela harmonia entre as forças Yin e Yang que regem nosso corpo, saúde e vida. Além da Acupuntura, outras ferramentas da Medicina Chinesa podem ser empregadas, como exercícios de Wu Qin Xi (modalidade de Qi Gong que busca o fortalecimento de órgãos específicos) e também a Fitoterapia Chinesa que, utilizando-se de fórmulas simples ou compostas, irá “repor” o Yin deficiente, caso o organismo não possua substrato para equilibrar esta força por si só.

A desarmonia entre Yin e Yang tende a se instalar em um ou mais de um órgãos do corpo, e dependendo de onde este desequilíbrio se manifestar uma série de outros sintomas podem aparecer. Por isto, é muito importante que o diagnóstico adequado seja feito de modo ao tratamento se dirigir a fortalecer o Yin especificamente onde ele deve se fortalecido.

Outros fatores costumam interferir no diagnóstico, como por exemplo a idade, o eventual uso de drogas ou algum medicamentos, doenças pré-existentes, dentre outros. Assim, apenas um profissional capacitado poderá entender o caso de maneira adequada e conduzir o tratamento necessário.

Fonte: http://tinyurl.com/3rjt3dl