quarta-feira, 16 de abril de 2014

Os benefícios da acupuntura no tratamento da dor

A Medicina Tradicional Chinesa entende que o ser humano é composto de matéria e energia e que através do meio ambiente pode sofrer agressões externas, basta um desequilíbrio entre ambos para o adoecimento. Para tanto quando a energia e/ou o sangue sofrem interrupção, seja por causa de deficiência das funções orgânicas ou devido à presença de fatores patogênicos operantes (fatores externos), manifesta-se a dor, quando o sangue e a energia (Qi) fluem livremente não há dor.

A acupuntura é uma técnica milenar desenvolvida pelos chineses, onde através da inserção da agulha no canal de energia (Meridianos), o
corpo sofre estímulos que trarão o equilíbrio e harmonia do corpo.

Suas vantagens vão desde a cura permanente até a diminuição do uso de medicamentos, a rapidez dos resultados e ausência de efeitos colaterais.

Durante a inserção da agulha de acupuntura em um ponto local na área dolorida, o estímulo libera impulsos que saem do acuponto para a medula espinhal para ativar os neurônios espinhais e secretar substâncias para inibir as mensagens de dor. Em seguida, os estímulos produzidos pela agulha são retransmitidos através de células para o mesencéfalo e para a pituitária (regiões do cérebro).

O mesencéfalo usa a encefalina (neurotransmissor) para ativar o sistema descendente de inibição da dor. O sistema de inibição da dor secreta neurotrasmissores como: monoaminas, serotonina e norepinefrina para inibir a transmissão de dor. Esses neurotransmissores liberados geram vários efeitos, tais como: analgésico, relaxante muscular, anti-inflamatório, ansiolítico e antidepressivo leves.

Condições dolorosas crônicas do sistema locomotor acompanhadas de restrições de movimentos articulares são frequentemente tratáveis com acupuntura se a intervenção cirúrgica não se fizer necessária.

A acupuntura não apenas alivia a dor, mas também reduz o espasmo muscular promovendo aumento na movimentação. Isso demonstra a boa eficácia da acupuntura no tratamento de dores musculares, dores na coluna e nas articulações.

Fonte: www.odemocrata.com.br