sábado, 26 de abril de 2014

Acupuntura lingual: técnica traz resultados imediatos

Especialista explica como funciona o microssistema da língua e quais os benefícios de aplicar a agulha no local 
 
A maioria das pessoas sabe que a acupuntura trabalha com diversos pontos do corpo que representam os órgãos. E na língua não é diferente. A acupuntura lingual trata o microssistema da língua com os mesmos princípios da acupuntura tradicional e um único diferencial: o resultado imediato.
 
Nos tratamentos com a acupuntura lingual, explica o acupunturista Claudio Rangel da Clínica Dragão Divino, depois de encontrar a síndrome do paciente através de uma avaliação minuciosa, observa-se a língua e localiza-se o ponto correspondente. “Esse ponto é estimulado com uma agulha de acupuntura, porém não há perfuração ou dor. A acupuntura lingual é utilizada em todas as síndromes e tem uma resposta muito rápida e visível pelo paciente, principalmente em casos de dor”.
 
Os benefícios são os mesmos da acupuntura no corpo, ou em outros tratamentos de microssistema. A única diferença é que o paciente sente o efeito muito mais rápido. “Como a língua tem ligação direta com o cérebro, essa técnica tem resultados imediatos. O paciente entra com dor, e, após dois minutos de aplicação, ele já não sente mais nada”, afirma o acupunturista.
 
Joyce Tavares, também acupunturista, salienta que nessa técnica é definido o diagnóstico através da observação da língua. “São analisados vários aspectos como cor, tamanho, alterações nas papilas, rachadoras, entre outros. Consideramos a língua um microssistema, pois nela temos o mapa do corpo humano; a parte inferior representa a parte óssea e muscular, e a região superior representa os órgão e vísceras”. E acrescenta: “Após a avaliação, o paciente recebe estímulos nas regiões que apresentam alteração, com a finalidade de reduzir a sensação de dor ou desconforto, ou também melhorar o funcionamento de um órgão com problemas. Como a língua tem ligação direta com o cérebro a resposta é instantânea”.
 
Claudio dá exemplos de casos que podem ser tratados com a acupuntura lingual: “problemas na região cervical e membros superiores como os casos de dor muscular, ombro congelado, dor crônica do ombro, cervicalgia, osteoartrite cervical, cervicalgia crônica, periartrite do ombro, epicondilite (inflamação dos tendões do cotovelo), LER/DORT, distrofia simpática reflexa, e síndrome de túnel do carpo e dor pós-cirúrgica. Já na região lombar e membros inferiores, temos a lombalgia (dor na região lombar), ciatalgia (dor ciática), osteoartrose de joelho, osteoartrite de joelho e quadril, fascite plantar (inflamação na planta do pé/calcanhar), esporão do calcâneo e dor pós-cirúrgica”.
 
“Além disso, a técnica é utilizada também para dores em geral, dores de cabeça, para tratar disfunções do sistema gênito-urinário, náuseas e vômitos, problemas gástricos, auxiliar nos sintomas e reações dos tratamentos contra o câncer, problemas na face, sinus, boca e garganta, alergias, dermatites, desordens psiquiátricas e disfunções do sistema nervoso”, completa.
 
A sessão de acupuntura lingual dura apenas alguns minutos e os resultados são proporcionais ao metabolismo do paciente. Para se ter uma melhora completa, no entanto, são indicadas de dez a vinte sessões.
 
Fonte: http://www.segs.com.br