terça-feira, 15 de abril de 2014

Acupuntura é a melhor opção para o tratamento da artrose

Os principais sintomas da doença são a limitação de movimentos e dor aguda, isso por que a cartilagem, estrutura com a função de reduzir o atrito entre os ossos, se desgasta

A acupuntura é uma técnica da medicina chinesa com mais de dois mil anos de história, que além de proporcionar bem-estar, também pode ser usada nos tratamentos de diversos males e a artrose é um deles.

Os principais sintomas da doença são a limitação de movimentos e dor aguda, isso por que a cartilagem, estrutura com a função de reduzir o atrito entre os ossos, se desgasta. Segundo especialistas, este é um processo natural após os 28 anos, idade em que chegamos ao auge do desenvolvimento músculo-esquelético, e que se torna universal a partir dos 40.

"O uso de anti-inflamatórios e analgésicos são métodos eficazes, porém acupuntura consegue ir além. Após um longo período de utilização, os remédios farmacológicos começam a provocar efeitos colaterais, perdem o efeito ou tornam-se ineficazes e podem atacar o estômago. Com a acupuntura, nada disso acontece. Não existe efeito colateral para ela. Sendo assim, a utilização da técnica só trará benefícios", explicou Dra. Renata Vieira, fisioterapeuta e especialista em Acupuntura da ACUS.

Com o 'agulhamento' em pontos específicos da pele e tecidos mais profundos, uma rede de canais do corpo são ativados e os sintomas amenizados. Uma pesquisa da Universidade de York, em Toronto (Canadá), comprovou a eficácia do método em mais de 150 ensaios clínicos, que contaram com mais de 9.700 pacientes.

Assim como estudos realizados na Inglaterra e Alemanha, em que pessoas que sofriam de artrose foram submetidas ao tratamento e constataram melhoras significativas em suas dores e mobilidade, reconquistando sua qualidade de vida.

Os benefícios são sentidos já na primeira sessão. Com efeito prologado, mais do que analgésicos, a diminuição da dor é evidente. Em casos mais graves, a acupuntura tem papel extremamente significativo para desinflamar a articulação, restituir a função do músculo e restabelecer os movimentos normais.

Fonte: http://www.diariodolitoral.com.br/