segunda-feira, 6 de maio de 2013

Síndrome do Intestino Irritável pode ser tratada por acupuntura


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEieoXqU70o8l3WWNYK_E_8Ezb3gVbBgKAWooXcQDsgOQOwgX3lojn13cmCj3bV7x1tvowvdmQOtxPKaPOeTgf2m_tfu8LWY1xotJxrMr0N5ceuAsisxU2CwIMl4UWSWh6YhGdL07Dr6K8w/s1600/dcbbb589cff25fc63c0c10d799a072cb00c769a3.jpg
Causa de desconforto abdominal, gases, soluço, arrotos, má digestão, entre outros problemas são sintomas da Síndrome do Intestino Irritável (SII), que pode ter novo tratamento não convencional disponível à população.

Pesquisa de meta-análise que reuniu onze investigações, com amostra de mais de 950 pacientes da província de Jiangsu, em Nanjing, na China, descobriu que a acupuntura, combinada com moxabustão, é mais eficaz do que a medicina convencional e farmacêutica para o tratamento da síndrome.

De acordo com a fisioterapeuta e especialista em acupuntura Karla Chebel, a Síndrome do Intestino Irritável é uma doença funcional, ou seja, não há lesão orgânica presente no intestino, mas o órgão apresenta muito desconforto. A especialista destaca que a doença caracteriza-se por dor abdominal e cólica, distensão abdominal e gases, intestino preso, obstrução ou diarreia. A acupuntura trata pacientes com a síndrome, incluindo melhorias significativas 14 semanas após a conclusão da terapia. "As causas não são bem conhecidas, mas acredita-se que algo esteja errado no sistema digestório, desde a mobilidade do intestino até os impulsos elétricos responsáveis por esse mecanismo. Alterações como ansiedade e depressão estão diretamente ligadas a esta síndrome, que piora gradativamente de acordo com o nível de estresse do indivíduo", explica.

A especialista afirma que, para se fazer o diagnóstico correto, deve-se descartar outras doenças orgânicas, após o exame físico e exames complementares. "Segundo a medicina chinesa, pacientes com a síndrome podem apresentar deficiência do Qi do Baço, Umidade no baço, deficiência do Qi do Rim, deficiência do Qi do fígado, umidade e calor nos intestinos, fígado e baço em desarmonia, frio nos intestinos", frisa. Os primeiros sinais são cansaço, sono, fraqueza, problemas de apetite, tensão abdominal, fezes soltas e insegurança, pulso fraco, língua pálida e flácida. "Tratamos com moxa, como descrito na pesquisa; com agulhamento sistêmico, colocando agulhas no corpo e local do abdome dolorido, bem como com o uso de acupuntura auricular, ou seja, em pontos específicos da orelha. E os resultados são excelentes logo nas primeiras sessões", afirma.

Fonte: http://www.jmonline.com.br/novo/