terça-feira, 21 de maio de 2013

Acupuntura no couro cabeludo ajuda no controle da Esclerose Múltipla

http://zerohora.rbsdirect.com.br/imagesrc/12936189.jpg?w=306
Um novo estudo clínico com acupuntura aplicada no couro cabeludo revelou que pacientes com esclerose múltipla podem ter as complexidades da doença reduzidas. O resultado concluiu que a acupuntura alivia os sintomas da doença, aumenta a qualidade de vida do paciente, retarda a incapacidade física e reduz a frequência de recaídas.

A pesquisa concentrou-se em aplicar a acupuntura em um paciente que sofre de esclerose múltipla há 20 anos. A prática foi realizada em várias zonas do couro cabeludo, responsáveis por áreas sensoriais, motoras, auditivas, de equilíbrio e tonturas. A acupuntura foi aplicada uma vez por semana durante dez semanas, seguidas por sessões de manutenção uma vez por mês, durante seis meses.

Após as 16 sessões, logo foi possível notar nitidamente a melhora na marcha do paciente. Além disso, foi possível identificar uma redução significativa na dormência e formigamento nos membros. No geral, o paciente apresentou aumento de níveis de energia e menos tonturas. Ainda segundo a pesquisa, o paciente utilizado como estudo clínico entrou em remissão dos sinais e sintomas após os tratamentos com acupuntura.

O coordenador do programa de pós-graduação em acupuntura do Instituto Brasileiro de Medicina Tradicional Chinesa, Dr. Márcio De Luna, também presidente da Associação Brasileira de Acupuntura do Rio de Janeiro (ABA-RJ), explica que "estudos clínicos dessa natureza mostram, na prática, que a acupuntura é uma alternativa eficaz, sem efeitos colaterais tóxicos e muito saudável, principalmente quando utilizada no tratamento complementar de doenças cronico- degenerativas e sem cura conhecida".
Fonte: www.pautas.incorporativa.com.br