sexta-feira, 10 de maio de 2013

Saiba como a acupuntura pode ser eficiente para tratar lesões


http://i0.wp.com/taliberado.com/wp-content/uploads/2013/04/foto-9.jpg?resize=600%2C450As lesões musculares são patologias muito freqüentes em atletas e não atletas que acometem o aparelho locomotor, membros superiores e inferiores. Em geral, são conseqüências de traumas (contusões), tensão exagerada ou fadiga pelo excesso de uso (distensões). As fibras que constituem os músculos e ligamentos são lesadas nesses dois processos patológicos e, portanto, há necessidade de uma reparação tecidual para que o indivíduo retorne à sua atividade normal.

Enquanto a Medicina Ocidental é simplista e confusa em alguns aspectos da abordagem terapêutica desses males, a Medicina Chinesa tem conhecimento estruturado, muito lógico e que vem apresentando bons resultados. O primeiro passo para a compreensão da terapêutica é o diagnóstico da lesão. Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, as lesões dividem-se em três tipos básicos: lesões de "Calor", de "Frio" e de "Estagnação".

As lesões de "Calor" são aquelas caracterizadas pela sensação de calor local, pele úmida ou sudorese localizadas e vermelhidão. Em geral, existe dor que pode ser latejante, em queimação ou até em pontadas. As lesões de "Frio" apresentam sensação de frio ou fraqueza local, formigamento, palidez, pele fria e seca e dor surda, sentida internamente no local.

Já as lesões por "Estagnação" são causadas na Medicina Tradicional Chinesa pela estagnação da energia e do sangue que circula no sistema de canais do corpo e provoca sinais como edema local, coloração purpúrica da pele, sensação de distensão local, dor constritiva, latejante ou em pontada, que piora muito com movimento.

De uma forma geral, as lesões musculares evoluem passando pelos três diagnósticos citados acima. Após a lesão dos canais, existe um extravasamento da energia e do sangue (Xue) que, acumulados nos tecidos, vão gerar calor. Seguindo-se a fase de "Calor", vem a fase de "Estagnação", pois a energia e sangue extravasados, bloqueiam a circulação normal dos líquidos e da própria energia e sangue. Portanto, com a circulação bloqueada, as aplicações quentes ou métodos amornantes (ultra-som, ondas curtas) são interessantes.

A fase de "Estagnação" deve ser tratada com aplicações quentes e frias alternadamente, por 10 a 15 minutos cada. Esta alternância leva à dilatação e contração dos canais de sangue e energia, causando um bombeamento dos mesmos e eliminando a estagnação.

As propostas terapêuticas visam eliminar o Calor e Frio em excesso, desfazendo a Estagnação, promovendo a circulação dos canais, regenerando os tecidos e fortalecendo músculos e ligamentos.
Temos hoje na Acupuntura e na Fitoterapia Chinesa, dois grandes aliados para as lesões musculares, com um verdadeiro arsenal de métodos, protocolos e procedimentos específicos, usando Fórmulas Magistrais escolhidas especialmente para cada tipo de lesão, porém, algumas outras medidas simples são altamente efetivas se aplicadas racionalmente:

1) Aplicações Térmicas - Praticamente pertence ao conhecimento Universal a aplicação de gelo na fase inicial do trauma, para evitar hemorragias internas e edema. Por ser a fase de "Calor", deve ser tratada com frio, para eliminar o calor excessivo. Já no caso da fase "Fria", deve ser usado calor local, através de Angélica, Arnica e Canela, para reconstituir os tecidos.

2) Aplicações Locais Fitoterápicas - Na fase de "Calor" podemos utilizar emplastros frios ou óleos: Menta, Cânfora e Myrra. Na fase de "Estagnação", emplastros quentes com Myrra, raíz de Sálvia e casca de canela. Na fase "Fria", emplastros quentes com Myrra, pois o sistema fica mal nutrido, seguindo-se, pois, de uma fase de deficiência caracterizada por sinais de frio.

3) Massagem Local - Na fase de "Calor" não se devem aplicar massagens. Na fase de "Estagnação", massagem leve com compressão fraca das massas musculares. Na fase "Fria", fricção e "beliscões" como métodos de mobilizar energia.

4) Aplicação nos Pontos Doloridos Locais - Os pontos nos locais da lesão que ficaram doloridos são conhecidos como pontos ASHI. Na fase de "Estagnação", esses pontos podem ser massageados com os dedos (do-in), e na fase "Fria", eles podem receber aplicações de Moxas locais.
Todos esses métodos citados poderão ser feitos por qualquer pessoa de bom senso, pois o mais importante é saber quando a lesão é séria o suficiente para procurar ajuda profissional adequada. Algumas lesões que não parecem sérias, quando mal tratadas poderão piorar.

O intuito deste texto é mostrar que além do tratamento convencional proposto pela medicina hipocrática, temos na Medicina Tradicional Chinesa uma sabedoria infinita para ajudar que padece com lesões musculares, sem usar medicamentos agressivos ao aparelho digestivo e que muitas vezes causam lesões piores em outras partes do nosso corpo (estômago, intestinos, fígado, etc).

Fonte: www.indike.com.br