Ter filhos e construir uma família faz parte do planejamento de vida
de muitas pessoas. No entanto, o que parece simples e natural pode virar
um pesadelo para homens e mulheres. Segundo a Organização Mundial da
Saúde (OMS), as dificuldades em engravidar de forma natural chegam a
atingir 15% dos casais no mundo.
Segundo o médico especialista em acupuntura Gustavo Cerqueira e Silva, chefe do laboratório de embriologia e andrologia da CLINIFERT – Centro de Reprodução Humana - fatores como vida agitada, estresse, sedentarismo, doenças sexualmente transmissíveis, obesidade, o uso de drogas ilícitas e o adiamento da gravidez estão entre os principais inimigos da fertilidade. Mas ele garante que “a acupuntura pode ser um grande aliado”.
A acupuntura faz parte da Medicina Tradicional Chinesa há mais de 5.000 anos e consiste na inserção de agulhas visando o fortalecimento de diversos órgãos, além do equilíbrio energético, mental, funcional e orgânico.
Na infertilidade conjugal, a acupuntura atua na regulação hormonal e funcional dos aparelhos reprodutores masculino e feminino, além de amenizar o estresse e a ansiedade vivenciadas pelos casais que não conseguem ter filhos. Estudos recentes têm demonstrado o benefício da acupuntura nos tratamentos de FIV (Fertilização in vitro). Gustavo explica que “nas mulheres observa-se um aumento do fluxo sanguíneo para o útero, com aumento da espessura endometrial o que proporciona maior receptividade aos embriões, melhorando, portanto a resposta à indução da ovulação e aumentando as chances de implantação do embrião”. E fala também dos benefícios para os homens. “Aqueles com alterações no espermograma também podem apresentar melhora após algumas sessões, conforme já publicados em alguns trabalhos”.
Fonte: http://www.segs.com.br/index.php