quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Fibromialgia e a Medicina Tradicional Chinesa

A fibromialgia caracteriza-se como uma condição reumática não deformante, na qual estão presentes dores musculares difusas do tipo crônico, principalmente no pescoço, ombros, região interescapular e lombar. Além disso, no quadro estão presentes alterações no padrão de sono, cefaléia, síndrome do cólon irritável, rigidez matinal, fadiga crônica, depressão, etc.

A frequência da fibromialgia é de 1 a 5% da população em geral, sendo mais frequente em pacientes do sexo feminino (73 a 88%) com idade entre 40 e 60 anos. Estudos constataram que a prevalência da fibromialgia é significativamente maior em mulheres da mesma família; ainda, por mais que as manifestações da doença tendam a surgir apenas na idade adulta, 25% dos pacientes referem apresentar sintomas dolorosos desde a infância.

De acordo com as pesquisas e com a literatura da área, as causas da fibromilagia são múltiplas e variadas, envolvendo desde distúrbios neuroendócrinos (hormônios tireoidianos e crescimento exagerado da hipófise), até mesmo desordens de sono que levam à redução da produção de serotonina. Muitos estudiosos vêm se dedicando ao estudo da fibromialgia, mas até agora não se fala em causa única e nem em cura: os cuidados são apenas paliativos, o que significa que se destinam apenas a diminuir o desconforto de quem sofre deste mal.

Manifestações Clínicas

Além da dor de difícil localização, os pacientes relatam distúrbios de sono e fatiga em 75% dos casos. A fadiga logo ao despertar que desaparece em média após uma hora e ressurge no meio da tarde também é bastante comum. O sono não é sentido como reparador e, muitas vezes, ocorre o despertar precoce. Os exames laboratoriais e radiográficos são normais, o que não explica a origem e causa da sensação dolorosa. A figura 1 mostra as zonas do corpo mais afetadas pela fibromialgia; os pontos dolorosos são chamados de pontos gatilho.

Outros sintomas que podem estar presentes na fibromialgia envolvem cefaléia tensional, depressão, vertigem, boca e olhos secos, palpitação, sensibilidade a alguns alimentos e medicações, rigidez no corpo e disfunção da articulação têmporomandibular (ATM). Além disso a síndrome do cólon irritável pode estar presente, acarretando sintomas como dor abdominal, diarréia ou constipação, inchaço e distensão abdominal. O estresse está presente em muitos dos casos.

O aspecto psicológico na fibromialgia é muito importante e não deve ser desprezado pelo clínico na condução dos casos. A depressão está presente em 25% dos casos e 50% dos pacientes relatam antecedentes depressivos. A experiência clínica denota que o uso de antidepressivos pode ser benéfico para os pacientes de fibromialgia. 30 a 40% dos pacientes apresentam desordens psicológicas quando submetidos a avaliações específicas, a ansiedade e o estresse influenciam negativamente a evolução do caso e a maioria dos pacientes contam histórias de eventos emocionais perturbadores antes do início dos sintomas.

Outros fatores curiosos sobre a fibromialgia: muitos pacientes relatam intolerância a alimentos como trigo, derivados do leite, açúcar, cafeína, álcool e chocolate. Ainda, pacientes com histórico de artrite reumatóide e osteoartrose desenvolvem com maior frequência a fibromialgia. Além disso, a grande maioria dos pacientes sente aversão ao frio e relatam piora significativa dos sintomas em climas frios e úmidos, e melhora significativa quando é feito o uso do calor.

Diagnóstico Diferencial

É importante que, no momento do diagnóstico ocidental, outros transtornos com sintomatologia semelhante sejam descartados. Existem, em especial, quatro quadros patológicos bastante semelhantes à fribromialgia e que deverão ser analisados previamente ao estabelecimento de um diagnóstico.

A dor por tensão muscular, causada por problemas emocionais somatizados ou pelo uso excessivo dos músculos deve ser descartada. A síndrome da Fadiga Crônica, caracterizada por um cansaço crônico e com intercorrência de febre, cefaléia, faringite, dor cervical, axilar, muscular e articular de início súbito após um resfriado também deve ser analisada e descartada.

A síndrome Miofacial, lesão muscular causada por trauma ou microtraumas repetidos na massa do músculo também deve ser levada em consideração. Por fim, o Reumatismo Psicogênico deverá ser descartado. Suas características principais são dor de origem psicológica, dor por todo o corpo, ausência de influência climática na intensidade da dor e fatores emocionais bastante significativos levando à somatização muscular.

Tratamento na Medicina Ocidental

Devido a ausência de uma única causa para a etiologia da doença, o tratamento na Medicina Ocidental é diversificado e envolve o uso de antidepressivos, analgésicos, relaxantes musculares, fisioterapia, exercícios físicos, massagens e dieta. Cada vez mais médicos ocidentais vêm recomendado a Acupuntura como uma eficiente terapêutica para o alívio da dor.

Fibromialgia e Medicina Tradicional Chinesa

Entre os estudiosos não há consenso sobre a real eficácia da Acupuntura na condução de casos de fibromialgia, mas a grande maioria dos pacientes experimenta grande alívio dos sintomas depois que iniciam o tratamento. A Acupuntura pode auxiliar no alívio da dor e dos sintomas de desordens de sono, além da constipação ou diarréia ocasional que pode derivar da síndrome do cólon irritável.

De acordo com a MTC, três fatores principais estão envolvidos nos quadros de fibromialgia e deverão ser fortalecidos durante o tratamento. São eles Qi – nome dado pelos chineses para descrever a energia vital do ser humano – Sangue e o Fígado.

Para a MTC, a dor é um sinal importante do prejuízo da circulação de Qi pelo corpo. Se o Qi não circula pelos canais e meridianos adequadamente, a circulação de Sangue também é prejudicada. Como o Fígado é, na MTC, o órgão responsável pelo livre fluxo de Qi e Sangue pelo corpo, este sistema também estará envolvido nos casos de fibromialgia. Vale lembrar que, ainda, o Fígado também é o sistema responsável pela regulação das emoções; isto pode explicar o porque da vida psicológica ser merecedora de grande importância na condução destes casos.

Outras manifestações típicas da estagnação de Qi são: dor migratória e em distensão nos hipocôndrios (região das costelas) e no baixo vente, sensação de opressão torácica, tendência a suspirar, depressão ou crises de irritabilidade, sensação de corpo estranho na garganta, massas abdominais (como os miomas, por exemplo), dor em distensão nas mamas, dismenorréia (cólicas) e/ou menstruação irregular ou amenorréia (ausência de menstruação).

Já a deficiência de Sangue pode ser causada por uma perda pronunciada de sangue (hemorragia) ou pela falha na produção ou circulação de Sangue pelo corpo. Os sistemas responsáveis pela produção de Sangue são Estômago e Baço, representantes do elemento Terra estruturador do organismo; estes sistemas também deverão ser trabalhados na ocorrência de sintomas típicos de deficiência de Sangue, tais como: face e lábios pálidos, vertigem, visão borrada, palpitação, insônia, dormência nos membros, atraso menstrual ou amenorréia e língua pálida.

Princípios de Tratamento

O tratamento vai se destinar, basicamente, a promover o livre fluxo de Qi pelo corpo, nutrir Sangue e Qi e promover e regular a função do Fígado. Para tal serão selecionados pontos dos meridianos do Fígado e de seu acoplado Vesícula Biliar, além de Baço, Estômago e, eventualmente, Coração, caso os distúrbios do sono sejam muito intensos e incômodos para o paciente.

Para promover o livre fluxo do Qi do Fígado, podem ser selecionados pontos tais como IG4, F3 e VB34. Já no que se refere a tonificar Qi e Sangue, podem ser trabalhados pontos como E36, BP3, VC12, B20 e B21. Para os casos severos de insônia, a combinação C7 + PC6 mostra-se benéfica.

Além destes pontos, podem ser inseridas agulhas nos denominados pontos Ache (pontos dolorosos), a serem selecionados a partir do inquérito acerca dos pontos dolorosos do corpo. Pontos Shu dorsais e Mo frontais também podem ser utilizados de acordo com os sintomas, pois aumentarão a perfusão sanguínea dos referidos órgãos envolvidos na etiologia da doença.

A Fitoterapia Chinesa também apresenta resultados bastante satisfatórios na condução dos casos de fibromialgia. Tônicos como Ba Jen Tang ou Gui Pi Tang (no caso de distúrbios pronunciados relacionados ao Baço) e potencializadores circulatórios como Du Huo Ji Shen Tang ou Jia Wei Xia Yao San (na presença de sintomas emocionais mais fortes) podem ser utilizados. Entretanto, é de extrema importância que as fórmulas fitoterápicas sejam indicadas por um profissional habilitado e treinado na técnica, pois a prescrição depende do diagnóstico em MTC que apenas um médico chinês poderá elaborar. A auto-medicação pode ser perigosa e trazer consequências negativas ao doente.

Fonte: http://tinyurl.com/3zaqfle