quinta-feira, 12 de junho de 2014

Acupuntura pode ser solução para dores localizadas

Você sabia que dores musculares, cólicas, gastrites, dores de cabeça e até gripe podem ser tratadas por meio da acupuntura? A técnica chinesa, que consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo, é indicada para o tratamento de patologias médicas e psicológicas.

Conforme José Olivo Zenni, médico acupunturista da Unimed Costa Oeste, a técnica busca a recuperação do organismo pela indução de processos regenerativos, normalização das funções alteradas, reforço do sistema imunológico e controle da dor. "A acupuntura é indicada para a redução de dores no corpo, tratamento de náuseas e vômitos em pacientes que se submetem a quimioterapias ou cirurgias, para gestantes e diminuição da tensão emocional", explica o especialista.

A técnica, que não tem restrições de idade, é capaz de ajustar canais energéticos do corpo e estimular a liberação de substâncias químicas que alteram o sistema nervoso, por isso promovem o equilíbrio do organismo. "A agitação de crianças, por exemplo, pode ser regularizada com a acupuntura, da mesma forma que no tratamento de estresse", revela Zenni.

Indicação do tratamento

Assim que o médico identifica a doença e coloca a acupuntura como um dos tratamentos indicados para caso, o paciente é submetido a um questionamento sobre o estilo de vida que leva, para avaliação física, mental e emocional do paciente. O especialista também observa manifestações físicas como: pulsação, respiração, cor e aspecto da pele e da língua são. "Conhecer o paciente dessa forma faz como que fique mais fácil do médico encontrar a fonte da doença e escolher a melhor técnica de acupuntura", expõe Zenni.

Tipos de acupuntura

Além da acupuntura com agulhas, outras técnicas do método podem ser aplicadas para melhora de dores e doenças: eletroacupuntura, acupressão, moxabustão e laser. A eletroacupuntura envia correntes elétricas para aliviar os pontos de tensão. Já a acupressão usa a pressão dos dedos do terapeuta e pode substituir as agulhas, bem como no tratamento a laser. "Já moxabustão é feito em dores localizadas, por meio do calor da moxa", finaliza.

Fonte: http://ww.paranashop.com.br