O Ocidente já se curvou à sabedoria milenar da medicina tradicional chinesa. Considerada muito mais que uma prática médica, o Brasil já possui milhares de profissionais, inclusive brasileiros que se aprimoram em técnicas que trazem alívio à dor, previnem e auxiliam na cura de doenças.
A auriculoterapia, que é uma forma de tratamento por meio do estímulo de pontos na orelha, é uma delas e atua por reflexos ou massagem em pontos determinados. Entre outros benefícios, ela já é utilizada como terapia que auxilia no combate à obesidade.
O terapeuta em Medicina Alternativa Edvaldo Tengun aprendeu a técnica em Ossaka, no Japão, onde viveu durante 18 anos.
A ansiedade é um dos sintomas que afeta a grande maioria das pessoas que 'briga' com a balança. Ansiosas elas comem mais e o tempo todo. Se essas pessoas ainda tem metabolismo lento estão ainda mais sujeitas ao sobrepeso ou até mesmo obesidade.
Segundo ele, os aurículos ajudam a controlar e até mesmo a emagrecer, porque inibem a vontade de comer, especialmente alimentos calóricos como doces, por exemplo.
"Trabalha-se pontos muito próximos ao cérebro que atuam na ansiedade e também no nervosismo. Se a pessoa segue o tratamento corretamente, ela se sente mais calma e mais tranquila", afirma o terapeuta.
Ele reforça que o resultado é mais rápido quando essa terapia é feita junto com atividade física e uma dieta correta.
Os aurículos com sementes que são coladas com uma minifita adesiva podem durar até sete dias. Normalmente, elas caem durante o banho. E para que surta o efeito esperado, é preciso estimulá-las pelo menos três vezes ao dia. Já as agulhas, segundo ele, são mais práticas. Elas já oferecem um efeito contínuo, mas precisam ser retiradas em três dias.
Terapia natural, não invasiva, atrai novos adeptos. Baseado na rotina clínica, ele acredita que as pessoas estão cada dia mais motivadas a buscar formas naturais de tratamentos não invasivos e sem efeitos colaterais indesejáveis.
fonte: http://www.odiario.com/moda-e-beleza/noticia/324407/auriculoterapia-ajuda-a-emagrecer.html