quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Conceitos Psicossomáticos na visão da Medicina Tradicional Chinesa

Quando falamos em personalidade ou constituição da mesma, e ainda se pensarmos ocidentalmente, parece impossível fazer qualquer tipo de comparação com os movimentos do universo. Perante uma infinidade de sentimentos e emoções, muitas vezes congruentes que norteiam nosso cotidiano, podemos sim, apesar das diferentes combinações e intensidades emocionais, e através do pensamento oriental classifica-las dentro dos cinco movimentos, de acordo com as leis de mobilização do Qi.

Não se trata de classificação completa e literal, mas de acordo com a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) podemos, através do estudo das emoções dentro dos cinco elementos, observar as deficiências e excessos energéticos dos Zang Fu, e assim, definir as características emocionais que dominam e constituem a personalidade de uma pessoa.

"A busca do equilíbrio entre as forças Yin e Yang é o motor da vida. É claro que o equilíbrio estático não existe, o que existe é um desequilíbrio dinâmico. Deste modo, se pensarmos nos Cinco Movimentos, em determinados momentos, um vai estar sempre prevalecendo sobre os outros ou vai haver uma mescla de características de vários Movimentos. Alguns autores afirmam ser possível, através dos comportamentos apresentados pelas pessoas, classificá-las segundo os Cinco Movimentos e deduzir o estado de plenitude ou deficiência dos respectivos Zang-Fu." ( SANTOS, 2004)

Segundo a autora, não existem tipos puros, se existem, são muito raros. O que nota-se é o que ela denomina de adaptabilidade comportamental perante as diversidades vividas pelo indivíduo. E também, de acordo com a MTC, os cinco tipos podem ser classificados em Yin ou Yang, o que dependerá da natureza da sua manifestação.

De acordo com Ross (2003), cada pessoa terá que aprender a lidar com as diversidades que a vida proporciona. Quando ela consegue trabalhar essas diversidades de maneira positiva, aprendendo com suas limitações, permitindo-se expressar e desenvolver suas habilidades naturais, esse processo pode ser difícil, porém esta pessoa terá maior satisfação consigo e com a vida. Ele estabelece, dentro dos Cinco Movimentos, dez tipos de personalidade, que nada mais são que os mesmo Cinco Movimentos, analisados sob seus aspectos Yin e Yang (sendo os outros cinco: Shao Yang, Tai Yin, Shao Yin, Yang Ming e Tai yn). E ainda afirma, de acordo com sua interpretação pessoal, que cada Movimento, segundo sua natureza determina lições de vida.

Personalidade Metal

Afirma Ross (2003), que o Metal está ligado ao corpo energético, à respiração e ao ritmo constante de fazer entrar e deixar sair. Está ligado à formação, manutenção e dissolução dos vínculos energéticos, à lapidação da sabedoria. É a habilidade de encarar a verdade e tornar-se uno com ela.

De acordo com o que descreve Santos (2004), a Personalidade Metal, caracteriza-se pela firmeza de caráter, frieza, força moral, forte poder de decisão (pouca dúvida), inflexibilidade, determinação e paciência. Geralmente prefere realizar tarefas sozinhas, e não gosta de solicitar ajuda. Têm como característica a persistência, correndo o risco de se tornarem teimosos, pela perda do senso da realidade, e insistem em seguir adiante mesmo em condições adversas. São considerados auto-suficientes, e muitas vezes, rígidos e frios, mas não criminosos. A emoção predominante manifestada quando não conseguem se mostrar como realmente são ou desenvolver sua espontaneidade é a Tristeza.

Personalidade Água

A Água representa o armazenamento e a conservação de energia e, do mesmo modo, a energia concentrada da vontade é dirigida à obtenção de metas. Ela representa as principais mudanças da vida relacionadas ao crescimento. Havendo também as limitações impostas pelo medo. Representa a força interior e a fé em si mesmo. (ROSS, 2003).

A pessoa com este tipo de personalidade, geralmente são sociáveis, porém sutis, que respeitam as opiniões e diferenças dos outros á sua volta. Buscam de forma sutil se incluir e colocar suas idéias de forma indireta. Evitam conflitos frontais, trabalham de forma discreta, se colocando a partir de "baixo" para alcançar seus objetivos. Assim, demonstra atitudes ambíguas para nunca entrar em conflito com ninguém. São flexíveis e espontâneos, adaptáveis e dotados de grande intuição.

Com grande habilidade, convence os outros facilmente à realizar coisas que os beneficiem, por isso podem ser caracterizados também como egoístas e manipuladores. Também têm pouco poder de decisão, pouca determinação e uma instabilidade em seu temperamento. Podem se tornar inseguros com relação a si mesmos e desenvolverem uma baixa auto-estima. De acordo com os Cinco Movimentos, quando as coisas não vão bem a emoção predominante do tipo Água é o Medo. (SANTOS,2004).

Personalidade Madeira

A Madeira, de acordo com Ross (2003), representa liberdade de expressão, de criatividade e de independência em harmonia com as necessidades dos outros, intuição e o desenvolvimento harmonioso do potencial da pessoa. Representa planos e decisões como manifestação externa desse desenvolvimento.

De acordo com Santos (2004), são caracterizados pelo seu dinamismo, criatividade e imaginação. São geralmente muito respeitados por sua nobreza moral, seu espírito bondoso, generosidade e sua capacidade ética. Ótimos profissionais, muito organizados e empreendedores, também sociáveis, gostam de se relacionar e trabalhar pelos outros, dispensando trabalhos individuais. Colaboradores, com espírito abnegado, são capazes de sacrifícios em prol dos outros e do bem comum, como também convence facilmente o coletivo á trabalhar pelo mesmo bem superior. Conseguem separar os assuntos de diferentes naturezas. São capazes de realizar várias tarefas ao mesmo tempo, e quando não dão conta de tudo, se frustram. Podem se tornar ambiciosas e apressadas, ansiosas para atingir os objetivos que se impõem. A emoção que predomina em caso de desequilíbrio, como já vimos é a Raiva.

Personalidade Fogo

Fogo representa o espírito, consciência, amor, afeição e alegria. Inclui comunicação e expressão de idéias e sentimentos. É espontâneo, ativo e social, exercendo uma experiência de unidade em toda a vida.(ROSS, 2003).

Segundo o que descreve Santos (2004), as principais características do tipo Fogo são: transformação, mudança, atualização, autoconfiança, vitalidade, capacidade de organização, habilidade mental. Procuram sempre evoluir, e são transgressores de normas. São líderes natos, abnegados, lutadores, resolutos, inimigos da passividade e da indiferença. Trabalham sempre por um ideal, combatendo valores obsoletos e tradicionais, são considerados ousados. Por outro lado não são muito tolerantes com a opinião dos outros, podendo se tornar violentos. É preciso aprender a controlar seu temperamento apaixonado, moderando a ambição pessoal de modo a se proteger das traições. Como vimos, emoção predominante quando não conseguem manifestar-se equilibradamente é a Euforia (alegria descontrolada ou mania).

Personalidade Terra

Matéria sólida é a Terra, representada pelo fundamento, estabilidade e praticidade, nutrição, cuidado e solicitude com os outros.Simboliza a mente analítica e a contemplação. (ROSS, 2003).

Metódicos e sistemáticos, austeros, precavidos, bons administradores, com grande capacidade para as finanças (para poupar e utilizar coisas aparentemente inúteis, o tipo Terra não faz nada sem pensar e na incerteza. Ele consegue ser lógico, realista, fazendo boas previsões do futuro, devido à sua capacidade de pensamento sistemático. Demoram à agir, mas quando o fazem são ágeis. Tem grande capacidade com as finanças, para poupar e para dar destino a coisas aparentemente inúteis. Eles preferem a rotina, nunca improvisam e podem se tornar obsessivos. Com pouca imaginação, são conservadores e não gostam de mudanças bruscas e desorganizadas, afirma Santos (2004). A emoção predominante quando não conseguem atingir o equilíbrio é o Pensamento Obsessivo (idéia fixa).

De acordo com Ross (2003), quando o indivíduo consegue trabalhar a fim de alcançar um maior equilíbrio energético, claro que, respeitando o ritmo particular de cada um, pode-se conseguir as mudanças necessárias para suprir as necessidades emocionais de cada um.

fonte: http://www.cetn.com.br/CETN/WebSite/Artigo/conceitos-psicossomaticos-na-visao-da-medicina-tradicional-chinesa,20100817113134_L_774.aspx