segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Combatendo a asma com Acupuntura

Tosse, falta de ar, sensação de aperto no peito. Quem sofre de asma ou convive com um portador dela sabe o quanto ela pode comprometer a qualidade de vida.

Dados do Ministério da Saúde estimam que 35% dos brasileiros sofrem de doenças alérgicas; entre elas a asma, que atinge quase 16 milhões de pessoas e é a quarta maior razão de internações no Sistema Único de Saúde (SUS). Pesquisadores brasileiros desvendam parte do mecanismo de ação da acupuntura no tratamento da asma; a eficácia do tratamento já vinha sendo comprovada na prática, à muito tempo,de poucas décadas para cá o constatou-se o que a terapias chinesa já defendia a milênios; que a acupuntura é um método eficaz para combater a enfermidade e uma alternativa aos medicamentos convencionais como os broncodilatadores.

No Brasil, a mais de 10 anos, em 1997, um estudo de dois anos, foi conduzido pela pediatra Elisabete Carneiro, no qual 54 crianças participaram deste grupo de acupuntura infantil, onde revelou que a freqüência, a intensidade e a duração das crises de asma diminuíram após algumas aplicações de acupuntura, além de reduzir o número de infecções de repetição como amigdalite, otite e sinusite. "Em suas palavras ela diz:" antes de serem tratadas com acupuntura, todas as crianças usavam broncodilatores. Depois da aplicação, apenas 5% delas precisavam recorrer a esses medicamentos.

Segundo afirma o ortopedista Ysao Yamamura, chefe do setor de Medicina Chinesa do Departamento de Ortopedia da Unifesp e orientador do trabalho, "a acupuntura é capaz de retardar a evolução da alergia e evitar que a asma se torne crônica."

Apesar de as crianças serem os principais beneficiados pelos resultados da pesquisa brasileira, isso não quer dizer que os adultos não sejam, pelo contrário, nos adultos ela também é muito eficaz,pois ajuda a atenuar os desconfortos da enfermidade.

"Afirma ainda esta pediatra:" as limitações foram superadas. As crianças voltaram a praticar atividades típicas da infância, como correr e andar de bicicleta. Também recuperaram peso e estatura"além disso, complementou" os broncodilatadores tratam os sintomas, mas não atacam as causas do problema.

Vários outros trabalhos foram feitos neste sentido, em especial aqueles que mostram os diferentes padrões de asma e como devem ser adequadamente tratado cada um, como: asma de início tardio, asma alérgica, asma relacionada a padrões do Fígado,asma relacionada a emoções e outros.

Não é a toa que a Asma tenha sido uma das enfermidades, mais difíceis de serem tratadas e erradicas de nossa sociedade, tendo em vista a complexidade e a quantidade de fatores causais da enfermidade, que muitas vezes são difíceis (para não dizer impossível) de serem controlados pelo clínico. Tais como os fatores relacionados a estresse, pressões de todos os tipos, comuns da atualidade, assim como a adição contínua e desenfreada de produtos artificiais em nossa dieta, nos quais constitui um dos fatores mais importantes na indução desta enfermidade.

Felizmente, sabemos que este problema pode ser sanado, desde que adotemos medidas preventivas adequadas e que ao mesmo tempo o tratamento seja direcionado à causa principal. A terapêutica chinesa é ampla, acupuntura, é a mais tradicional terapêutica para o tratamento desta enfermidade, porém, outras modalidades de tratamento, em especial a fitoterapia chinesa, também são adequadas, desde que o método e o padrão de tratamento obedeçam a princípios rígidos semelhantes, sempre adequando-se a cada caso em particular.

Fonte: http://tinyurl.com/294sd3r