segunda-feira, 21 de março de 2011

Especialistas destacam importância da Acupuntura para a libido

Especialistas afirmam: namorar é tão importante para manter o equilíbrio hormonal como alimentar. Atualmente muitas são as causas da perda da libido como, por exemplo, desequilíbrios hormonais, nódulos, infecções, uso de medicações que causam efeitos colaterais, tanto no homem quanto na mulher, porém, 10% das causas são psicológicas geradas pela dificuldade em lidar com pressão por melhor desempenho profissional, prazos, contas a pagar, além da atenção às questões familiares. O resultado são crises de ansiedade, enxaquecas, irritabilidade, insônia e surgimento de doenças crônicas, como hipertensão, perda de memória e de concentração.

Quando existe desequilíbrio entre as energias Yin e Yang, também acontece desequilíbrio no interesse pelo sexo e disposição para atividades recreativas. A acupuntura preconiza que a saúde mental e do organismo físico, como um complexo interligado, estão intimamente ligadas à saúde sexual. “É o desequilíbrio dessas forças que causam dores, gerando pessoas deprimidas, irritadas, impacientes e sem sono. As agulhas na acupuntura desobstruem canais de energia, restabelecendo a distribuição adequada a cada indivíduo e sua atuação”, explica a fisioterapeuta Nelbia Jerônimo Ribeiro. O sexo é tão importante quanto a alimentação, o sono, a sede e as necessidades fisiológicas, já que a atividade nos torna mais felizes.

O tratamento para trazer de volta a libido através da acupuntura, promove o aumento da produção dos hormônios do prazer como a endorfina que relaxa, acalma e nos torna felizes, a serotonina que tem ação profunda no efeito do humor e da ansiedade e a noradrenalina que induz a excitação física e mental ativando o centro do prazer, além de aumentar o estrógeno e a testosterona, hormônios importantes para a libido.

Cada ponto do nosso corpo tem uma função local e outra sistêmica. A especialista destaca que avaliação completa, buscando descobrir a causa do problema, revela a energia em desequilíbrio ou canal obstruído e que pontos devem ser abordados. Os efeitos do tratamento aparecem nas primeiras sessões, cada uma com duração de 30 minutos, sendo possível perceber melhoras significativas em aproximadamente três meses, dependendo do benefício almejado. “A agulha é mais fina que um fio de cabelo e descartável. De acordo com o objetivo, escolhemos até 10 pontos e colocamos as agulhas no corpo que atuarão em doenças respiratórias, circulatórias, do sistema nervoso, emocionais etc”, frisa Nelbia.

Fonte: http://tinyurl.com/6c9b2co