A acupuntura pode melhorar a tolerância aos exercícios físicos em portadores de IC. Esta é a constatação de um estudo clínico coordenado pelo Dr.Johannes Backs, médico do hospital da Universidade de Heidelberg (Alemanha).
As agulhas não aumentam a força de contração do coração, mas parecem influenciar a força muscular, aumentando a distância percorrida em uma caminhada.O estudo avaliou portadores de IC tratados com acupuntura, e os comparou com outro grupo de pacientes tratados apenas com placebo, ou seja, a aplicação de agulhas que não seguiam os fundamentos da acupuntura.
A acupuntura influencia o sistema nervoso autônomo
A IC é uma das principais causas de morte na Europa.Os portadores de IC apresentam uma redução de sua capacidade de trabalho.O exercício físico desencadeia falta de ar e fadiga nestes pacientes.Na IC o sistema nervoso autônomo libera maiores quantidades de noradrenalina, um neuro-hormônio que acarreta um estreitamento dos vasos e taquicardia (aceleramento do coração), achados que pioram o curso da doença.
É precisamente aqui que a acupuntura pode intervir, ou seja, diminuindo a liberação da noradrenalina.A acupuntura parece exercer também tem um efeito anti-inflamatório.
Fonte: http://tinyurl.com/5rv7hlg