quinta-feira, 3 de março de 2011

Acupuntura restaura funcionamento do cérebro

Lidar com pressão por melhor desempenho profissional, prazos no trabalho e as contas a pagar, além da atenção que ainda precisa dar às questões familiares, pode mesmo tirar o sono de qualquer pessoa.

O resultado são crises de ansiedade, enxaquecas, irritabilidade, insônia e a piora de problemas, que podem se tornar crônicos, como hipertensão, perda de memória e concentração. Para quem procura terapias alternativas para solucionar esses males, a acupuntura estimula pontos específicos da pele, ativando regiões do sistema nervoso central que beneficiam a saúde.

A fisioterapeuta Nelbia Jerônimo Ribeiro explica que, para relaxar, dispersando a ansiedade e as tensões do dia a dia, é importante equilibrar as energias opostas que circulam pelo nosso corpo, conhecidas como Yin e Yang. "É o desequilíbrio dessas forças que causam dores. As agulhas usadas na acupuntura desobstruem os canais de energia, restabelecendo a distribuição adequada a cada indivíduo e sua atuação".

Outra modalidade é a auriculoterapia, que, como a acupuntura, atua nas funções do corpo através de pontos da orelha, sem a utilização de agulhas. Estímulo em região da orelha correspondente ao pulmão também refletirá no tratamento de doenças respiratórias, por exemplo.

Sendo assim, as técnicas se tornaram eficazes no tratamento de doenças crônicas como lombalgias, dor cervical e dorsalgias (dores na coluna e nas costas), tendinites (inflamações em tendões), fibromialgia, artrites, como também doenças gastrointestinais, como constipação intestinal, esofagite, cólicas e gastrites.

Problemas respiratórios, como sinusite, asma, bronquite, alergias, além dos desconfortos da menopausa, alterações menstruais, ansiedade e depressão, contra a perda da memória, sequelas de derrame e doenças renais. É utilizada ainda para reduzir implicações do tratamento contra câncer.

"A quimioterapia causa dores, náuseas, vômito e a terapia alivia os efeitos", revela a fisioterapeuta.

Cada ponto do nosso corpo tem uma função local e outra sistêmica. A especialista destaca que a avaliação completa, buscando descobrir a causa da dor, revela a energia em desequilíbrio ou o canal obstruído e que pontos devem abordados. Os efeitos do tratamento aparecem nas primeiras sessões, com duração de 30 minutos cada, sendo possível perceber melhoras significativas em cerca cerca de três meses, dependendo do benefício almejado. "A agulha é mais fina que um fio de cabelo e descartável. De acordo com o objetivo, escolhemos até dez pontos e colocamos as agulhas no corpo para atuar em doenças respiratórias, circulatórias, do sistema nervoso, emocionais etc", frisa Nelbia.

Fonte: http://tinyurl.com/6jvl9eg