terça-feira, 26 de abril de 2011

UNESCO declara a Acupuntura e a Moxabustão Patrimônios Intangíveis da Humanidade

Apesar de não ser uma notícia nova, a decisão da UNESCO de declarar a Acupuntura e a Moxabustão Patrimônios Intangíveis da Humanidade, traz para todos nós, acupunturistas que prezam as técnicas tradicionais, um grande orgulho. Não só pelo título, que reconhece a importância destas técnicas que compõem a Medicina Tradicional Chinesa, mas também pela própria característica do título, que visa preservar esta forma de cultura que nasceu na China há aproximadamente 4 mil anos.

Tal fato é de grande valor para todos nós porque, desta forma, todo o conteúdo teórico e prático que sustenta a Acupuntura e Moxabustão tradicionais serão preservados, de acordo com as descrições clássicas, permitindo assim, que os avanços e a difusão da Acupuntura e Moxabustão não interfiram na sua característica milenar.

Preservam-se, assim, os conceitos que fundamentam a Medicina Tradicional Chinesa, tais como o YIN e YANG, teoria que se baseia na visão característica do povo chinês antigo, onde o YIN representa no corpo humano a matéria, ou seja, tudo aquilo que é composto por estrutura e, em contrapartida, o YANG representa tudo aquilo que é energia, ou seja, toda a atividade energética do corpo, dentre muitas outras características. Além disto, a teoria do YIN e YANG também dita a relação do ser humano com a própria natureza, relacionando a fisiologia com o clima e as estações do ano, com o dia e a noite, buscando, desta forma, compreender como nós homens influenciamos e somos influenciados pelo ambiente onde vivemos.

Esta forma de pensamento é fundamental para a relação de saúde e doença e passo inicial para o raciocínio clínico da Acupuntura e Moxabustão. Para que haja saúde, o equilíbrio entre o YIN e o YANG dentro e fora do corpo devem ser perfeitos, isto é, a nossa atividade energética ou metabolismo, não pode ser nem maior nem menor que a nossa estrutura. Desta forma temos uma atividade metabólica adequada para o “tamanho” do nosso corpo. Se esta atividade é maior que a estrutura corporal, o corpo adoece por que consome excessivamente a matéria que compõe o corpo; se a atividade é menor que a estrutura, não vai haver força ou energia suficiente para movimentar a estrutura, o que também gera adoecimento.

Em relação ao ambiente, podemos tomar, por exemplo, a relação do dia e da noite. Durante o dia, que é YANG, temos naturalmente mais atividade, por isso o organismo precisa de mais energia à disposição para movimentar o corpo e manter as suas funções, o metabolismo é mais rápido, tudo isto acontecendo de forma fisiológica. Já à noite, que é YIN, o organismo necessita de menos atividade, em função do sono, o metabolismo é menor e o corpo utiliza este momento para revitalizar a sua estrutura, a sua matéria.

Se esta relação fica perturbada, o ser humano começa a sentir alterações das suas funções vitais, como por exemplo, a insônia que, segundo esta teoria, seria causada pelo desequilíbrio entre o YIN e o YANG ou o cansaço e a sonolência diurna, também tendo como causa o mesmo desequilíbrio. Se durante a noite, YIN, devemos naturalmente diminuir a atividade, o desequilíbrio faz com que fiquemos acordados, com mais atividade que o normal, ou mais YANG que o natural. Por outro lado, se durante o dia, YANG, temos que estar mais ativos, a sonolência é a manifestação que estamos mais YIN que o natural.

Apesar de parecer complexo ou incomum, tal teoria consegue demonstrar, de uma forma diferente, a visão de saúde e doença pensada pelos chineses há alguns milênios.

Com os avanços da medicina, a explicação para estes eventos ganhou uma nova roupagem, uma característica científica que, em alguns casos, resume a saúde e a doença a meros acertos e erros de um intrincado mecanismo bioquímico.

Por outro lado, a Medicina Chinesa vem nos lembrar de que mais do que meras interações bioquímicas, o corpo humano está envolto em um equilíbrio que se interliga infinitamente na forma como o próprio organismo funciona e na sua inter-relação com o ambiente onde vive, onde o clima, as estações do ano, o dia e a noite, a alimentação são fatores importantes para a manutenção da saúde, tudo isto interligado a este raciocínio do YIN e do YANG.

Um dos mecanismos para tratar estes desequilíbrios é o uso da Acupuntura e da Moxabustão. Através do uso das agulhas ou da queima da moxa, o acupunturista busca reestabelecer este equilíbrio perdido e restaurar a saúde. Com a escolha dos pontos de acupuntura corretos, é possível tratar uma gama enorme de patologias, simplesmente estimulando o próprio corpo a buscar o balanço adequado entre o YIN e o YANG.

Por este motivo, celebramos a Acupuntura e Moxabustão como Patrimônio Intangível da Humanidade. Para que, junto com a técnica de tratamento, o pensamento e a filosofia que caracterizam estas duas práticas que visam reestabelecer a saúde, possam ser preservados de forma integral, mantendo a sua originalidade no que diz respeito à forma de pensar e tratar a saúde e a doença. Para que não fiquemos tentados, com o passar do tempo, a ocidentalizar o raciocínio chinês que, de forma perfeita, conseguiu sintetizar a relação entre o ser humano e a natureza e explicar, mesmo que de forma diferente, o funcionamento do organismo humano.

Fonte: http://tinyurl.com/6cxyovw