terça-feira, 19 de abril de 2011

Acupuntura é tendência na medicina veterinária

Assim como nos seres humanos, o uso de agulhas para ativação da energia vital traz bem-estar para bichos

Fortaleza Aumenta o interesse de criadores de cães e gatos por novos tratamentos de saúde para seus pets. De olho nesta tendência, as médicas veterinárias Sarah Bezerra Honório e Jamille Cavalcante de Albuquerque Rodrigues inauguraram a Vetac, clínica que alia Veterinária e Acupuntura para pequenos animais. Elas atestam que a Acupuntura traz bem-estar e aumento da qualidade de vida para os bichos. Durante as sessões, é comum os cães sentirem completo relaxamento. Chegam até a dormir, enquanto ficam com agulhas em pontos do corpo.

Sarah explica que esta forma de tratamento, originada da Medicina chinesa, entende a saúde como o equilíbrio da energia vital, o "Qi" (pronuncia-se "Ti"). Se esta energia não flui no organismo naturalmente, acontecem as doenças. "A maior indicação da Acupuntura é no tratamento da dor", afirma, apontando que as causas principais são por distúrbios músculo-esquelético, tais como discopatias, displasia coxofemural e hérnias; gastrointestinais, a exemplo das diarreias ou constipação; e respiratórios. No caso da displasia, algumas raças caninas apresentam maior predisposição. Entre elas, as de grande porte como Rotwailer, Pastor Alemão e Labrador, mas também o pequeno Dachshund, com sua coluna alongada e patas curtas.

A eficiência do tratamento consiste em equilibrar a energia vital, com a ativação dos chamados meridianos e seus acupontos, por meio de agulhas na pele. Segundo Sarah, são 12 meridianos, com cerca de 20 a 60 acupontos em cada um deles. "Os meridianos são linhas imaginárias de fluxos de energia. Os acupontos são feixes de fibras nervosas livres na pele. O tratamento consiste em ativar esses pontos com agulhas de aço inoxidável, para equilibrar o fluxo de energia. O procedimento permite o alívio de dores e bem-estar geral do organismo", afirma.

"Nos acupontos, as agulhas estimulam o Sistema Nervoso Central, permitindo a liberação de neurotransmissores que vão proporcionar efeito analgésico, por conta da produção de opióides naturais, e antinflamatórios, pela produção de endorfinas, com bem-estar e relaxamento, além de regular o Sistema Nervoso Autônomo", aponta a veterinária. As agulhas são descartáveis e a quantidade utilizada varia conforme a doença. O efeito analgésico da ativação dos acupontos dura, em média, 48 horas.


Indicação

As sessões são indicadas para duas vezes por semana, com 30 minutos de duração cada. O ideal é fazer, pelo menos, dez sessões. As veterinárias atendem na clínica, mas também em domicílio. O procedimento é recomendado para todos os tipos de cães e gatos, independentemente de raças, sexo ou idade. Sarah afirma que os cães se comportam melhor, mas é possível também tratar os gatos. Sarah exemplifica que o animal muito estressado, agressivo e que late muito, pode apresentar distúrbios gastrointestinais, como diarreia. Ao contrário da Medicina convencional, que trataria particularmente os intestinos, a Acupuntura busca chegar à verdadeira causa da doença, e não apenas órgãos isolados do corpo. Daí a preocupação em restabelecer o equilíbrio integral do organismo.

As vantagens do tratamento são inúmeras. Ela destaca a melhoria das funções orgânicas, não tem efeitos colaterais, aumento da vitalidade, melhoria da performance esportiva, no caso de animais de competição e até rejuvenescimento. "70% dos cães dormem durante a sessão", diz Sarah. Jamille observa que, para animais que já utilizam medicamentos convencionais, a tendência é reduzir o uso, se associados à Acupuntura. Nos casos de doenças degenerativas, as agulhas favorecem o bem-estar geral, com aumento na qualidade de vida. A Vetac também oferece atendimento na Medicina Veterinária tradicional. Porém o destaque fica para as sessões com as agulhas. "Muitos criadores preferem tratar seus animais dentro de uma visão holística, com mais bem-estar e qualidade de vida", afirma, observando que os profissionais da área estão de olho nesta crescente demanda.

Fonte: http://tinyurl.com/3q2bgrt