
O novo estudo analisou abordagens multifacetadas para avaliações e tratamentos clínicos e descobriu que a acupuntura reduz a dispneia (dificuldade em respirar) e aumenta a capacidade de exercício em pacientes com DPOC. A acupuntura também mostrou melhorias significativas nas escalas de qualidade de vida e na função pulmonar em geral.
Um total de nove ensaios clínicos foram analisados e revistos nessa pesquisa do tipo metanálise de acupuntura, voltada para o tratamento da DPOC. Em dois dos ensaios foi utilizado a eletroacupuntura e em sete foi utilizado a estimulação manual da agulha de acupuntura.
Segundo explica o coordenador-geral do programa de pós-graduação do Instituto Brasileiro de Medicina Tradicional Chinesa (IBMTC), Dr. Márcio De Luna, esta metanálise concluiu que a acupuntura é uma terapia adjuvante muito útil para pacientes com faltar de ar e outras complicações ocasionadas pela DPOC, que comprometem muito a qualidade de vida do doente pulmonar.
De Luna, que é acupunturista e fisioterapeuta há 29 anos e atual presidente da Associação Brasileira de Acupuntura do Rio de Janeiro (ABA-RJ), acredita que a pesquisa vem assinalar o que já era comprovado em muitos casos atendidos. "Tive, e ainda tenho, a oportunidade de atender e tratar diversos pacientes com os mais variados diagnósticos, desde problemas respiratórios a complicações no sistema digestivo, hepático, renal, neurológico, muscular, etc... Pacientes, estes, que já procuraram a medicina convencional e encontraram na acupuntura um complemento decisivo para melhorar o resultado final dos seus tratamentos convencionais, levando assim ao alcance e a manutenção de melhores índices de saúde, como um todo."
Resultado da pesquisa
Vários estudos mostraram resultados semelhantes e foram publicados no ano passado na revista Archives of Internal Medicine. "Esse estudo, em especial, mostrou que a acupuntura melhora a capacidade pulmonar ao exercício, a gasometria arterial, o movimento da caixa torácica, a função respiratória, incluindo a capacidade vital forçada e a força muscular respiratória", completa Dr. Márcio De Luna, que atende em Copacabana, no Rio de Janeiro.
A acupuntura também demonstrou um impacto positivo significativo sobre as atividades da vida diária. Além disso, a acupuntura melhorou o índice de massa corporal e os níveis de pré-albumina de pacientes com DPOC.
Fonte: www.pautas.incorporativa.com.br