
Segundo explica o Dr. Márcio De Luna, acupunturista há 29 anos e coordenador geral do programa de pós-graduação em acupuntura do Instituto Brasileiro de Medicina Tradicional Chinesa (IBMTC), "a ultrassonografia foi utilizada para medir as variações do fluxo sanguíneo para as artérias cervicais e melhorias significativas foram evidenciadas pelo estudo, tanto na velocidade média quanto na vazão por minuto".
Segundo Luna, os efeitos da acupuntura nas artérias cervicais mostram exatamente o papel do método oriental no corpo humano. "Os procedimentos de acupuntura não necessariamente devem ser aplicados no local da dor ou da queixa do doente. A acupuntura age exatamente desta forma, como o estudo demonstrou: os pontos localizados a distância do problema influenciam a área que está doente, por meio de estímulos que são enviados ao cérebro e que se refletem longe da região que está afetada ", completa.
Os pesquisadores concluíram que esta prescrição de acupuntura na região abdominal alivia os sintomas clínicos da espondilose cervical, incluindo vertigem e melhorando o fornecimento de sangue arterial.
Um outro estudo semelhante mostrou a eficácia da acupuntura no tratamento da espondilose cervical. "Esta condição muitas vezes resulta em uma variedade de sintomas, incluindo dor, dormência, cefaléia e fraqueza nos membros superiores", explica Luna.
Fonte: www.pautas.incorporativa.com.br