sábado, 19 de outubro de 2013

Eternos princípios da medicina chinesa

Ao longo do curso da história, por milhares de anos, não importa qual a doença, a medicina chinesa não alterou os seus princípios de yin e yang ao tratar enfermidades.
 
A medicina chinesa tem uma origem muito mais antiga que a documentada. É dito que o cannon de medicina interna do Imperador Amarelo existe há mais de 2000 anos e alguns dizem até há mais de 3000 anos.

Existem muitos mais livros, tais como ‘Febre Tifóide' e ‘Shen Non Ben Cao Jing'. Contudo por mais livros que haja, os seus conteúdos não se desviaram dos princípios do yin e yang.

Durante a história, por mais de mil anos, não importa qual a doença, a medicina chinesa não mudou os seus princípios yin-yang ao tratar doenças. Devido ao rápido desenvolvimento da ciência empírica, as pessoas tentam compreender os princípios yin e yang e os cinco elementos como conceitos filosóficos, mas falham em aplicá-los.

Hoje em dia, o estudo da medicina chinesa inclui apenas o superficial. Por exemplo, que ingrediente em uma fórmula em particular é eficaz ao invés de quais alterações que produz no yin-yang e cinco elementos. Por isto, a medicina chinesa dos dias de hoje não é nem remotamente tão boa quanto a praticada em tempos antigos.

Quais os fundamentos da medicina chinesa? É o Tao. As pessoas em tempos modernos sabem muito pouco sobre o Tao, mas existem muitas explicações.

Em tempos antigos a natureza humana era boa. Se a palavra Tao fosse mencionada somente uma vez, as pessoas saberiam imediatamente os significados profundos. As atividades diárias e comportamentos seguiriam o Tao: seriam feitas boas ações e virtude poderia ser acumulada.

A teoria da medicina chinesa originou-se no Tao. Por isso, o seu yinyang e os cinco elementos são o fundamento da medicina chinesa. Se a medicina chinesa fosse desviada dos princípios do Tao, ela se perderia. De forma similar, se a ciência moderna guiar a medicina chinesa, os resultados não serão tão bons como os da medicina ocidental.

Uma vez que yinyang e os cinco elementos são a manifestação dos princípios do Tao em determinado nível, dentro deste nível, não importa como as coisas possam mudar, todas elas originam-se do yin-yang e dos cinco elementos. Como resultado, yin-yang e os cinco elementos podem resolver qualquer coisa deste nível.

De acordo com a cultura tradicional chinesa, princípios como estes não estão sobre o controle de seres humanos e foram transmitidos aos humanos por seres divinos. É por isto que a medicina chinesa pode existir durante milhares de anos e será para sempre duradoura.

Fonte: http://www.epochtimes.com.br/