A disfunção sexual é o mais frequente efeito adverso de determinadas drogas antidepressivas, tais como os inibidores seletivos de recaptação da serotonina (ISRS). Esse problema, com alta incidência entre os casos, afeta a qualidade de vida do paciente e pode levar a não aderência ao tratamento antidepressivo de longo prazo.
Práticas integrativas e complementares
Pesquisadores descobriram que um dos métodos mais tradicionais da medicina chinesa - a acupuntura - pode aliviar com sucesso os efeitos indesejados dos medicamentos antidepressivos em relação a função sexual. Com o uso do método chinês, os homens mostraram melhoria geral na atividade sexual e em um amplo espectro de problemas de saúde, além de aliviar a ansiedade e depressão no grupo masculino.
Nas mulheres, a acupuntura beneficiou o aumento da libido e a lubrificação vaginal, como resultado das sessões terapêuticas de acupuntura. Estima-se que pacientes em uso de "inibidores da recaptação da serotonina ou serotonina e noradrenalina" têm uma possibilidade de apresentar disfunções sexuais entre 50% e 90%.
Os pesquisadores detectaram melhoras significativas na função sexual para ambos os grupos masculino e feminino do estudo, e concluíram que \"esta pesquisa sugere um papel potencial para acupuntura no tratamento dos efeitos colaterais sexuais dos inibidores da recaptação da serotonina ou serotonina e noradrenalina (ISRSs e IRSNs), bem como para um potencial benefício de integrar médicos convencionais a tratamentos complementares e alternativos.\"
Evidências
"Estes resultados são consistentes com outras pesquisas já amplamente divulgadas em todo o mundo, como quando pesquisadores da Universidade de Nevada e Montana concluíram que a acupuntura é eficaz para reduzir algumas disfunções sexuais nas mulheres", completa Dr. Márcio De Luna, acupunturista há 29 anos, presidente da Associação Brasileira de Acupuntura (ABA-RJ) e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Acupuntura do Instituto Brasileiro de Medicina Tradicional Chinesa.
Em um outro estudo relacionado, pesquisadores do Hospital Henry Ford, em Detroit (Michigan-EUA), descobriram que a acupuntura pode eliminar ondas de calor em pacientes que sofrem de depressão mental. Além disso, os pesquisadores concluíram que a acupuntura aumenta o desejo sexual, a clareza mental e os níveis de energia nos pacientes pesquisados. Os investigadores notaram que a acupuntura \"parece ser equivalente à terapia medicamentosa\" e é \"um tratamento seguro, eficaz e durável.\"
Outro estudo recente concluiu que a eletro-acupuntura de baixa freqüência melhorou a fase menstrual, equilibrando os níveis de esteróides sexuais em mulheres com síndrome do ovário policístico. Além disso, notou-se uma redução nos níveis de acne e um aumento na regularidade menstrual.
"O extenso corpo de pesquisa sobre a acupuntura e seus efeitos sobre a função sexual e os níveis de esteroides sexuais mostra uma correlação positiva entre os tratamentos de acupuntura e melhores resultados nos exames clínicos respectivos", completa Dr. Luna, que atende há mais de 29 anos pacientes com os mais diversos quadros clínicos, em especial pessoas na terceira idade.
Segundo Luna, "essas pesquisas foram realizadas por instituições sérias ao redor do mundo e mostram que a acupuntura não é algo sobrenatural, imaginário ou fruto de autosugestão, mas cujos efeitos são comprovados cientificamente em universidades americanas, europeias e do próprio oriente", comenta.
Referências
- Khamba, Baljit, Monique Aucoin, Millie Lytle, Monica Vermani, Anabel Maldonado, Christina Iorio, Catherine Cameron et al. \"Efficacy of Acupuncture Treatment of Sexual Dysfunction Secondary to Antidepressants.\" The Journal of Alternative and Complementary Medicine (2013).
- Acupuncture and Female Sexual Dysfunction: A Time-Series Study of Symptom Relief. Alice Running, Julie Smith-Gagen, Mary Wellhoner, and George Mars. Medical Acupuncture. doi:10.1089/acu.2011.0867.
- Paley CA, Johnson MI, Tashani OA, Bagnall AM. Acupuncture for cancer pain in adults. Cochrane Database of Systematic Reviews 2011, Issue 1. Art. No.: CD007753. DOI: 10.1002/14651858.CD007753.pub2.
- Lee H, Schmidt K, Ernst E. Acupuncture for the relief of cancer- related pain-A systematic review. European Journal of Pain 2005;9 (4):437-44.
- Elizabeth Jedel, Fernand Labrie, Anders Odén, Göran Holm, Lars Nilsson, Per Olof Janson, Anna-Karin Lind, Claes Ohlsson, and Elisabet Stener-Victorin. Impact of electro-acupuncture and physical exercise on hyperandrogenismand oligo/amenorrhea in women with polycystic ovary syndrome: a randomized controlled trial. Am J Physiol Endocrinol Metab 300: E37-E45, 2011.
- Ronan P, Robinson N, Harbinson D, Macinnes D. A case study exploration of the value of acupuncture as an adjunct treatment for patients diagnosed with schizophrenia: results and future study design.. Zhong Xi Yi Jie He Xue Bao. 2011 May;9(5):503-14. Canterbury Christ Church University, Canterbury, Kent, UK.