segunda-feira, 25 de maio de 2015

Acupuntura melhora qualidade de vida em pacientes com zumbido

Uma pesquisa feita pelo Mestrado de Ciências da Reabilitação da Unopar e publicada pelo Jornal Brasileiro de Otorrinolaringologia traz esperança para pessoas que sofrem com zumbido nos ouvidos, um problema que até hoje não tem cura. De acordo com estudos feitos pelo professor Marcelo Yugi Doi, junto com as professoras Simone Tano, Adriane Schultz e Luciana Marchiori, a acupuntura proporciona uma melhora significativa aos pacientes, reduzindo o nível de intensidade do zumbido e melhorando a qualidade de vida.

Foram dois anos de trabalho e avaliações feitas com um grupo de 50 voluntários, homens e mulheres com idades médias acima de 50 anos e queixas de zumbido. O tratamento utilizado foi acupuntura associada com eletroestimulação. Cada paciente participou de 10 sessões, duas vezes por semana, totalizando cinco semanas de tratamento. Os resultados constatam que a maioria das pessoas tratadas com acupuntura percebeu uma diminuição de até 50% na intensidade do zumbido. "Segundo os pacientes, depois da acupuntura o zumbido deixou de interferir em atividades importantes e diretamente relacionadas com a qualidade de vida como o sono, relacionamento familiar e programas sociais", relata o professor Marcelo.

O zumbido, também chamado tinido, afeta 17% da população brasileira, ou seja, mais de 28 milhões de pessoas, e é mais comum em idosos. O tratamento ainda é um grande desafio e até hoje não existem medicamentos considerados eficazes para os sintomas do zumbido.

O próximo passo da pesquisa, de acordo com a professora Doutora Luciana Marchiori, é verificar quais os efeitos biológicos da acupuntura nos pacientes. "Também precisamos saber quanto tempo dura esse efeito benéfico na qualidade de vida das pessoas; em outras palavras, queremos descobrir se um tempo maior de tratamento poderia reduzir ainda mais os efeitos do zumbido".

Fonte: http://www2.unopar.br/Paginas/home.aspx