domingo, 24 de maio de 2015

Acupuntura alivia dores nos distúrbios funcionais

A acupuntura tornou-se um tratamento complementar bastante eficiente nos dias de hoje. A utilização da milenar técnica da medicina chinesa ganhou espaços na medicina tradicional e passou a ser uma das alternativas mais viáveis para o tratamento de dores crônicas e de distúrbios funcionais.

A técnica de acupuntura consiste na estimulação de locais anatômicos sob a pele que provocam um estímulo no sistema nervoso. A informação é então transmitida até o cérebro que libera diferentes substâncias conforme o ponto estimulado. De acordo com a tradição chinesa, a técnica é capaz de ajustar canais energéticos do corpo e equilibrar o organismo.

A acupuntura busca a recuperação do organismo como um todo pela indução de processos regenerativos, normalização das funções alteradas, reforço do sistema imunológico e controle da dor, sendo utilizada em indivíduos com problemas gastrointestinais, respiratórios, musculares, urológicos, endocrinológicos, psicológicos e neurológicos, ginecológicos e até mesmo dermatológicos.

O médico acupunturista Dr. Eduardo Terra destaca que o tratamento vai muito além das agulhadas, como muitos ainda pensam. "A acupuntura avançou muito nos últimos anos e ficou mais acessível. Hoje, no consultório, tratamos de várias patologias, passando pelo transtorno de ansiedade, dores lombares, dores crônicas, insônia, depressão e até obesidade", afirma Dr. Terra, ressaltando ainda a acupuntura estética. "Através da acupuntura também realizamos tratamento de pele, de rugas, celulites e estrias. A acupuntura tem várias vertentes e, se feita por profissionais competentes, dá resultados satisfatórios".

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera a prática da acupuntura um complemento da medicina moderna. No Brasil, o Conselho Federal de Medicina reconheceu a acupuntura como especialidade mé- dica em 1995. "Não sou contra que outros profissionais da saúde utilizem as técnicas de acupuntura, mas digo que o médico tem conhecimento para saber a causa das dores e indicar o tratamento adequado, enquanto outros profissionais vão se limitar a eliminar a dor, sem conhecer os motivos dela. É um dilema", finalizou o acupunturista.

Fonte: maniadesaude.com.br