domingo, 24 de maio de 2015

Acupuntura ajuda no parto normal

Apesar de por muitos anos haver medo da prática de acupuntura em mulheres grávidas, hoje muitas realizam o procedimento para vários fins, dentre eles, ajudar a mudar a posição do bebê para a realização do parto normal.

Os bebês costumam se posicionar de cabeça para baixo - na posição chamada de cefálica - que é a posição correta para o nascimento. Isso acontece entre as 32ª e 34ª semanas da gestação. Quando isso não acontece, o parto normal fica mais difícil ou impossível.

A Acupuntura dispõe de uma técnica chamada Moxabustão, que baseada nos princípios da Medicina Tradicional Chinesa e conhecimento dos meridianos de energia trabalhados na Acupuntura, convida o bebê a mudar de posição. A Dra Aparecida Enomoto, especialista em Acupuntura pela Universidade de Medicina Tradicional de Beijing afirma que esta técnica é muito eficiente. "Ajuda as mães que optam pelo parto natural. É um convite para o bebê caminhar para a posição cefálica e para o parto natural", declarou.

A Moxabustão ou moxa é preparada a partir da artemísia (Artemisia vulgaris), uma erva perene comum. As folhas aromáticas são secas e peneiradas várias vezes até que fiquem macias e a planta tem, quando em combustão, propriedade de aquecimento. A técnica pode ser utilizada sozinha ou associada às práticas de acupuntura tradicional e ventosaterapia.

Fonte: vilamulher.com.br