quinta-feira, 24 de março de 2011

Acupuntura no tratamento do Diabetes

A Acupuntura é um importante procedimento da Medicina Tradicional Chinesa que há milênios demonstra finalidade preventiva e terapêutica, visando o tratamento de diferentes doenças através da aplicação de estímulos pela inserção de agulhas em pontos específicos do corpo.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) listou uma lista com 41 doenças que apresentaram excelentes resultados com o tratamento de Acupuntura, dentre elas se encontra a diabetes. De acordo com estudo publicado pela OMS o uso da acupuntura em diabéticos apresenta uma redução de 20% nos níveis de glicose no sangue.

No diabetes, a Acupuntura pode auxiliar no controle da glicemia, além de combater fatores que podem contribuir para o aumento da glicose, como: estresse, ansiedade, obesidade, hipertensão, tabagismo, entre outros.

Períodos de estresse e fortes oscilações no humor podem interferir no comportamento da glicemia e a Acupuntura pode ser uma ferramenta adicional para lidar com essas situações

No ano passado, foi realizada uma revisão bibliográfica por Liang e Koya com o objetivo de avaliar a eficácia da Acupuntura no tratamento da resistência à insulina (RI). Foram analisados 234 artigos no PubMed (banco de dados de publicações médicas) entres os anos de 1979 e 2009. Essas publicações fornecem fortes evidências clínicas em apoio da eficácia da Acupuntura no RI. Vários estudos experimentais têm demonstrado que a Acupuntura pode corrigir vários distúrbios metabólicos, como hiperglicemia, excesso de peso, hiperfagia, hiperlipidemia, inflamação, atividade alterada do sistema nervoso simpático e defeito do sinal de insulina, que contribuem para o desenvolvimento do RI. Além disso, a Acupuntura tem o potencial de melhorar a sensibilidade à insulina.

Estudos sobre a Acupuntura no campo do diabetes foram publicados na China desde o início dos anos 1950, sendo que os pacientes diabéticos tratados com Acupuntura apresentaram melhora nas manifestações clínicas, bem como redução de açúcar no sangue em jejum e melhoria no teste de tolerância oral à glicose. Outros estudos indicam que a Acupuntura melhorou tanto a hiperglicemia como a RI. A Acupuntura tem sido usada também no tratamento da neuropatia diabética, gastroparesia e bexiga disfunção neural.

Por ser um tratamento que apresenta também uma natureza preventiva, a Acupuntura aumenta determinantemente a resistência do organismo, fortalecendo a sua capacidade intrínseca de se defender das doenças. As observações clínicas e os experimentos científicos confirmam que esse tratamento regula e melhora as funções imunológicas, fortalecendo seu poder de se defender contra qualquer doença. Essa sua particularidade de prevenir doenças a torna de grande valia para a saúde em geral, por diminuir muito o número de doentes e, conseqüentemente os gastos individuais e públicos com a saúde, nos países onde o método é praticado.

Na concepção chinesa, a doença é uma manifestação de desequilíbrio. A Acupuntura seria uma forma de readquirir a harmonia perdida.

“A mente é como vento e o corpo como areia. Se você deseja conhecer o vento, observe o movimento da areia”.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Acupuntura pode ajudar portadores de insuficiência cardíaca, diz estudo

A insuficiência cardíaca (IC) ou insuficiência cardíaca congestiva é uma condição grave na qual a quantidade de sangue que o coração é capaz de bombear a cada minuto (débito cardíaco), é insuficiente para suprir as necessidades de oxigênio e nutrientes de todo organismo.

A acupuntura pode melhorar a tolerância aos exercícios físicos em portadores de IC. Esta é a constatação de um estudo clínico coordenado pelo Dr.Johannes Backs, médico do hospital da Universidade de Heidelberg (Alemanha).

As agulhas não aumentam a força de contração do coração, mas parecem influenciar a força muscular, aumentando a distância percorrida em uma caminhada.O estudo avaliou portadores de IC tratados com acupuntura, e os comparou com outro grupo de pacientes tratados apenas com placebo, ou seja, a aplicação de agulhas que não seguiam os fundamentos da acupuntura.

A acupuntura influencia o sistema nervoso autônomo

A IC é uma das principais causas de morte na Europa.Os portadores de IC apresentam uma redução de sua capacidade de trabalho.O exercício físico desencadeia falta de ar e fadiga nestes pacientes.Na IC o sistema nervoso autônomo libera maiores quantidades de noradrenalina, um neuro-hormônio que acarreta um estreitamento dos vasos e taquicardia (aceleramento do coração), achados que pioram o curso da doença.

É precisamente aqui que a acupuntura pode intervir, ou seja, diminuindo a liberação da noradrenalina.A acupuntura parece exercer também tem um efeito anti-inflamatório.

Fonte: http://tinyurl.com/5rv7hlg

terça-feira, 22 de março de 2011

Acupuntura e o câncer

Entre os tantos males que atingem o homem contemporâneo, o câncer é certamente um dos significativos.

Ele surge quase sempre em decorrência do estilo de vida, da alimentação inadequada, dos verdadeiros "venenos" contidos nos alimentos ditos "modernos", associados à predisposição genética.

Em todo o mundo, e particularmente no Brasil, os números de novos casos são espantosos e crescentes. O Instituto Nacional do Câncer - INCA prevê que de 2011 para 2012 cerca de um milhão de brasileiros adoecerão desse mal.

O tratamento é penoso e, muitas vezes, os efeitos colaterais à quimioterapia e à radioterapia desencadeiam problemas emocionais e outras resultantes que dificultam e até mesmo impedem o curso natural da terapia e a cura de muitos pacientes. Além de ser muito caro e dispendioso, individual e coletivamente.

Métodos alternativos existem. A Acupuntura efetivamente Tradicional, por exemplo, pode e deve ser usada na prevenção do câncer.

Ao restabelecer o equilíbrio orgânico e energético da pessoa, mesmo que exista a tal predisposição familiar desta moléstia, e quanto mais cedo for usada a acupuntura, o paciente pode vir até a não desenvolver tal patologia, e, caso ocorra, será de maneira muito mais amena do que normalmente seria, possibilitando tratamento eficaz.

Porém, uma vez o câncer instalado, e em processo de tratamento alopático, a acupuntura deve ser realizada para a melhora das condições gerais do paciente e como mecanismo para reduzir, em quase a totalidade dos casos, os efeitos colaterais principais - enxaquecas, mal-estar, vômitos, náuseas e a tão incômoda e denunciante alopecia (perda de cabelos).

Uma ciência tão antiga - mais de 5.000 anos - sobrevive até hoje porque dá excelentes e comprovados resultados, e pode ser usada praticamente em todos os quadros clínicos. A Acupuntura precisa ser melhor entendida.

E não nos esqueçamos: estenda seus pulsos com regularidade ao seu acupunturista (para o real diagnóstico energético) e deixe que a tradição, aliada à modernidade, lhe cure, mas, sobretudo, busque evitar adoecer, adotando práticas saudáveis, valorizando a vida.

Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=950504

segunda-feira, 21 de março de 2011

Especialistas destacam importância da Acupuntura para a libido

Especialistas afirmam: namorar é tão importante para manter o equilíbrio hormonal como alimentar. Atualmente muitas são as causas da perda da libido como, por exemplo, desequilíbrios hormonais, nódulos, infecções, uso de medicações que causam efeitos colaterais, tanto no homem quanto na mulher, porém, 10% das causas são psicológicas geradas pela dificuldade em lidar com pressão por melhor desempenho profissional, prazos, contas a pagar, além da atenção às questões familiares. O resultado são crises de ansiedade, enxaquecas, irritabilidade, insônia e surgimento de doenças crônicas, como hipertensão, perda de memória e de concentração.

Quando existe desequilíbrio entre as energias Yin e Yang, também acontece desequilíbrio no interesse pelo sexo e disposição para atividades recreativas. A acupuntura preconiza que a saúde mental e do organismo físico, como um complexo interligado, estão intimamente ligadas à saúde sexual. “É o desequilíbrio dessas forças que causam dores, gerando pessoas deprimidas, irritadas, impacientes e sem sono. As agulhas na acupuntura desobstruem canais de energia, restabelecendo a distribuição adequada a cada indivíduo e sua atuação”, explica a fisioterapeuta Nelbia Jerônimo Ribeiro. O sexo é tão importante quanto a alimentação, o sono, a sede e as necessidades fisiológicas, já que a atividade nos torna mais felizes.

O tratamento para trazer de volta a libido através da acupuntura, promove o aumento da produção dos hormônios do prazer como a endorfina que relaxa, acalma e nos torna felizes, a serotonina que tem ação profunda no efeito do humor e da ansiedade e a noradrenalina que induz a excitação física e mental ativando o centro do prazer, além de aumentar o estrógeno e a testosterona, hormônios importantes para a libido.

Cada ponto do nosso corpo tem uma função local e outra sistêmica. A especialista destaca que avaliação completa, buscando descobrir a causa do problema, revela a energia em desequilíbrio ou canal obstruído e que pontos devem ser abordados. Os efeitos do tratamento aparecem nas primeiras sessões, cada uma com duração de 30 minutos, sendo possível perceber melhoras significativas em aproximadamente três meses, dependendo do benefício almejado. “A agulha é mais fina que um fio de cabelo e descartável. De acordo com o objetivo, escolhemos até 10 pontos e colocamos as agulhas no corpo que atuarão em doenças respiratórias, circulatórias, do sistema nervoso, emocionais etc”, frisa Nelbia.

Fonte: http://tinyurl.com/6c9b2co

quinta-feira, 17 de março de 2011

São Paulo usará a Acupuntura contra efeito colateral do tratamento de aids

A Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo vai testar a acupuntura contra a lipodistrofia, um efeito colateral resultante do uso de antirretrovirais no tratamento de pacientes com aids. A pesquisa tem como objetivo verificar se a acupuntura contribui para a quebra das moléculas de gordura e melhora do tônus muscular.

A lipodistrofia é uma alteração no organismo que leva ao acúmulo de gordura em determinadas regiões como dorso e mamas, e diminuição de gordura em face, membros e nádegas. O problema pode afetar adultos e crianças. Sua incidência aumenta com o tempo de uso dos antirretrovirais, influenciando negativamente a autoestima dos pacientes.

O Centro de Referência e Treinamento em DST/Aids, localizado na capital paulista, promove sessões de acupuntura para pacientes da unidade, mas não com o fim específico de combater a lipodistrofia. Caso a pesquisa tenha retornos positivos, a proposta é integrar o método ao tratamento do problema.

Fonte: http://tinyurl.com/45n8aag

terça-feira, 15 de março de 2011

Acupuntura: Especialidade Multiprofissional

Restabelecendo a verdade sobre os fatos.

Temos visto nas últimas décadas um crescente crescimento das Práticas Integrativas e Complementares, entre estas práticas se encontram a Acupuntura/MTC, Fitoterapia, Homeopatia entre outras, que são práticas milenares executadas na China e outros países do oriente há milhares de anos.

No Brasil a Acupuntura/MTC, foi difundida através de imigrantes chineses, japoneses e coreanos, que aqui chegaram trazendo no bojo de suas bagagens essas práticas.

O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional –Coffito- foi o primeiro organismo de Estado a se preocupar com qualquer tipo de dolo social em relação à prática clínica da acupuntura, desde 1985 normatizou o exercício da mesma pelo profissional fisioterapeuta, seguido depois por outros Conselhos como Enfermagem, Psicologia, Farmácia, Medicina e Terapia Ocupacional, entre outros.

Existem hoje vários Projetos de Lei no Congresso Nacional com o intuito de regulamentarem a Acupuntura, pois a Constituição Federal garante o livre exercício de profissão não regulamentada, como é no caso a Acupuntura até que a mesma seja regulamentada pela Congresso, que tem competência para esta regulamentação.

A SOBRAFISA, Sociedade Brasileira de Fisioterapeutas Acupunturistas, entende a necessidade dessa regulamentação, mas ao mesmo tempo também defende que o exercício da Acupuntura no Brasil possa ser regulamentada de forma multiprofissional.

Não compete aos Organismos de Classe como Conselhos, Ordens e ou Sociedades, regulamentarem esse exercício, pois esta regulamentação compete ao Estado (Congresso Nacional) assim determina a Lei, o que podem exercerem estes organismos profissionais é normatizar única e exlusivamente para seus respectivos profissionais.

Sendo por tanto descabível, a tentativa do monopólio do exercício por essa ou aquela categoria profissional, mas descabível ainda é divulgar esta posição a população promovendo um verdadeiro desserviço social. Isto se tornou mais fatídico e claro com a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, que desde 2006 através da Portaria 971 do Ministério da Saúde, institucionalizou no SUS- Sistema Único de Saúde (SUS) o acesso à população as Práticas no serviço público, de forma multiprofissional, seu crescimento mesmo que tímido, mas isto em momento algum dá o direito do exercício ser monopolizado por esta ou aquela categoria profissional da saúde.

A institucionalização pelo Ministério da Saúde das Práticas Integrativas e Complementares de Saúde nos termos da Portaria Ministerial 971/2006, o reconhecimento de sua relevância social pela Organização Mundial de Saúde (OMS); a necessidade de fundamentá-las eticamente ao perfundi-las socialmente sob o manejo de profissionais de saúde regulamentados; sendo a Acupuntura e outras práticas e ações já elencadas no ato administrativo do Ministério da Saúde, estão incluídas no CBO/2002, revisado no ano de 2008, publicado em 2009; as Práticas Integrativas e Complementares de Saúde, em seus exatos termos.

A acupuntura já se encontra prevista na reserva legal de diversas profissões de saúde regulamentadas sendo seu o objeto social dessas profissões de saúde regulamentadas voltadas e consolidadas aos cuidados preventivos, diagnósticos e terapêuticos indicados para a superação dos distúrbios incidentes na saúde do indivíduo e ou intercorrentes em órgãos e/ou sistemas funcionais do corpo humano.

Todos os profissionais de saúde são importantes na promoção, na educação, na restauração e na preservação da saúde e aptos a utilizarem as práticas Integrativas e complementares em seus atos profissionais.

Em 2010, a Unesco declarou a Acupuntura um Patrimônio Intangível da Humanidade com intuito de preservar sua metodologia, prática, recursos e exercício.

A Sobrafisa tem uma posição de que a Acupuntura multiprofissional é o melhor caminho para perfusão da mesma nos diversos tecidos sociais levando a acupuntura a toda a população brasileira de forma equânime.

As bases da avaliação, diagnose e prescrição terapêutica da Acupuntura não se confundem em qualquer espécie com as bases de diagnose, tratamento da saúde nos moldes ocidentais, quando se fala em diagnose em acupuntura/MTC há que se definir que essa diagnose esta sob as bases de um sistema específico que tem suas origens na filosofia chinesa e hoje estudada e pesquisada cientificamente pela saúde nos moldes atuais.

A Acupuntura tem bases preventivas, é claro e também curativas, hoje utilizada em nosso sistema de saúde, tem suas aplicações nas desordens e disfunções musculoesqueléticas, urogenitais, vasculares, digestivas, neurológicas , porém vistas sobre os aspectos da dualidade do universo em constante mutação, sobre a óptica do desequilíbrio da perda da homeostase do yin/yang (polaridades/dualidades) das energias celestes como: frio, calor, vento, umidade, secura, que quando nosso organismo não se encontra preparado sofre os intempéres das ações desses elementos da natureza, afetados ainda por disfunções psíquicas, sobre seu sistema biológico e assim adoece.

A Sobrafisa também como a OMS ( Organização Mundial de Saúde) que o melhor caminho é a união nos modelos ocidentais e orientais para perfundir a promoção, prevenção, tratamento e a verdadeira saúde par os diversos tecidos sociais de forma multiprofissional por ser o melhor para a população.

“Dados do Sistema Único de Saúde (SUS) apontam, que em 2010, mais de 15 mil Fisioterapeutas atuando em sessões de acupuntura, com aplicação de ventosas e moxas, e mais de seis mil em sessões de eletroestimulação, sendo a classe profissional que mais realiza esse tipo de atendimento”, segundo Dr. Jean Luis de Souza, fisioterapeuta, especialista em acupuntura e atual Secretário do Conselho Gestor da Sobrafisa, Presidente da Seccional Sobrafisa minas Gerais. Tais números refletem o cenário de inserção profissional dos Fisioterapeutas, que vêm tendo uma atuação mais ampla no tratamento, prevenção e promoção da saúde.

No final de 2010, foi publicada a Resolução n° 380 do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito), que regulamenta o uso das Práticas Integrativas e Complementares de Saúde pelos Fisioterapeutas. Entre elas, estão a Fitoterapia, Termal ismo, Crenoterapia, Magnoterapia e a Terapia Floral.

Fonte: http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=149567

quinta-feira, 3 de março de 2011

Acupuntura restaura funcionamento do cérebro

Lidar com pressão por melhor desempenho profissional, prazos no trabalho e as contas a pagar, além da atenção que ainda precisa dar às questões familiares, pode mesmo tirar o sono de qualquer pessoa.

O resultado são crises de ansiedade, enxaquecas, irritabilidade, insônia e a piora de problemas, que podem se tornar crônicos, como hipertensão, perda de memória e concentração. Para quem procura terapias alternativas para solucionar esses males, a acupuntura estimula pontos específicos da pele, ativando regiões do sistema nervoso central que beneficiam a saúde.

A fisioterapeuta Nelbia Jerônimo Ribeiro explica que, para relaxar, dispersando a ansiedade e as tensões do dia a dia, é importante equilibrar as energias opostas que circulam pelo nosso corpo, conhecidas como Yin e Yang. "É o desequilíbrio dessas forças que causam dores. As agulhas usadas na acupuntura desobstruem os canais de energia, restabelecendo a distribuição adequada a cada indivíduo e sua atuação".

Outra modalidade é a auriculoterapia, que, como a acupuntura, atua nas funções do corpo através de pontos da orelha, sem a utilização de agulhas. Estímulo em região da orelha correspondente ao pulmão também refletirá no tratamento de doenças respiratórias, por exemplo.

Sendo assim, as técnicas se tornaram eficazes no tratamento de doenças crônicas como lombalgias, dor cervical e dorsalgias (dores na coluna e nas costas), tendinites (inflamações em tendões), fibromialgia, artrites, como também doenças gastrointestinais, como constipação intestinal, esofagite, cólicas e gastrites.

Problemas respiratórios, como sinusite, asma, bronquite, alergias, além dos desconfortos da menopausa, alterações menstruais, ansiedade e depressão, contra a perda da memória, sequelas de derrame e doenças renais. É utilizada ainda para reduzir implicações do tratamento contra câncer.

"A quimioterapia causa dores, náuseas, vômito e a terapia alivia os efeitos", revela a fisioterapeuta.

Cada ponto do nosso corpo tem uma função local e outra sistêmica. A especialista destaca que a avaliação completa, buscando descobrir a causa da dor, revela a energia em desequilíbrio ou o canal obstruído e que pontos devem abordados. Os efeitos do tratamento aparecem nas primeiras sessões, com duração de 30 minutos cada, sendo possível perceber melhoras significativas em cerca cerca de três meses, dependendo do benefício almejado. "A agulha é mais fina que um fio de cabelo e descartável. De acordo com o objetivo, escolhemos até dez pontos e colocamos as agulhas no corpo para atuar em doenças respiratórias, circulatórias, do sistema nervoso, emocionais etc", frisa Nelbia.

Fonte: http://tinyurl.com/6jvl9eg

quarta-feira, 2 de março de 2011

Benefícios da acupuntura na gravidez

A acupuntura pode ser uma grande aliada no período de gestação, auxiliando o corpo a se adaptar às transformações e contribuindo para uma melhora global no organismo da mulher.

A lista dos benefícios da utilização da acupuntura no período de gestação é bastante ampla. A prática, reconhecida por suas funções analgésicas e anti-inflamatórias, ajuda a reduzir e até mesmo evitar diversos sintomas decorrentes da gravidez, como náuseas e ansiedade, além de amenizar as dores nas costas, uma das maiores queixas das gestantes.

A aplicação das agulhas estimula as terminações nervosas, que enviam mensagens ao cérebro, liberando substâncias analgésicas e desencadeando reações no organismo, como alívio da dor, relaxamento muscular e estimulação das funções imunológicas, entre outras.

O uso da acupuntura durante a gestação é um tratamento complementar seguro e efetivo para os desconfortos da gravidez. No primeiro trimestre, a indicação é voltada para amenizar enjoos, vômitos e dores de cabeça e no final, para dores lombares e insônia e ainda pode ser uma grande aliada no tratamento da azia e gastrite, sem que a gestante tenha que se submeter aos medicamentos convencionais, que podem trazer efeitos colaterais.

Mas os benefícios podem ir além. Durante as sessões o bebê também é beneficiado, visto que uma gravidez tranquila reflete no desenvolvimento do feto. Na fase do pós-parto, a acupuntura ajuda a reequilibrar as funções do organismo e a produção hormonal. Ainda, como atua no sistema nervoso central e periférico, a técnica é recomendada para casos de depressão pós-parto, que vai agir regularizando a oferta de neurotransmissores como serotonina e noradrenalina, sem os indesejáveis efeitos colaterais de medicamentos.

As sessões de acupuntura devem ser feitas de acordo com a intensidade dos sintomas apresentados. Em geral, variam de uma a duas vezes por semana. É necessário que se explique detalhadamente à paciente, cada procedimento que iremos realizar, para que o mesmo se sinta seguro quando aplicarmos as agulhas. Por se tratar de um método invasivo, as agulhas devem ser descartáveis e o procedimento deve ser exercido por médico especializado, explica o Dr. Dirceu de Lavor Sales.

Fonte: http://tinyurl.com/6kklj6o

Acupuntura é o remédio para alívio de cólicas, diz estudo

Cinco em cada dez mulheres em idade reprodutiva no mundo sofrem mensalmente com esse incômodo que tira a pessoa do sério. As cólicas menstruais, que também podem vir associadas a irritação excessiva e dor de cabeça, têm sido motivo de estudos recentes mundo afora. Publicado no Journal of Obstetrics and Gynecology, o mais recente estudo sobre o tema realizado na Coréia com mais de três mil mulheres concluiu que a acupuntura – técnica chinesa que estimula diversos pontos do corpo por meio da aplicação de agulhas próprias – é excelente no alívio a esse mal.

Segundo os estudiosos, as agulhadas podem ser mais eficazes, inclusive, do que analgésicos e suplementos naturais, pois trata a dor por meio da estimulação da produção de endorfina e serotonina no sistema nervoso central – hormônios que promovem bem-estar. O órgão americano National Institutes of Health (NIH) também recomenda a acupuntura como uma das formas de controlar a dor causada pelas cólicas menstruais.

Fonte: http://tinyurl.com/639km5j