Pacientes com dor crônica devido à artrose do joelho ou quadril foram aleatoriamente encaminhados para submeter-se a 15 sessões de acupuntura em um período de 3 meses ou fazer parte de um grupo controle que não recebeu sessões de acupuntura.Todos os pacientes foram autorizados a receber cuidados médicos habituais como o uso de analgésicos, além do tratamento proposto pelo estudo.
A gravidade dos sintomas da artrose foi avaliada pelo índice de WOMAC (Western Ontario and McMaster Universities Osteoarthritis Index) no início do estudo e após 3 e 6 meses. Um total de 357 pacientes foram encaminhados para o grupo de acupuntura e 355 participaram do grupo controle. Aos 3 meses, o WOMAC havia melhorado, em média, 17 pontos no grupo da acupuntura e 0,9 pontos no grupo controle.O sucesso do tratamento manteve-se durante 6 meses.
Estes resultados indicam que a acupuntura, além das medidas terapêuticas de rotina, associa-se com um melhora clínica acentuada em pacientes com dor crônica associada à artrose do joelho ou quadril.
Fonte: Arthritis and Rheumatism.