sábado, 4 de fevereiro de 2012

Estudo confirma os benefícios da acupuntura em portadores de artrose

A artrose ou osteoartrite (doença degenerativa das articulações) é uma doença crônica das articulações, caracterizada pela degeneração da cartilagem e do osso localizado logo abaixo desta (osso subcondral), que pode causar dor, rigidez e redução da funcionalidade da articulação afetada.Um recente estudo demonstrou que a acupuntura alivia as dores crônicas em portadores de artrose do joelho ou quadril.

Pacientes com dor crônica devido à artrose do joelho ou quadril foram aleatoriamente encaminhados para submeter-se a 15 sessões de acupuntura em um período de 3 meses ou fazer parte de um grupo controle que não recebeu sessões de acupuntura.Todos os pacientes foram autorizados a receber cuidados médicos habituais como o uso de analgésicos, além do tratamento proposto pelo estudo.

A gravidade dos sintomas da artrose foi avaliada pelo índice de WOMAC (Western Ontario and McMaster Universities Osteoarthritis Index) no início do estudo e após 3 e 6 meses. Um total de 357 pacientes foram encaminhados para o grupo de acupuntura e 355 participaram do grupo controle. Aos 3 meses, o WOMAC havia melhorado, em média, 17 pontos no grupo da acupuntura e 0,9 pontos no grupo controle.O sucesso do tratamento manteve-se durante 6 meses.

Estes resultados indicam que a acupuntura, além das medidas terapêuticas de rotina, associa-se com um melhora clínica acentuada em pacientes com dor crônica associada à artrose do joelho ou quadril.

Fonte: Arthritis and Rheumatism.