sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Acupuntura: Ação sobre as doenças respiratórias e do sistema nervoso


AÇÃO SOBRE AS DOENÇAS RESPIRATÓRIAS

Mesmo na asma córtico dependente, a acupuntura age sobre o broncoespasmo através da estimulação do sistema nervoso central - efeito bronco dilatador.

Através do aumento de cortisol no sangue - diminuição da secreção e da inflamação dos brônquios além do efeito bronco dilatador.

Através do aumento da endorfina que aumenta a quantidade de substância CAMPc, muitas vezes diminuída nos pacientes com bronquite, e que tem efeito bronco dilatador. Acalma a ansiedade e indicada nas rinites alérgicas.

Estudos mostram que é mais eficaz que os anti-histamínicos. Os broncoespasmos produzidos pela metacolina são diminuídos pela acupuntura.



AÇÃO SOBRE O SISTEMA NERVOSO

A acupuntura produz relaxamento mental através da estimulação do sistema límbico. O aumento do cortisol associado à estimulação do sistema límbico pode tratar distúrbios psíquicos, tais como ansiedade, depressão, síndrome de pânico etc.

As síndromes depressivas se beneficiam com a acupuntura que, nos estudos controlados mostrou-se tão eficaz quanto à amitriptilina.

A acupuntura funciona melhor nos pacientes onde se observa uma diminuição dos metabólitos de nor-epinefrina, enquanto a amitriptilina é mais eficaz naqueles que não respondem ao teste da dexametesona. A própria endorfina pode agir nesses casos.

Ela acalma a mente, atenuando a sensação de sensibilidade, angústia, irritabilidade emocional, etc. Com isso, diminuem-se os distúrbios somáticos causados pelos distúrbios psíquicos. Nas neuroses experimentais do cão, mostrou-se benéfico o efeito da acupuntura sobre os reflexos condicionados.

O efeito da Acupuntura sobre a vascularização cerebral ou em fenômenos dolorosos (cefaleia, nevralgia do trigêmeo) já foi verificado.Na síndrome de Méniére estudos mostram que a acupuntura é significativamente mais eficaz que as drogas convencionais (beteastina. Vitamina PP e vitamina B6).


Fonte: http://www.sitemedico.com.br/site/