
A utilização da acupuntura como tratamento estético surgiu após ótimos resultados obtidos em pacientes com paralisia facial, o que possibilitou uma amplitude no leque de tratamentos.
"Na visão da medicina chinesa, qualquer alteração no organismo humano é vista como um desequilíbrio energético que aumenta a probabilidade de a pessoa desenvolver patologias que variam de celulite às dores crônicas", afirma o professor Luiz Carlos Fornazieri, presidente da ABRAE - Associação Brasileira de Acupuntura Estética. "O paciente ganha em dobro com a Acupuntura, pois garante um equilíbrio energético fundamental para o funcionamento do seu organismo, bem como os benefícios estéticos que ele desejar", conclui.
A acupunturista Mara Helena Ribeiro Aguera explica que os resultados ocorrem pela diferença de potencial elétrico gerado na agulha, que leva dois metais diferentes e transfere a energia orgânica do acupunturista fazendo com que o nervo ganhe um estímulo.
Luiz Carlos comenta que a agulha hoje não é mais a única peça de trabalho. "As técnicas utilizadas, como laser, por exemplo, têm ampla documentação e publicações científicas, tornando o procedimento muito seguro e sem efeitos colaterais como vermelhidão, inchaços e descamações epidérmicas", explica.
A introdução de novas tecnologias nesta técnica milenar tem papel fundamental na conquista de novos adeptos, os desencorajados pela aplicação de agulhas encontraram na acupuntura a laser, por exemplo, o empurrãozinho que faltava para aderirem ao método.
Maria Helena conta que os benefícios desse tratamento são inúmeros, uma vez que evita cirurgias, com todos os seus riscos e a aplicação de toxinas no organismo, que também eliminam as expressões faciais. "A acupuntura estética possibilita ao paciente um aspecto de rejuvenescimento natural e saudável, além do equilíbrio do organismo, combate ao estresse e alívio de dores", finaliza.
A acupuntura convencional e a estética são indicadas para qualquer idade. Apenas pessoas que usam marca passo ou têm pânico de agulhas devem evitar o procedimento.
Fonte: www.eccofibras.com.br