A fisioterapeuta Weruska Pessoa é uma das profissionais que atua no serviço na SMS. Segundo ela, os benefícios para quem faz o tratamento incluem o alívio de dores locais, interrompendo, inclusive, o uso contínuo de analgésicos e relaxantes musculares. Além disso, a ventosaterapia é uma prática terapêutica que também pode ajudar no tratamento de fadiga, enxaqueca e ansiedade.
“Durante a prática realizamos uma sucção na pele que promove um aumento da circulação sanguínea local, favorecendo a liberação de toxinas, liberação de músculos e fáscias musculares e, consequentemente, diminuição de tensões/rigidez musculares e dores na coluna ou outras articulações”, explica Weruska Pessoa.
Segundo a terapeuta, qualquer pessoa pode submeter-se à prática, com exceção daqueles que apresentarem lesões ou suturas na pele a ser aplicada.
“A frequência na aplicação das ventosas não segue uma regra, devendo respeitar a necessidade de cada caso. A ventosaterapia pode ser usada isoladamente, como também associada a outros tratamentos como a massagem, alongamentos, acupuntura, auricoloterapia e agulhamento a seco”, comenta.
A prática é ofertada nos três Centros de Práticas Integrativas e Complementares (Cpics) e nos grupos de convivência nas Unidades de Saúde da Família (USF). Para saber se o grupo da sua USF disponibiliza, basta questionar ao Gerente Saúde. Para ter acesso, o usuário pode ir diretamente ao serviço, sem ser necessário encaminhamento prévio.