domingo, 28 de setembro de 2014

Acne pode ser tratada com a acupuntura

Todos conhecem os benefícios da acupuntura, como o alívio das dores musculares, de cabeça, no tratamento de depressão e do estresse. Só que a famosa terapia chinesa pode ser um tratamento complementar para vários problemas. Até mesmo para a acne.

Ela surge principalmente nas épocas mais quentes, devido ao uso de protetores oleosos e pelo suor excessivo, que causam maior entupimento das glândulas sebáceas. Os principais fatores que predispõem os distúrbios cutâneos são herança genética, doenças sistêmicas, estilo de vida, alimentação, grande exposição ao sol e problemas emocionais.

De acordo com a acupunturista Thais Pamplona, para o tratamento da acne, corpo e mente são avaliados e tratados, melhorando o organismo do indivíduo como um todo. A técnica apresenta a vantagem de ser uma terapia que pode complementar a uma dermatológica convencional. "A pele ganha viço e se revitaliza. Em muitos casos auxilia para que o medicamento seja melhor absorvido pelo organismo, diminuindo os efeitos colaterais intensos", explica.

A especialista ressalta que o método traz benefícios para todos os tipos de pele. Também é importante lembrar que são necessárias aproximadamente dez sessões para sentir os efeitos, que variam de acordo com o desequilíbrio energético de cada indivíduo.

A acupuntura busca desintoxicar o organismo, reabilitando as energias, e serve tanto para tratar quanto para prevenir doenças. É importante dizer que a terapia chinesa é um recurso complementar. "Associar a acupuntura com outros procedimentos da área da saúde traz resultados significativos. Ambos se completam e facilitam o processo terapêutico, diminuindo a duração do tratamento", ressalta a acupunturista.

Fonte: www.mulher.com.br

sábado, 27 de setembro de 2014

Acupuntura reduz a dor e a disfunção após esvaziamento cervical

Recentes dados sugerem que acupuntura pode ser uma opção viável para a redução da dor e da disfunção após esvaziamento cervical em pacientes com câncer de cabeça e pescoço. Os resultados de um estudo randomizado, apresentados no 44º Encontro Anual da American Society of Clinical Oncology, que comparou a acupuntura ao tratamento usual após cirurgia, observaram que acupuntura foi mais eficaz na redução da dor musculoesquelética crônica, xerostomia e disfunção.

"Esvaziamento cervical é um procedimento comum para câncer de cabeça e pescoço, e os efeitos colaterais variam com o procedimento específico realizado", disse o autor sênior Dr. David Pfister, médico, chefe do serviço de oncologia de cabeça e pescoço do Memorial Sloan-Kettering Cancer Center, em Nova York, Nova York. "Dor e disfunção do ombro são comuns após esvaziamento abrangente do pescoço, particularmente quando o procedimento não é o modificado".

Isso pode afetar a qualidade de vida de forma significativa e, em certas profissões, a empregabilidade. Alguns pacientes são elegíveis para preservação de nervo e outras técnicas radicais modificadas que podem preservar certas estruturas sem comprometer o controle da doença. Entretanto, embora os sintomas após a cirurgia sejam menores em tais pacientes, eles não são completamente eliminados.
"Embora fisioterapia, exercício e medicamentos antiinflamatórios sejam amplamente prescritos após o esvaziamento cervical, seus benefícios muitas vezes são limitados", ele disse. "Ainda há espaço para melhora".

Além disso, a radiação é freqüentemente administrada como adjuvante para cirurgia e pode provocar a xerostomia, o que aumenta o desconforto do paciente. Estudos não-controlados sugeriram que a acupuntura é benéfica para tratar a xerostomia e, em estudos randomizados, demonstrou benefícios no tratamento da dor musculoesquelética crônica, incluindo a do pescoço e ombro.

Dr. Pfister e colaboradores compararam a acupuntura com o tratamento usual em uma coorte de 70 pacientes que tinham sido recentemente submetidos ao esvaziamento cervical e apresentavam dor e disfunção. O desfecho primário foi a eficácia da acupuntura em aliviar a dor e disfunção, medida pelo escore de Constant-Murley, um sistema de pontuação específica para o ombro. O desfecho secundário foi alívio da xerostomia, medido pelo Xerostomia Inventory.

Mais de 3 meses após o esvaziamento e a radiação cervical, uma coorte de 70 pacientes foi randomizada tanto para acupuntura (n = 34), que consistiu de quatro sessões no decorrer de 4 semanas, ou tratamento usual (n = 36). A idade média foi de 59 anos, e 83% foram submetidos à drenagem cervical radical modificada. Os dados do desfecho foram incompletos em 12 pacientes, primeiramente devido a uma avaliação final incompleta.

Uma avaliação do escore de Constat-Murley mostrou alívio maior da dor no grupo que recebeu acupuntura (41,9 versus 45,0). Os pesquisadores também observaram que mais pacientes mostraram resposta à acupuntura do que ao tratamento usual, e sentiram alívio maior dos sintomas, evidenciado por uma melhora de 33% ou mais no escore de Constant-Murley. Dor e disfunção melhoraram em 39% dos pacientes no grupo que recebeu acupuntura, mas somente 7% do grupo que recebeu tratamento usual.

Outro benefício da acupuntura foi a redução significativa da xerostomia; este benefício persistiu mesmo depois quando a análise foi limitada a pacientes com escores iniciais maiores.

"Reduções significativas da dor, disfunção e xerostomia foram observadas nos pacientes que receberam acupuntura, [comparados ao] tratamento usual; e a acupuntura foi bem tolerada", disse Dr. Pfister.

Dr. Pfister acrescentou que embora sejam necessários mais estudos, o ensaio apóia o benefício potencial da acupuntura nesta população.

"Como qualquer outro tratamento, a acupuntura não funciona para todo mundo, mas pode ser extremamente útil a muitos", disse em uma declaração a co-autora Barrie Cassileth, PhD, chefe do Integrative Medicine Service no Memorial Sloan-Kettering Cancer Center. "Não trata a doença, mas a acupuntura pode controlar vários sintomas agonizantes, tais como falta de ar, ansiedade, depressão, fadiga crônica, dor, neuropatia e osteoartrite".

Ela acrescentou que pacientes com câncer interessados neste tratamento devem procurar acupunturistas autorizados pelo National Certification Commission for Acupuncture and Oriental Medicine que sejam treinados, ou que pelo menos tenham experiência, em trabalhar com os sintomas e problemas especiais provocados pelo câncer e pelo seu tratamento.

"Esses estudos identificam novos tratamentos promissores para pacientes com algumas das neoplasias mais difíceis de tratar e novos caminhos para melhorar os sintomas do pacientes e os efeitos colaterais do tratamento", disse o Dr. Nicholas Petrelli, médico, diretor médico do Helen F. Graham Cancer Center em Wilmington, Delaware, que dirigiu uma coletiva de imprensa na qual o estudo do Dr. Pfister foi incluído. "E enquanto muito progresso tem sido realizado na pesquisa sobre o câncer, tanto a doença quanto seu tratamento pode ter um preço para os pacientes, então, é fundamental que nós continuemos a procurar novas formas de diminuir o desconforto e melhorar a qualidade de vida". O estudo foi apoiado pelo National Cancer Institute.

Fonte: www.cmba.org.br

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Acupuntura pode reduzir gravidade e frequência das ondas de calor da menopausa

Para as mulheres que atravessam a menopausa, as ondas de calor podem ser um dos sintomas mais desconfortáveis. Mas estudiosos da The North American Menopause Society sugerem que a acupuntura pode ajudar a reduzir a gravidade e frequência das ondas de calor em mulheres na menopausa. Os resultados foram publicados dia 07 de julho na revista Menopause.

Ondas de calor, conhecida também como fogachos, são definidas como uma súbita sensação de calor sobre a totalidade ou parte do corpo. Elas também podem causar vermelhidão no rosto e no pescoço, manchas vermelhas nos braços, costas e peito, e transpiração intensa ou calafrios.

Muitos problemas de saúde podem causar ondas de calor, mas eles são mais comuns entre as mulheres passando pela menopausa.

A equipe de pesquisa analisou 104 estudos que avaliaram a eficácia da acupuntura, incluindo 12 desses estudos em suas pesquisas, envolvendo 869 mulheres com idades entre os 40 e 60 anos que estavam passando pela menopausa naturalmente.

O estudo descobriu que as mulheres na menopausa que foram submetidas à acupuntura tiveram uma redução na gravidade e frequência das ondas de calor nos três meses seguintes. Além disso, o tratamento parece ter um efeito benéfico independentemente do número de doses, sessões ou a duração do tratamento recebido.

O tratamento mais eficaz para as ondas de calor da menopausa é a terapia hormonal - o uso de medicamentos que contém estrogênio ou progesterona. No entanto, esse tratamento pode aumentar o risco de outras condições de saúde, incluindo AVC, doenças cardíacas e câncer.

As mulheres incluídas no estudo foram submetidas a várias formas de acupuntura, incluindo acupuntura tradicional, eletroacupuntura, acupuntura à laser, acupuntura auricular e acupuntura medicinal tradicional chinesa.

O grupo não é capaz de explicar porque acupuntura parece ajudar a aliviar as ondas de calor em mulheres na menopausa. A hipótese é que a prática pode reduzir a concentração de beta-endorfina - um neuropeptídeo encontrado nas células do sistema nervoso central e periférico - no hipotálamo do cérebro. Os cientistas dizem que os níveis mais baixos de beta-endorfina podem ativar a liberação de peptídeo relacionado ao gene da calcitonina (CGRP), que regula a temperatura corporal.

Aposte no cardápio que espanta os sintomas da menopausa

Ondas de calor, suores noturnos, ganho de peso, insônia, irritabilidade, entre outros sintomas, são característicos do período. O que caracteriza o período é a queda dos hormônios estrogênio e progesterona, que costuma ocorrer entre os 45 e os 55 anos de idade. "Esses desconfortos podem fazer da menopausa uma das fases mais difíceis para a mulher nos campos emocional e físico. Mas uma dieta equilibrada e suplementos alimentares aliviam os sintomas", afirma a nutricionista Daniela Jobst.

Confira a seguir os alimentos que não podem ficar de fora do cardápio durante a menopausa. A nutricionista Daniela Cyrulin dá uma dica pontual para diminuir o calorão. "Tome uma xícara de chá feito com o galho de frutas vermelhas, como de amoras", recomenda.

Soja apaga o fogaréu

Os efeitos da soja no organismo das mulheres que enfrentam a menopausa, por exemplo, são bem conhecidos. Isso porque ela é rica em isoflavona, um fitoquímico capaz de atenuar os sintomas do fim da fertilidade por participar da produção, do metabolismo e da ação dos hormônios sexuais.

Em outras palavras, as isoflavonas atuam como um substituto do estrógeno (hormônio que sofre notável queda no período do climatério) e contribuem para a manutenção do equilíbrio hormonal.
Três colheres de sopa de soja cozida ou uma fatia de tofu equivalem a 50 miligramas de isoflavonas, quantidade diária mínima para os efeitos aparecerem.

"O consumo das isoflavonas presentes na soja diminui a intensidade e a frequência dos calores, da sudorese, das irritações e até da insônia, sintomas típicos da menopausa", afirma a nutricionista Tarsia Tormena, da Unifesp.

Cálcio contra a osteoporose

Muitas mulheres sofrem de osteopenia, que significa a diminuição da densidade mineral dos ossos, e devem se prevenir contra a osteoporose. "Pra isso, devem-se ingerir alimentos ricos em cálcio, tais como leite e derivados, nabo, brócolis, folhas de mostarda e sardinha", explica a nutricionista Daniela Cyrulin, de São Paulo.

A especialista também alerta para o cuidado na hora de consumir alimentos que dificultam ou diminuem a absorção do cálcio na mesma refeição, como os ricos em cafeína (café, chá preto e mate) ou os ricos em ferro (carne, frango, feijão). "Se comer carne no almoço, por exemplo, prepare um purê de batata sem leite", sugere.

Magnésio contra a irritação

Alimentos ricos em magnésio também são essenciais. A deficiência deste mineral no organismo resulta em fadiga e carência de enzimas envolvidas na produção de energia. Prova disso é que uma pesquisa do Instituto de Psiquiatria da Inglaterra mostrou que os níveis deste mineral são mais baixos em pessoas que sofrem de depressão. As oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas) e peixes, como atum e salmão, são ricos nesse mineral.

Sardinha e aveia reduz a fadiga

Estes alimentos são ricos numa substância chamada coenzima Q10, um antioxidante que está envolvido com o processo de produção energética no nosso organismo. "A coenzima Q10 diminui seus níveis com a idade, e a suplementação desta, aumenta a energia, reduz fadiga, além de melhorar sistema imunológico e a textura da pele", explica a nutricionista Daniela Jobst.

Para diminuir o inchaço, diminua o sódio

Para reduzir as quantidades de sódio da alimentação, não basta somente diminuir o sal na comida, mas também diminuir a ingestão de produtos enlatados, conservas e industrializados. "Faça seu próprio molho de tomate em casa e se escolher for consumir conservas, como atum, azeitonas ou palmito, enxague-os em água antes de comer", recomenda a nutricionista Daniela Cyrullin.

Chá branco combate o acúmulo de gordura

O chá branco, mais rico em catequinas que o chá verde, tem um efeito antioxidante aumentado, potencializando funcionamento hepático, eliminação de toxinas do organismo e normalização de lipoproteínas (lavacolesterol). Suas substâncias antioxidantes também aumentam o metabolismo basal, auxiliando no controle do acúmulo de gordura visceral.

Fonte: http://www.minhavida.com.br

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Benefícios da acupuntura para ansiedade

A acupuntura trabalha sobre os pontos meridionais que se acredita ser o responsável por transportar as energias pelo nosso corpo.

Os sintomas da ansiedade também podem ser tratados através da acupuntura. Ela atua de forma a estimular os pontos meridionais do corpo promovendo relaxamento, alívio do estresse e melhora da ansiedade.

A ansiedade surge quando por algum motivo externo tendemos a criar pensamentos relacionados com o passado ou futuro, e esquecemo-nos de lidar com o presente. A nossa mente pode fazer com que nosso pensamento se fixe em determinada situação, desencadeando diversos sintomas pelo nosso corpo, a ansiedade é um destes sintomas.

Malefícios da ansiedade

A ansiedade pode provocar transtornos graves, e geralmente ocasiona a perda de peso ou obesidade, acompanhada de uma compulsiva necessidade de comer, roer unhas, arrancar fios de cabelo, ou até se tornar dependente de drogas farmacêuticas ou bebida alcoólica. Outros sintomas como dores de cabeça freqüentes, gastrite, fadiga, insônia e problemas sexuais, também podem ser causados pelo estado mais grave da ansiedade.

Benefícios da acupuntura para a ansiedade

A acupuntura atua nos pontos meridionais relacionados com problemas específicos do paciente. No caso da ansiedade, os pacientes relatam sentir alívio logo após a aplicação da agulha sobre o ponto específico. A sensação é de relaxamento e alívio das tensões musculares que provocam dor e cansaço.

Outras doenças relacionadas com o estado de ansiedade também apresentam melhoras significativas. Pacientes que se queixavam também de depressão e estresse, perceberam uma boa melhora nesses sintomas. Em alguns casos, os pacientes chegaram a obter autorização médica para abandonar os medicamentos.

É importante encontrar profissionais capacitados para receber o tratamento adequado. Desde 1995 a medicina complementar oriental se tornou formalmente reconhecido capaz de auxiliar no tratamento de diversas doenças. Ela vem conquistando uma excelente reputação no tratamento de doenças psicológicas. As sessões duram em média até 1 hora.

As agulhas utilizadas pela técnica de acupuntura são muito finas e praticamente não causam dor. Mas há tratamentos capazes de pressionar os pontos meridionais do corpo sem a utilização de agulhas, como a acupuntura a laser.

Fonte: www.dicasdemassagem.com.br

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Os benefícios da acupuntura para a menopausa

O tempo todo nós buscamos alternativas para aliviar os sintomas da menopausa, entre eles, calor, insônia, irritabilidade e outros, não é? E uma das principais aliadas para reduzir os sintomas da menopausa é a acupuntura.

Definida como uma técnica milenar da medicina chinesa, consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo, principalmente nas terminações nervosas. Elas são distribuídas pelos meridianos nervosos do corpo, trazendo sensação de relaxamento e bem-estar.

No caso da menopausa que é, entre muitas aspas, a diminuição do hormônio estrógeno, a aplicação da agulha estimula os pontos de equilíbrio do corpo. Dessa maneira é possível balancear as substâncias e os hormônios, trazendo a sensação de bem-estar corporal e mental.

Excelente! Quer conhecer mais benefícios da acupuntura na menopausa?

Listamos aqui os principais!!

Redução das ondas de calor - Um estudo realizado, em 2008, pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) mostrou que a acupuntura pode reduzir as ondas de calor e a irritabilidade em 86,6%.

Melhora de dor nas costas - Você sabia que apenas 3% dos casos de dor nas costas são indicados para cirurgia? A acupuntura pode ser uma excelente opção se você sente algum desconforto nas costas. Bem, eu tenho muita dor na lombar e a acupuntura tem me ajudado bastante. Vale a pena tentar!!!

Outros benefícios da acupuntura - Além de fazer sucesso com as mulheres da menopausa, os tratamentos de acupuntura são benéficos para diversos outros problemas: enxaqueca e infecções. Também é aconselhável para tratamentos psicológicos, como casos de estresse e síndromes.

Quem pode fazer? - A técnica terapêutica é indicada para todos, até mesmo crianças, mas é preciso que o paciente seja avaliado de forma integral: mente e corpo. Para isso, especialistas em acupuntura podem solicitar exames clínicos, para avaliar o funcionamento do seu organismo, antes de iniciar a terapia.

Contraindicações - O tratamento terapêutico é contraindicado para alguns pontos específicos do corpo das mulheres grávidas. Resumindo? A acupuntura é mais uma alternativa para nós, mulheres na menopausa. Além disso, você sabe que precisamos ter uma alimentação saudável e atividade física regular, não é? Faz parte do show!!!

Fonte: http://estilo.br.msn.com/tempodemulher/

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Técnicas de acupuntura ajuda a tratar celulite, gordura, acne e flacidez

Mais conhecida por tratar a ansiedade e dores nas costas, a acupuntura também pode atuar em prol da beleza feminina. Ao contrário do que se imagina, a técnica milenar que consiste na aplicação de pequenas agulhas em pontos definidos do corpo também ajuda a amenizar problemas estéticos comuns, como celulite, gordura localizada, acne e flacidez, sobretudo quando enriquecida por elementos da tecnologia.

"Como estimula a circulação sanguínea do local tratado e promove a renovação da pele, o procedimento melhora a região tratada, na maioria dos casos, a partir da quarta ou sexta sessão. Geralmente, recomendamos de dez a 15 sessões e depois apenas a manutenção mensal", afirma Maria Assunta Yamanaka Nakano, dermatologista responsável pela acupuntura estética do Ambulatório da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Confira, portanto, como a acupuntura com fins estéticos é realizada para acabar com os principais incômodos femininos, assim como os seus principais benefícios.
publicidade

Celulite
Indicação: ajuda a reduzir a celulite de grau leve a moderado.
Benefícios: por meio da aplicação de agulhas na área afetada, estimula a circulação local e linfática, soltando as fibras que dão o aspecto "casca de laranja" à pele.
Quantidade de sessões: de dez a 15, realizadas uma vez por semana.
Preço médio: de R$ 150 a R$ 300 (a sessão).

Flacidez
Indicação: ajuda a tonificar a pele, atenuando a flacidez de grau leve.
Benefícios: ao atuar sobre a pele flácida, regenera o tecido cutâneo, impulsiona a produção de colágeno e aumenta a elasticidade e a circulação sanguínea da região. No corpo, o tratamento é potencializado pela eletroacupuntura, que é caracterizada pela ligação das agulhas utilizadas a aparelhos elétricos responsáveis por transmitir estímulos aos pontos trabalhados e também fortalecer a musculatura.
Quantidade de sessões: de dez a 15.
Preço médio: de R$ 150 a R$ 300, cada sessão.

Acne
Indicação: ajuda a amenizar inflamações leves e moderadas.
Benefícios: com a adoção de duas técnicas diferentes - a acupuntura sistêmica, que estabelece o bem-estar da paciente e atua em prol da regularização hormonal - e a eletroacupuntura, que exerce uma ação anti-inflamatória na área tratada por meio de estímulos elétricos -, consegue suavizar acnes leves e moderadas, deixando a pele mais lisa.
Quantidade de sessões: de dez a 15, feitas com intervalos semanais.
Preço médio: de R$ 150 a R$ 300, a sessão.

Gordura localizada
Indicação: combate a gordura localizada.
Benefícios: por meio da eletroacupuntura na região afetada, promove a queima das células de gordura, além de uma espécie de drenagem linfática, que favorece a circulação sanguínea.
Quantidade de sessões: de dez a 15, realizadas uma vez por semana.
Preço médio: de R$ 150 a R$ 300, cada sessão.

Fonte: http://beleza.terra.com.br

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Acupuntura melhora qualidade de vida de quem convive com a asma

Pesquisa realizada pelo Centro de Acupuntura do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do HCFMUSP mostrou que a medicina chinesa, associada ao uso de medicamentos, é benéfica no tratamento de asma, doença inflamatória crônica das vias respiratórias relacionada a fatores genéticos e ambientais. Estima-se que 10 a 13% da população brasileira sofra da doença.

Durante quatro anos, 74 pacientes, com média de idade de 35 anos, portadores de asma leve e moderada persistente, que faziam uso de medicamentos e passaram por 20 sessões de acupuntura. Convivendo com a asma a cerca de 25 anos, os participantes do estudo, após o termino do tratamento, apresentaram uma diminuição da inflamação do brônquio e da falta de ar noturna. "A acupuntura ajuda no tratamento de pacientes crônicos. Ela é um complemento para que as pessoas que fazem o tratamento não deixem de fazer atividades diárias", diz o médico clínico e acupunturista Chin An Lin.

Segundo o acupunturista Hong Jin Pai, a análise dos questionários aplicado nos voluntários apontou para os seguintes resultados: melhora na falta de ar noturna; na tosse e chiado; na qualidade de vida; maior adesão ao tratamento; e uma pré- disposição para a realização de atividade físicas que exigem mais do sistema respiratório. "Não podemos esquecer que todas estas melhoras influenciaram na saúde mental dos pacientes, numa melhora de quadros depressivos", ressalta o especialista. "É uma terapia com quase ausência de efeitos colaterais, e pode somar os efeitos da medicação", completa..

Outro fator que foi notado é que alguns pacientes passaram a não usar medicação de resgate (usada durante a crise de asma). "Os asmáticos usam dois tipos de medicação, a de manutenção e a de resgate. Alguns pacientes passaram a não precisar fazer uso da medicação para controle da crise", finaliza Chin.

Fonte: http://hcemmovimento.blogspot.com.br