quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Os benefícios da acupuntura para a menopausa

O tempo todo nós buscamos alternativas para aliviar os sintomas da menopausa, entre eles, calor, insônia, irritabilidade e outros, não é? E uma das principais aliadas para reduzir os sintomas da menopausa é a acupuntura.

Definida como uma técnica milenar da medicina chinesa, consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo, principalmente nas terminações nervosas. Elas são distribuídas pelos meridianos nervosos do corpo, trazendo sensação de relaxamento e bem-estar.

No caso da menopausa que é, entre muitas aspas, a diminuição do hormônio estrógeno, a aplicação da agulha estimula os pontos de equilíbrio do corpo. Dessa maneira é possível balancear as substâncias e os hormônios, trazendo a sensação de bem-estar corporal e mental.

Excelente! Quer conhecer mais benefícios da acupuntura na menopausa?

Listamos aqui os principais!!

Redução das ondas de calor - Um estudo realizado, em 2008, pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) mostrou que a acupuntura pode reduzir as ondas de calor e a irritabilidade em 86,6%.

Melhora de dor nas costas - Você sabia que apenas 3% dos casos de dor nas costas são indicados para cirurgia? A acupuntura pode ser uma excelente opção se você sente algum desconforto nas costas. Bem, eu tenho muita dor na lombar e a acupuntura tem me ajudado bastante. Vale a pena tentar!!!

Outros benefícios da acupuntura - Além de fazer sucesso com as mulheres da menopausa, os tratamentos de acupuntura são benéficos para diversos outros problemas: enxaqueca e infecções. Também é aconselhável para tratamentos psicológicos, como casos de estresse e síndromes.

Quem pode fazer? - A técnica terapêutica é indicada para todos, até mesmo crianças, mas é preciso que o paciente seja avaliado de forma integral: mente e corpo. Para isso, especialistas em acupuntura podem solicitar exames clínicos, para avaliar o funcionamento do seu organismo, antes de iniciar a terapia.

Contraindicações - O tratamento terapêutico é contraindicado para alguns pontos específicos do corpo das mulheres grávidas. Resumindo? A acupuntura é mais uma alternativa para nós, mulheres na menopausa. Além disso, você sabe que precisamos ter uma alimentação saudável e atividade física regular, não é? Faz parte do show!!!

Fonte: http://estilo.br.msn.com/tempodemulher/