segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Acupuntura melhora qualidade de vida de quem convive com a asma

Pesquisa realizada pelo Centro de Acupuntura do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do HCFMUSP mostrou que a medicina chinesa, associada ao uso de medicamentos, é benéfica no tratamento de asma, doença inflamatória crônica das vias respiratórias relacionada a fatores genéticos e ambientais. Estima-se que 10 a 13% da população brasileira sofra da doença.

Durante quatro anos, 74 pacientes, com média de idade de 35 anos, portadores de asma leve e moderada persistente, que faziam uso de medicamentos e passaram por 20 sessões de acupuntura. Convivendo com a asma a cerca de 25 anos, os participantes do estudo, após o termino do tratamento, apresentaram uma diminuição da inflamação do brônquio e da falta de ar noturna. "A acupuntura ajuda no tratamento de pacientes crônicos. Ela é um complemento para que as pessoas que fazem o tratamento não deixem de fazer atividades diárias", diz o médico clínico e acupunturista Chin An Lin.

Segundo o acupunturista Hong Jin Pai, a análise dos questionários aplicado nos voluntários apontou para os seguintes resultados: melhora na falta de ar noturna; na tosse e chiado; na qualidade de vida; maior adesão ao tratamento; e uma pré- disposição para a realização de atividade físicas que exigem mais do sistema respiratório. "Não podemos esquecer que todas estas melhoras influenciaram na saúde mental dos pacientes, numa melhora de quadros depressivos", ressalta o especialista. "É uma terapia com quase ausência de efeitos colaterais, e pode somar os efeitos da medicação", completa..

Outro fator que foi notado é que alguns pacientes passaram a não usar medicação de resgate (usada durante a crise de asma). "Os asmáticos usam dois tipos de medicação, a de manutenção e a de resgate. Alguns pacientes passaram a não precisar fazer uso da medicação para controle da crise", finaliza Chin.

Fonte: http://hcemmovimento.blogspot.com.br