quinta-feira, 3 de julho de 2014

Agulha como aliada

A técnica que insere finas agulhas em pontos na superfície corporal tem uma lista extensa de usos. O principal deles é o alívio das dores. O Ciência & Saúde mostra hoje os benefícios e avanços da acupuntura

No alvo das agulhas da acupuntura estão diversos tipos de tratamentos para os quais o método, nascido na China há milênios, é recomendado - a lista de usos é tão extensa que poderia encher esta página, além do caráter preventivo. O mais comum ainda é o alívio da dor. O caminho, porém, tem se mostrado mais amplo. Cada vez mais pesquisas científicas apontam para novos usos e benefícios. Acupuntura é a técnica de inserção de finas agulhas em determinados sítios na superfície corporal denominados pontos de acupuntura, conforme explica Hildebrando Sábato, presidente do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA) e médico acupunturiatra.

Esses pontos, que podem ter de 1 mm a 6 cm de profundidade, podem ser também estimulados por corrente elétrica (eletroacupuntura) sobre as agulhas ou diretamente com eletrodos sobre a pele, podem ser simplesmente massageados (massoterapia) ou aquecidos com a moxabustão (bastões de lã de artimísia). “Há também a possibilidade do uso do laser (laserpuntura) e outras formas de estimulação como a vibração sonora “, explica.

E quem pode fazer acupuntura? “Qualquer pessoa, de crianças a idosos. Existem casos em que vai funcionar melhor, quando as indicações são mais bem colocadas”, afirma o médico anestesista e acupunturista Tadeu Feijão. Clinicando há 18 anos na área, ele aponta que o perfil de pacientes que o buscam para o método mudou. Antes, as pessoas buscavam uma medicina alternativa, pouco curatival, e por indicação de amigos. “Hoje, vêm por recomendação médica. Em comum, são pacientes com tratamentos não bem sucedidos anteriormente. Mais mulheres que homens, e muitos com problemas ocupacionais, como dor no punho, síndrome do túnel do carpo e lombalgias”.

Ele estima que 90% dos pacientes buscam a acupuntura quando já estão em tratamento, ou seja, a minoria ainda recorre para prevenção. Ele relata também os resultados positivos apresentados na aplicação de agulhas contra rinites alérgicas. “É um dos resultados melhores, mais rápidos e impressionantes. Normalmente tem resposta com duas ou três aplicações”.

A fisioterapeuta e acupunturista Socorro Carvalho ressalta a importância da técnica aliada à fisioterapia. “Auxilia na redução da dor através da analgesia, além de promover sensação de calma e bem-estar, que permite a aplicação de técnicas fisioterapêuticas as quais para serem executadas em um paciente com dor dificultaria bastante”.

Atualmente, analisa Tadeu Feijão, a técnica tem se destacado ainda mais em meio ao uso indiscriminado de anti-inflamatório. “Um dos problemas grandes que temos hoje são as iatrogenias, causadas pelo uso indiscriminado desse medicamento. A acupuntura é uma excelente opção, já que a técnica faz o tratamento sem o uso de medicamento ou propiciando a menor quantidade possível”.

Fonte: http://www.opovo.com.br