quinta-feira, 10 de julho de 2014

Ganhe saúde através do equilíbrio energético dos alimentos

Como nós exploramos a relação entre alimento e saúde, é importante lembrar que, além do que nós comemos, a apreciação e alegria com a qual nós consumimos nosso alimento são fatores importantes para determinar a qualidade da digestão e transformação do alimento em força vital.

Na medicina chinesa e na filosofia, saúde é o resultado do equilíbrio entre yin e yang, as duas forças complementares e antagônicas que constroem todos os aspectos e fenômenos da vida.

Yin é terra, feminino, escuro, molhado, frio, absorvente e energia passiva. Yang é céu, masculino, claro, seco, quente, ativo e energia penetrante. Juntos eles expressam a interdependência dos opostos.

O equilíbrio entre yin e yang no corpo e no meio ambiente é essencial para a saúde, e o alimento que comemos tem uma grande influência nesse equilíbrio. Então, quando selecionamos e preparamos nossos alimentos, devemos considerar suas propriedades yin e yang.

No geral, frutas e vegetais são mais yin comparados à carne e aos laticínios, os quais são mais yang. Mas a maneira de cozinhar também afeta o equilíbrio entre yin e yang.

A melhor dieta leva em consideração nossas necessidades individuais, incluindo nossa constituição básica - hábitos e tendências ao longo da vida - nossa saúde física, mental e emocional atual, a estação do ano no momento e a próxima.

Localização e estação do ano

A filosofia asiática sugere que nós adotemos, o quanto seja possível, alimentos nativos que são orgânicos e crescem na região, e alimentos da estação ou os quais são produzidos em climas similares ao nosso.

Até os tempos modernos, os grãos de cereais produzidos naturalmente e sem refinamento, os vegetais que crescem sazonalmente na região e alguns alimentos animais, englobam a dieta primária da humanidade pelo mundo.

Quando consumimos demais alimentos importados de muitas regiões ou climas diferentes, podemos começar a perder a adaptação às nossas imediações.
Isso é especialmente verdade em casos onde alimentos tropicais ou semitropicais são consumidos demais em climas frios ou temperados.

Igualmente, desequilíbrios da saúde podem ser resultantes do consumo demasiado de alimentos animais pesados por aqueles que vivem em um clima quente ou temperado, já que as qualidades desses alimentos são mais adequadas para regiões mais frias.

Da perspectiva tradicional chinesa, nós devemos tentar basear nossa dieta em cereais, grãos, vegetais marítimos e terrestres e outros alimentos básicos, os quais estão naturalmente disponíveis e estocáveis.

Cozinha sazonal

Em estações mais frias, nós devemos aplicar tempos mais longos de cozimento e mais sal, os quais nutrem nosso sangue e energia do rim e fortalecem yang. Em climas mais quentes, nós devemos usar métodos mais leves de cozimento e menos sal para esfriar nossos corpos e nutrir yin.

Frituras de imersão, frituras leves e assados alteram a natureza do alimento para ser mais yang e ajudam a aquecer e isolar o corpo. Vaporizar, escaldar, cozinhar e ferver alteram a natureza do alimento para ser mais yin e refrescam quando comidos.

Nós devemos sempre cozinhar o alimento levemente e servi-lo aquecido para facilitar a digestão.

Fonte: http://www.epochtimes.com.br