quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Acupuntura Veterinária: pacientes oncológicos


O número de diagnósticos de casos de câncer em animais de estimação tem aumentado a cada ano. Este aumento é devido à vários fatores, mas em parte está relacionado ao fato dos animais estarem vivendo mais tempo.

Não, a acupuntura não cura câncer. Mas pode ajudar, e muito, como terapia auxiliar no tratamento de sintomas da doença. Atua reduzindo ou eliminando quadros de insônia, ansiedade, fadiga, depressão e falta de apetite.

Também é usada com sucesso no alívio de sintomas provocados pela quimioterapia e radioterapia, entre eles as náuseas, vômitos, dores articulares e inapetência. No pós-operatório, seu uso permite a redução das dores e a diminuição da medicação analgésica.

Estudos indicam que a prática de acupuntura, aliada principalmente à fitoterapia chinesa, homeopatia, nutrição e uso de AINES reduzem o crescimento tumoral; portanto, a MTC é uma grande alternativa nos casos de tumores, e também em casos onde a metástase já se instalou no organismo do animal.

Tratar um paciente que possui câncer com MTC proporciona ao clínico veterinário um diferencial, pois nota-se uma melhora no quadro geral do animal. É ir além do tradicional "ato cirúrgico seguido de quimioterapia", que é prática comum da medicina ocidental. Além disso, há limitações na doença avançada.

A Medicina Tradicional Chinesa mostra-se uma terapia bem menos invasiva e a mais natural abordagem para alcançar saúde, longevidade e melhor qualidade de vida.

Fonte: acupunturaanimalzen.blogspot.com.br