sábado, 30 de abril de 2011

Acupuntura na saúde da mulher: ovário policístico e cólicas

Acupuntura e exercícios são benéficos para portadoras de síndrome do ovário policistíco (SOP)

A síndrome do ovário policístico afeta de 20% a 30% das mulheres que estão na idade fértil
. A síndrome faz com que os ovários produzam mais testosterona, podendo causar acne, obesidade e um crescimento incomum de pelos no corpo.

Além disso, ela também pode fazer com que a ovulação e a menstruação da mulher sejam irregulares.

Uma equipe de cientistas da Universidade de Gothenburg (Suécia) dividiu as participantes de um estudo em três grupos. As mulheres do primeiro tiveram sessões de acupuntura onde as agulhas eram estimuladas manualmente e com correntes elétricas fracas. O segundo grupo recebeu instruções de se exercitar três vezes por semana e o terceiro funcionou como grupo controle.

Os resultados mostraram que houve redução no nível de testosterona nas mulheres que se exercitaram e também naquelas que tiveram as sessões de acupuntura.

Outra melhora que houve no quadro geral das participantes foi que os ciclos menstruais das mulheres desses grupos ficaram mais regulares. Dos dois tratamentos, a acupuntura foi o mais eficaz.

Acupuntura é o remédio para alívio de cólicas, diz estudo

Cinco em cada dez mulheres em idade reprodutiva no mundo sofrem mensalmente com esse incômodo que tira a pessoa do sério. As cólicas menstruais, que também podem vir associadas a irritação excessiva e dor de cabeça, têm sido motivo de estudos recentes mundo afora. Publicado no Journal of Obstetrics and Gynecology, o mais recente estudo sobre o tema realizado na Coréia com mais de três mil mulheres concluiu que a acupuntura - técnica chinesa que estimula diversos pontos do corpo por meio da aplicação de agulhas próprias - é excelente no alívio a esse mal.

Segundo os estudiosos, as agulhadas podem ser mais eficazes, inclusive, do que analgésicos e suplementos naturais, pois trata a dor por meio da estimulação da produção de endorfina e serotonina no sistema nervoso central - hormônios que promovem bem-estar. O órgão americano National Institutes of Health (NIH) também recomenda a acupuntura como uma das formas de controlar a dor causada pelas cólicas menstruais.

Fonte: http://tinyurl.com/3f6mlrc e http://tinyurl.com/6ezvdj5

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Acupuntura alivia rugas e linhas de expressão

Sim, a técnica pode trazer resultados maravilhosos contra a ação do tempo, aumentando a elasticidade da pele e devolvendo o viço e a tonicidade

Qual mulher nunca se preocupou com a ruguinha que cisma em sair no cantinho do olho ou da boca? Umas mais outras menos, o fato é que todas nós queremos ficar o mais longe possível de marcas de expressão. Para isso, a indústria da beleza também investe pesado e cada dia somos surpreendidas com novos ativos, cosméticos e aparelhos capazes de devolver alguns anos à nossa cútis.

E a acupuntura, a técnica milenar das agulhas, também pode ser uma grande aliada nesta luta contra o envelhecimento. "Entre os efeitos mais específicos há um aumento da síntese de fibras colágenas e elásticas, que vão melhorar a elasticidade da pele - e assim, a acupuntura reduz as rugas de expressão e reduz a flacidez", explica o médico Alex Botsaris, sócio fundador do Instituto de Acupuntura do Rio de Janeiro.

Os resultados para a derme e para o bem-estar geral já aparecem nas primeiras sessões com as agulhas. "Quando se trata de acupuntura, você sempre recebe mais do que se espera, ganhando também o equilíbrio geral. No final da sessão facial, os clientes relatam que se sentem mais felizes, revigorados e muitas dores corporais sumiram", comenta a esteticista Blanch Marie, formada em Medicina Chinesa e massoterapia.

São necessárias em média 10 sessões, sendo uma por semana, para rejuvenescer a pele. A esteticista diz que dá para remoçar em até 10 anos. "A resposta à acupuntura é muito individual e depende de muitos fatores - desde a específica daquela pessoa, passando pelo nível de foto envelhecimento até os seus hábitos de vida", pondera Alex Botsaris.

Com todos os aspectos favoráveis e com estilo de vida saudável, é possível sim retroceder no tempo. "Podemos ter respostas muito significativas - como a de uma pessoa que fica parecendo 10 anos mais nova. Mas existem outros casos com resultados não tão bons", argumenta o médico.

O tratamento não dói, como muitos podem pensar, não tem efeitos colaterais e não deixa a pele marcada ou avermelhada. As rugas e sinais de expressão são vistos pela Medicina Complementar como desequilíbrios energéticos do organismo que devem ser tratados. "Muitos dormem durante a sessão, já que o estímulo de pontos causa uma sensação de tranquilidade, equilíbrio e paz interior", afirma Blanch Marie.

Sem efeitos colaterais, a acupuntura estética facial só não pode ser feita por quem feridas no local da aplicação, tendência a formação de queloides ou use marcapasso. "O resultado depende fundamentalmente do profissional saber localizar pontos com precisão para cada região, como testa, lábios, queixo", diz Alex Botsaris.

Quem tem medo das agulhas pode optar pelo tratamento com eletrodos. Blanch Marie diz que os resultados são tão bons quanto. Já Alex Botsaris discorda e prefere não substituir. "A eletroacupuntura é um estímulo intenso, ele desequilibra mais do que equilibra. Depois, há o relato de alguns pacientes que desenvolveram tics ou espasmos faciais, porque a musculatura da mímica é muito mais sensível que a corporal", finaliza. (Katia Deuter).

Fonte: jornalpontoinicialdecaxias.blogspot.com/
Pix

terça-feira, 26 de abril de 2011

UNESCO declara a Acupuntura e a Moxabustão Patrimônios Intangíveis da Humanidade

Apesar de não ser uma notícia nova, a decisão da UNESCO de declarar a Acupuntura e a Moxabustão Patrimônios Intangíveis da Humanidade, traz para todos nós, acupunturistas que prezam as técnicas tradicionais, um grande orgulho. Não só pelo título, que reconhece a importância destas técnicas que compõem a Medicina Tradicional Chinesa, mas também pela própria característica do título, que visa preservar esta forma de cultura que nasceu na China há aproximadamente 4 mil anos.

Tal fato é de grande valor para todos nós porque, desta forma, todo o conteúdo teórico e prático que sustenta a Acupuntura e Moxabustão tradicionais serão preservados, de acordo com as descrições clássicas, permitindo assim, que os avanços e a difusão da Acupuntura e Moxabustão não interfiram na sua característica milenar.

Preservam-se, assim, os conceitos que fundamentam a Medicina Tradicional Chinesa, tais como o YIN e YANG, teoria que se baseia na visão característica do povo chinês antigo, onde o YIN representa no corpo humano a matéria, ou seja, tudo aquilo que é composto por estrutura e, em contrapartida, o YANG representa tudo aquilo que é energia, ou seja, toda a atividade energética do corpo, dentre muitas outras características. Além disto, a teoria do YIN e YANG também dita a relação do ser humano com a própria natureza, relacionando a fisiologia com o clima e as estações do ano, com o dia e a noite, buscando, desta forma, compreender como nós homens influenciamos e somos influenciados pelo ambiente onde vivemos.

Esta forma de pensamento é fundamental para a relação de saúde e doença e passo inicial para o raciocínio clínico da Acupuntura e Moxabustão. Para que haja saúde, o equilíbrio entre o YIN e o YANG dentro e fora do corpo devem ser perfeitos, isto é, a nossa atividade energética ou metabolismo, não pode ser nem maior nem menor que a nossa estrutura. Desta forma temos uma atividade metabólica adequada para o “tamanho” do nosso corpo. Se esta atividade é maior que a estrutura corporal, o corpo adoece por que consome excessivamente a matéria que compõe o corpo; se a atividade é menor que a estrutura, não vai haver força ou energia suficiente para movimentar a estrutura, o que também gera adoecimento.

Em relação ao ambiente, podemos tomar, por exemplo, a relação do dia e da noite. Durante o dia, que é YANG, temos naturalmente mais atividade, por isso o organismo precisa de mais energia à disposição para movimentar o corpo e manter as suas funções, o metabolismo é mais rápido, tudo isto acontecendo de forma fisiológica. Já à noite, que é YIN, o organismo necessita de menos atividade, em função do sono, o metabolismo é menor e o corpo utiliza este momento para revitalizar a sua estrutura, a sua matéria.

Se esta relação fica perturbada, o ser humano começa a sentir alterações das suas funções vitais, como por exemplo, a insônia que, segundo esta teoria, seria causada pelo desequilíbrio entre o YIN e o YANG ou o cansaço e a sonolência diurna, também tendo como causa o mesmo desequilíbrio. Se durante a noite, YIN, devemos naturalmente diminuir a atividade, o desequilíbrio faz com que fiquemos acordados, com mais atividade que o normal, ou mais YANG que o natural. Por outro lado, se durante o dia, YANG, temos que estar mais ativos, a sonolência é a manifestação que estamos mais YIN que o natural.

Apesar de parecer complexo ou incomum, tal teoria consegue demonstrar, de uma forma diferente, a visão de saúde e doença pensada pelos chineses há alguns milênios.

Com os avanços da medicina, a explicação para estes eventos ganhou uma nova roupagem, uma característica científica que, em alguns casos, resume a saúde e a doença a meros acertos e erros de um intrincado mecanismo bioquímico.

Por outro lado, a Medicina Chinesa vem nos lembrar de que mais do que meras interações bioquímicas, o corpo humano está envolto em um equilíbrio que se interliga infinitamente na forma como o próprio organismo funciona e na sua inter-relação com o ambiente onde vive, onde o clima, as estações do ano, o dia e a noite, a alimentação são fatores importantes para a manutenção da saúde, tudo isto interligado a este raciocínio do YIN e do YANG.

Um dos mecanismos para tratar estes desequilíbrios é o uso da Acupuntura e da Moxabustão. Através do uso das agulhas ou da queima da moxa, o acupunturista busca reestabelecer este equilíbrio perdido e restaurar a saúde. Com a escolha dos pontos de acupuntura corretos, é possível tratar uma gama enorme de patologias, simplesmente estimulando o próprio corpo a buscar o balanço adequado entre o YIN e o YANG.

Por este motivo, celebramos a Acupuntura e Moxabustão como Patrimônio Intangível da Humanidade. Para que, junto com a técnica de tratamento, o pensamento e a filosofia que caracterizam estas duas práticas que visam reestabelecer a saúde, possam ser preservados de forma integral, mantendo a sua originalidade no que diz respeito à forma de pensar e tratar a saúde e a doença. Para que não fiquemos tentados, com o passar do tempo, a ocidentalizar o raciocínio chinês que, de forma perfeita, conseguiu sintetizar a relação entre o ser humano e a natureza e explicar, mesmo que de forma diferente, o funcionamento do organismo humano.

Fonte: http://tinyurl.com/6cxyovw

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Usada para tratar insônia, a acupuntura tem 95% dos casos solucionados totalmente

A insônia, segundo a Medicina Tradicional Chinesa, é a ausência de sono reparador, tendo como fator principal a dificuldade em iniciar o sono ou mantê-lo (o chamado sono picado) e, em alguns casos isolados, sono excessivo, porém nunca revigorante.

A eficiência da Acupuntura, técnica milenar da Medicina Chinesa, para esse transtorno, resulta no fato de tratarmos o ser humano como um todo, harmonizando o conjunto psico-físico-ambiental.

Isso ocorre porque mudamos a frequência cerebral, acalmando o "Shen", ou seja, a energia mental que se manifesta por meio de nosso coração.

A técnica contribui ainda para que o indivíduo comece a enxergar-se, bem como o ambiente em que vive e se relaciona, eliminando fontes de estresse e hábitos de vida indesejáveis que propiciam os processos de insônia.

O tratamento com Acupuntura no caso de insônia começa após a avaliação energética detalhada de toda a condição física e emocional do paciente, usando recursos específicos da terapêutica chinesa, como exame de pulso e da língua.

Cada indivíduo, relacionado ao meio ambiente em que vive, é único. Portanto, para um tratamento eficaz e rápido, a conduta será personalizada para cada pessoa e a cada sessão.
Para a insônia, a ação da Acupuntura deve ser rápida e bem direcionada, não passando de quatro ou cinco sessões, o que dura aproximadamente 30 dias.

Logo em seguida, o paciente entrará em fase de manutenção, fator preventivo do processo e de extrema necessidade, que poderá ser a cada 15, 20 ou 30 dias, dependendo do estilo de vida dessa pessoa.

Em 95% dos tratamentos, a Acupuntura consegue cura total, desde que seja obedecido o programa de prevenção (manutenção) determinado pelo acupunturista; já em alguns casos raros, quando a insônia é provocada por fatores mecânicos em vias respiratórias altas, nós conseguimos melhora apenas na qualidade de vida do paciente.

É válido lembrar que a Acupuntura é uma terapêutica plástica que se molda facilmente a todos os procedimentos sem exceções. Seu objetivo é dinamizar procedimentos e ancorar o paciente.
Portanto pode e deve ser usada em conjunto com outras terapias de qualquer natureza.

Fonte: http://tinyurl.com/5wjgg7b

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Acupuntura emagrece?

A obesidade é hoje a causa de uma infinidade de doenças. Quando se fala em obesidade é sempre bom ressaltar que comemos não só por necessidade mas também por prazer.

Todos buscamos fontes de prazer na vida. Uns conseguem prazer numa caminhada na beira de uma praia, outros conseguem prazer na prática sexual, outros em jogos, alguns conseguem prazer em estudos e descobertas, etc...o obeso sente prazer em COMER.

O obeso não come por fome excessiva. O obeso come para saciar uma vontade que lhe vem 'da alma'. É como se algum mecanismo de troca em seu cérebro estivesse alterado. Muitas vezes o obeso tentar tapar problemas pessoais com comida.

Todos já sentimos pelo menos uma vez na vida a sensação de plenitude estomacal (aquela sensação de que não cabe nem mais um bago de arroz no estômago). Geralmente sentimos isso em almoços de finais de semana na casa da avó quando essa faz o prato predileto do neto. E esse então se sacia de forma descompensada. O obeso tem a necessidade de ter essa sensação sempre que come.

O fato é que nosso estômago leva cerca de 20 minutos após estar saciado a nos dar o aviso de que "não quer mais comer". E, não raro, o obeso tem o hábito de comer rapidamente.

Claro que tudo que for ingerido antes do "alarme" soar e que for além da real necessidade da pessoa, acaba virando gordura. O organismo humano entende que é uma forma de armazenamento energético para o futuro como se fossemos enfrentar algum período pós nuclear.

Todo hábito compulsivo é rápido. E quando comemos compulsivamente não é diferente.Sem freios, o organismo não tem como assimilar adequadamente o que se ingere e a conseqüência disso é o acúmulo de gordura.

A acupuntura atinge o obeso em regiões estratégicas. Veja abaixo onde a acupuntura atua no organismo quebrando o ciclo do aumento de peso.

  • Apetite - A acupuntura regula "a vontade de comer" do paciente. Não há como se controlar a fome, visto que essa é apenas um aviso de que o organismo necessita de energia para se manter. Porém, há pontos de acupuntura em que se faz a regulagem do apetite, que nada mais é que a vontade de comer além daquilo que seu corpo realmente necessita.
  • Eliminação - Outra coisa muito comum em pessoas com excesso de peso é a constipação (prisão de ventre constante). A acupuntura reeduca o sistema intestinal a eliminar fezes constantemente, colaborando assim na depuração corporal.
  • Compulsão alimentar - A compulsão é um problema ainda mais grave que o apetite voraz. O comedor compulsivo não só tem prazer em comer excessivamente, como também se sente culpado ao término de sua gulodice. É o tipo de caso que durante muitos anos foi exclusivo de clínicas especializadas e que agora a acupuntura traz uma nova proposta a fim de minimizar esses sintomas. O comedor compulsivo é como que um "viciado em comer", e deve ser tratado de forma um pouco mais delicada.
  • Qualidade do sono - A pessoa que dorme mal, vive mal. O sono de baixa qualidade é um dos fatores agravantes do estresse e da ansiedade no mundo moderno. Um dos pontos principais do tratamento com acupuntura é resgatar a qualidade do sono do paciente bem como a sua capacidade de relaxar mesmo em situações adversas.
  • Auto-estima - A visão imaginária que o gordo faz de si não é das melhores. Seus padrões de estética são alterados e muitas vezes até mesmo diferenciados. Quando se olha no espelho, o obeso vê seu peso cerca de 30% a menos do que a realidade oferece. Sabe que está bem acima do seu peso ideal mas acha que não está tão mal assim.
    Dessa forma, fortalecer o que chamamos de "eu interior" do paciente, torna-se elemento indispensável à um bom caminho de volta na trajetória do emagrecimento.
  • Ansiedade - Todo obeso quer perder em dias o que ganhou em anos. E se não for dessa maneira, ele acha que não vai funcionar e que também não vale a pena. O obeso vive ansioso, dorme mal por ter a mente agitada e come excessivamente como se a comida fosse acabar a qualquer momento.

A acupuntura age nos centros reguladores da ansiedade como que um bálsamo calmante. Com o tratamento da acupuntura, o paciente se mantém em níveis de ansiedade sob controle e permite que, dessa forma, possa controlar sua alimentação de forma saudável e até mesmo seguir com algum rigor a sua dieta (coisa que ele nunca conseguiu fazer justamente devido aos altos níveis de ansiedade).

Conforme se percebe, a acupuntura "cerca o dragão" da obesidade. Ela atua onde medicamento nenhum consegue chegar. A medicina chinesa trata a obesidade não como uma doença ou uma casualidade, mas sim como um distúrbio, um conjunto de sintomas que devem ser verificados caso a caso, de forma personalizada, visando não só o emagrecimento do paciente mas também como uma grande melhora em sua qualidade de vida.

Abaixo duas perguntas bastante freqüentes de alguns pacientes sobre emagrecimento com acupuntura.

1) Acupuntura emagrece?
- Não, acupuntura não emagrece. Quem emagrece é o paciente. É preciso entender que a acupuntura não tira um só grama da pessoa, mas a coloca em condições de começar a perder peso.

2) Se parar de fazer acupuntura a gente engorda tudo de novo?
- Claro que não. A acupuntura não é um medicamento de efeito passageiro. Ela regula o seu organismo e o coloca funcionando corretamente. Após terminado esse processo, o paciente segue sua vida normal e retorna à acupuntura quando desejar e/ou precisar novamente. Mas não que a acupuntura o torne dependente disso.

Fonte: http://nadiahaddad.blogspot.com/

terça-feira, 19 de abril de 2011

Acupuntura é tendência na medicina veterinária

Assim como nos seres humanos, o uso de agulhas para ativação da energia vital traz bem-estar para bichos

Fortaleza Aumenta o interesse de criadores de cães e gatos por novos tratamentos de saúde para seus pets. De olho nesta tendência, as médicas veterinárias Sarah Bezerra Honório e Jamille Cavalcante de Albuquerque Rodrigues inauguraram a Vetac, clínica que alia Veterinária e Acupuntura para pequenos animais. Elas atestam que a Acupuntura traz bem-estar e aumento da qualidade de vida para os bichos. Durante as sessões, é comum os cães sentirem completo relaxamento. Chegam até a dormir, enquanto ficam com agulhas em pontos do corpo.

Sarah explica que esta forma de tratamento, originada da Medicina chinesa, entende a saúde como o equilíbrio da energia vital, o "Qi" (pronuncia-se "Ti"). Se esta energia não flui no organismo naturalmente, acontecem as doenças. "A maior indicação da Acupuntura é no tratamento da dor", afirma, apontando que as causas principais são por distúrbios músculo-esquelético, tais como discopatias, displasia coxofemural e hérnias; gastrointestinais, a exemplo das diarreias ou constipação; e respiratórios. No caso da displasia, algumas raças caninas apresentam maior predisposição. Entre elas, as de grande porte como Rotwailer, Pastor Alemão e Labrador, mas também o pequeno Dachshund, com sua coluna alongada e patas curtas.

A eficiência do tratamento consiste em equilibrar a energia vital, com a ativação dos chamados meridianos e seus acupontos, por meio de agulhas na pele. Segundo Sarah, são 12 meridianos, com cerca de 20 a 60 acupontos em cada um deles. "Os meridianos são linhas imaginárias de fluxos de energia. Os acupontos são feixes de fibras nervosas livres na pele. O tratamento consiste em ativar esses pontos com agulhas de aço inoxidável, para equilibrar o fluxo de energia. O procedimento permite o alívio de dores e bem-estar geral do organismo", afirma.

"Nos acupontos, as agulhas estimulam o Sistema Nervoso Central, permitindo a liberação de neurotransmissores que vão proporcionar efeito analgésico, por conta da produção de opióides naturais, e antinflamatórios, pela produção de endorfinas, com bem-estar e relaxamento, além de regular o Sistema Nervoso Autônomo", aponta a veterinária. As agulhas são descartáveis e a quantidade utilizada varia conforme a doença. O efeito analgésico da ativação dos acupontos dura, em média, 48 horas.


Indicação

As sessões são indicadas para duas vezes por semana, com 30 minutos de duração cada. O ideal é fazer, pelo menos, dez sessões. As veterinárias atendem na clínica, mas também em domicílio. O procedimento é recomendado para todos os tipos de cães e gatos, independentemente de raças, sexo ou idade. Sarah afirma que os cães se comportam melhor, mas é possível também tratar os gatos. Sarah exemplifica que o animal muito estressado, agressivo e que late muito, pode apresentar distúrbios gastrointestinais, como diarreia. Ao contrário da Medicina convencional, que trataria particularmente os intestinos, a Acupuntura busca chegar à verdadeira causa da doença, e não apenas órgãos isolados do corpo. Daí a preocupação em restabelecer o equilíbrio integral do organismo.

As vantagens do tratamento são inúmeras. Ela destaca a melhoria das funções orgânicas, não tem efeitos colaterais, aumento da vitalidade, melhoria da performance esportiva, no caso de animais de competição e até rejuvenescimento. "70% dos cães dormem durante a sessão", diz Sarah. Jamille observa que, para animais que já utilizam medicamentos convencionais, a tendência é reduzir o uso, se associados à Acupuntura. Nos casos de doenças degenerativas, as agulhas favorecem o bem-estar geral, com aumento na qualidade de vida. A Vetac também oferece atendimento na Medicina Veterinária tradicional. Porém o destaque fica para as sessões com as agulhas. "Muitos criadores preferem tratar seus animais dentro de uma visão holística, com mais bem-estar e qualidade de vida", afirma, observando que os profissionais da área estão de olho nesta crescente demanda.

Fonte: http://tinyurl.com/3q2bgrt

domingo, 17 de abril de 2011

Chile fará acupuntura durante preparação para a Copa América

Durante a preparação para a Copa América, que será disputada em julho, na Argentina, os jogadores da seleção do Chile serão submetidos a sessões de acupuntura para se recuperarem fisicamente, anunciou nesta quinta-feira o preparador físico da equipe, Hernán Torres.

Segundo declarações de Torres à rádio ADN, de Santiago, essa será uma das técnicas para que os jogadores estejam bem, mesmo após a disputa de toda uma temporada.

"Essa é uma das ideias que vinha sendo pensada há um tempo, desde que começamos a fazer observações desta atividade, que em geral é desconhecida", disse o preparador físico, um dos colaboradores do técnico do Chile, o argentino Claudio Borghi.

"Foram feitas muitas pesquisas, em muitos processos de recuperação. Esperamos que seja uma área que possamos desenvolver e gerar um plano de ação para recuperar a equipe", acrescentou.

Ainda de acordo com Torres, a acupuntura é utilizada para os setores nervosos, de cansaço e de estimulação dos músculos, o que permite aos atletas se prepararem da melhor forma.

A seleção chilena está no Grupo C da Copa América, junto a Uruguai, México e Peru. Segundo o preparador físico, a equipe se concentrará para o torneio a partir do dia 31 de maio.

"Primeiramente, queremos ficar alguns dias em Santiago, para depois fazer uma intertemporada em outro lugar. Um lugar de descanso, com privacidade", finalizou.

Fonte: http://tinyurl.com/3u6kfsc

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Benefícios da acupuntura em lesões no esporte

Com o início do ano inicia também para nós, atletas profissionais e amadores, o nosso ano esportivo. Muitos começam a pensar no seu calendário de provas colocando seus desafios principais e aqueles secundários apenas para verificar se os treinamentos estão corretos.

Para muitos o ano será de desafios, sejam eles provas com distâncias mais longas ou melhora no tempo das provas. E o que acarreta tudo isso? Aumento do volume e/ou da intensidade dos treinamentos e como conseqüência o surgimento das dores músculo-esqueléticas e da fadiga muscular.

Como podemos fazer para minimizar esses efeitos e não perdermos aquela prova tão sonhada ou aquele tempo tão buscado?

Existem vários métodos utilizados para diminuir essas dores ou a fadiga muscular provocadas pelos treinamentos e um deles é a Acupuntura.

Acupuntura

Desenvolvida na China há mais de três mil anos, a prática da acupuntura foi introduzida no Ocidente no século XVII. A terapia é indicada para patologias diversas - mas não todas, como ressalta o diretor do Centro de Acupuntura do Instituto de Ortopedia Traumatologia (IOT) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), Wu Tu Hsing, em artigo no site da USP Online. É particularmente eficiente contra dores, entre elas cólicas menstruais, enxaquecas, fibromialgia e dores esquelético-musculares.

Para problemas estruturais, em que há dano em estruturas do corpo, ainda não há comprovação de sua eficácia. "A acupuntura melhora as dores causadas por uma artrose no joelho, por exemplo, mas não resolve o desgaste do joelho, não rejuvenesce a articulação", explica Wu. "O nosso desafio então é estudar a utilização da acupuntura para tratar doenças estruturais", projeta o médico.

Segundo a medicina tradicional chinesa, a acupuntura atua trazendo de volta o equilíbrio físico e espiritual da pessoa, ao restabelecer o seu fluxo de energia ("Qi"), que por algum motivo estava anormal.

De acordo com a medicina ocidental, o mecanismo de ação da prática da inserção de agulhas em determinados pontos é baseado na liberação de endorfina (analgésico) e do ACTH, precursor da cortisona, um anti-inflamatório potente produzido pelo próprio organismo.

Para o ortopedista e médico do esporte, Ricardo Galotti, em um artigo da Revista Vigor, os atletas de alto nível, realizam as sessões de acupuntura entre três e quatro vezes por semana. "O atleta que está competindo ou está às vésperas de iniciar um campeonato, não tem tempo para repousar por longo período e se submeter a longos tratamentos. Assim, a acupuntura é uma alternativa bastante interessante, já que pode ter efeito imediato já na primeira sessão".

De acordo com o especialista, as principais indicações de lesões esportivas para tratamento com acupuntura são: tendinite patelar, lesões musculares, fasceíte plantar, entorse de tornozelo e lombalgia. "A acupuntura é uma ótima opção para atletas, já que não causa dopping e não tem os efeitos colaterais como os medicamentos. Jogadores de futebol submetidos à acupuntura, por exemplo, costumam apresentar melhora em cerca de 90% dos casos".

Vale lembrar que o procedimento é seguro, desprovido de efeitos colaterais, e minimamente invasivo e doloroso, desde que realizado corretamente por um profissional capacitado.

Fonte: http://tinyurl.com/3olscus

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Auriculoterapia

Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, no nosso corpo existem diversos microssistemas, como orelhas, pés, mãos e crânio, onde cada um deles representa o próprio corpo, nos quais órgãos e funções desse estão relacionados a pontos específicos nesses microssistemas. No caso da orelha, por exemplo, podemos visualizá-la como sendo um feto de cabeça para baixo, onde o lóbulo seria a cabeça e os pés estariam na parte superior da orelha.

A figura acima ilustra a correspondência de pontos auriculares com todos os órgãos e funções do corpo humano. De cada um desses microssistemas, deriva uma técnica de acupuntura/reflexoterapia:

Embora os orientais conheçam há milênios essas relações entre os pontos de acupuntura e os órgãos e funções do corpo, somente recentemente cientistas da Universidade da Califórnia comprovaram essas ligações (fato relatado em artigo publicado na revista Superinteressante - edição de fevereiro de 1999).

Através do estímulo desses pontos, a auriculoterapia tem sido usada com sucesso no tratamento de diversas patologias físicas e psíquicas. Ela pode ser usada isoladamente ou em conjunto com a acupuntura sistêmica; nesse último caso, há uma potencialização no tratamento, resultante dessa associação. O estímulo pode ser realizado tanto por agulhas de acupuntura de uso sistêmico, como também através de sementinhas ou agulhas próprias para ficarem implantadas na orelha por algum tempo.

Além de ser usada como técnica de tratamento, a auriculoterapia é usada como complemento de diagnóstico, através da observação de alterações no pavilhão auricular. Esse diagnóstico complementar é importante para a escolha dos pontos a serem estimulados.

Em alguns casos, a auriculoterapia tem efeito mais rápido que a acupuntura sistêmica, pois o estímulo aos pontos reflexos correspondentes a órgãos e funções ativa pontos específicos do cérebro ligados a esses órgãos e funções. Pode-se dizer que a ação da auriculoterapia é mais pontual, isto é, trata o foco da doença, enquanto a sistêmica é mais abrangente, cuidando e reequilibrando o organismo como um todo. Portanto a auriculoterapia, assim como todas as outras técnicas de microssistemas, complementa a acupuntura sistêmica, quando necessário.

Fonte: http://espaconnatural.blogspot.com/

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Acupuntura Estética

Gordura localizada? Rugas? Reduzir culotes e/ou medidas? Ter uma pele firme? Acupuntura nelas!

Extremamente eficaz contra os distúrbios do estresse, a acupuntura tem apresentado resultados importantes nos tratamentos de correção estética - e ainda pode ser uma aliada eficaz para alcançar o corpitcho ideal em menos tempo.

Fabrício Escudine, fisioterapeuta do Centro Brasileiro de Medicina Chinesa, indica a acupuntura para vários tipos de problemas pois melhora o metabolismo corporal como um todo, tanto na parte hormonal como na vascular. O efeito analgésico no combate às dores no corpo, pelo qual o método se popularizou, é apenas um dos usos da terapia.

A terapeuta holística Alessandra Vianna, do centro médico integrado NutriPrime (RJ), ressalta o caráter preventivo do método oriental, em contraponto com a medicina ocidental. Segundo ela, a acupuntura serve para tudo: ajuda a manter o equilíbrio energético do corpo, mantendo-o estável contra quaisquer males, já que, na cultura do Oriente, as doenças só conseguem se instalar ao se aproveitarem de um déficit de energia.
Já nós, do Ocidente, estamos mais acostumados a remediar e não a prevenir.

Contra a gordura localizada:

Através dos meridianos (fluxos de energia vital conhecidos por ki, em japonês, ou chi, em chinês) da acupuntura, as pequenas agulhas estimulam o organismo a reagir bioquimicamente, de maneira positiva, desintoxicando e reequilibrando o metabolismo.

O procedimento, segundo Escudine, pode facilitar a eliminar a gordura localizada e alguns dos inimigos mais implacáveis das silhuetas femininas. São muitos os métodos - para a estética, existe a eletroacupuntura, estímulos elétricos em determinados meridianos que provocam a eletrolipólise. A eletrolipólise, por sua vez, faz com que as gorduras acumuladas possam ser quebradas e, assim, passem para áreas aquosas do organismo em que sua excreção se torna mais fácil.

A acupuntura tb é um grande recurso para problemas da pele. Rugas, flacidez e gordura localizada têm sido solucionadas através das pequenas agulhas que, ao estimular a reação do organismo, provocam uma melhoria do tecido.

Em casos, correções quaisquer, como as originadas por um desequilíbrio energético ou mesmo neurofisiológico, podem ser feitas através da eletroacupuntura: elevação de seio, redução de culote, diminuição de rugas, redução de abdômen, pós-cirúrgico de uma lipoaspiração, diminuição de medidas na cintura, tecido flácido na parte posterior do braço: tudo isso pode ser resolvido com algumas sessões de acupuntura.

Mas pra quem tem pavor de agulhas, saiba q são inseridas de maneira oblíqua e não perpendicular nas áreas de abrangência de gordura e músculo. Isso significa que só atingem superficialmente, sem nenhum risco de perfuração de vísceras ou órgãos.

A máxima 'mente sã em corpo são' é potencializada na acupuntura. Muitas mulheres sofrem com a ansiedade, que é capaz de desregular a carga energética a ponto de não conseguirem ter um corpo saudável.

O bom é que a acupuntura realiza o tratamento de dentro para fora, ou seja, a pele reflete a sua saúde. Não podemos esquecer que a nossa pele é o maior órgão que possuímos.

Fonte: http://tinyurl.com/3f9btdc