segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Combatendo a asma com Acupuntura

Tosse, falta de ar, sensação de aperto no peito. Quem sofre de asma ou convive com um portador dela sabe o quanto ela pode comprometer a qualidade de vida.

Dados do Ministério da Saúde estimam que 35% dos brasileiros sofrem de doenças alérgicas; entre elas a asma, que atinge quase 16 milhões de pessoas e é a quarta maior razão de internações no Sistema Único de Saúde (SUS). Pesquisadores brasileiros desvendam parte do mecanismo de ação da acupuntura no tratamento da asma; a eficácia do tratamento já vinha sendo comprovada na prática, à muito tempo,de poucas décadas para cá o constatou-se o que a terapias chinesa já defendia a milênios; que a acupuntura é um método eficaz para combater a enfermidade e uma alternativa aos medicamentos convencionais como os broncodilatadores.

No Brasil, a mais de 10 anos, em 1997, um estudo de dois anos, foi conduzido pela pediatra Elisabete Carneiro, no qual 54 crianças participaram deste grupo de acupuntura infantil, onde revelou que a freqüência, a intensidade e a duração das crises de asma diminuíram após algumas aplicações de acupuntura, além de reduzir o número de infecções de repetição como amigdalite, otite e sinusite. "Em suas palavras ela diz:" antes de serem tratadas com acupuntura, todas as crianças usavam broncodilatores. Depois da aplicação, apenas 5% delas precisavam recorrer a esses medicamentos.

Segundo afirma o ortopedista Ysao Yamamura, chefe do setor de Medicina Chinesa do Departamento de Ortopedia da Unifesp e orientador do trabalho, "a acupuntura é capaz de retardar a evolução da alergia e evitar que a asma se torne crônica."

Apesar de as crianças serem os principais beneficiados pelos resultados da pesquisa brasileira, isso não quer dizer que os adultos não sejam, pelo contrário, nos adultos ela também é muito eficaz,pois ajuda a atenuar os desconfortos da enfermidade.

"Afirma ainda esta pediatra:" as limitações foram superadas. As crianças voltaram a praticar atividades típicas da infância, como correr e andar de bicicleta. Também recuperaram peso e estatura"além disso, complementou" os broncodilatadores tratam os sintomas, mas não atacam as causas do problema.

Vários outros trabalhos foram feitos neste sentido, em especial aqueles que mostram os diferentes padrões de asma e como devem ser adequadamente tratado cada um, como: asma de início tardio, asma alérgica, asma relacionada a padrões do Fígado,asma relacionada a emoções e outros.

Não é a toa que a Asma tenha sido uma das enfermidades, mais difíceis de serem tratadas e erradicas de nossa sociedade, tendo em vista a complexidade e a quantidade de fatores causais da enfermidade, que muitas vezes são difíceis (para não dizer impossível) de serem controlados pelo clínico. Tais como os fatores relacionados a estresse, pressões de todos os tipos, comuns da atualidade, assim como a adição contínua e desenfreada de produtos artificiais em nossa dieta, nos quais constitui um dos fatores mais importantes na indução desta enfermidade.

Felizmente, sabemos que este problema pode ser sanado, desde que adotemos medidas preventivas adequadas e que ao mesmo tempo o tratamento seja direcionado à causa principal. A terapêutica chinesa é ampla, acupuntura, é a mais tradicional terapêutica para o tratamento desta enfermidade, porém, outras modalidades de tratamento, em especial a fitoterapia chinesa, também são adequadas, desde que o método e o padrão de tratamento obedeçam a princípios rígidos semelhantes, sempre adequando-se a cada caso em particular.

Fonte: http://tinyurl.com/294sd3r

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Conceitos Psicossomáticos na visão da Medicina Tradicional Chinesa

Quando falamos em personalidade ou constituição da mesma, e ainda se pensarmos ocidentalmente, parece impossível fazer qualquer tipo de comparação com os movimentos do universo. Perante uma infinidade de sentimentos e emoções, muitas vezes congruentes que norteiam nosso cotidiano, podemos sim, apesar das diferentes combinações e intensidades emocionais, e através do pensamento oriental classifica-las dentro dos cinco movimentos, de acordo com as leis de mobilização do Qi.

Não se trata de classificação completa e literal, mas de acordo com a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) podemos, através do estudo das emoções dentro dos cinco elementos, observar as deficiências e excessos energéticos dos Zang Fu, e assim, definir as características emocionais que dominam e constituem a personalidade de uma pessoa.

"A busca do equilíbrio entre as forças Yin e Yang é o motor da vida. É claro que o equilíbrio estático não existe, o que existe é um desequilíbrio dinâmico. Deste modo, se pensarmos nos Cinco Movimentos, em determinados momentos, um vai estar sempre prevalecendo sobre os outros ou vai haver uma mescla de características de vários Movimentos. Alguns autores afirmam ser possível, através dos comportamentos apresentados pelas pessoas, classificá-las segundo os Cinco Movimentos e deduzir o estado de plenitude ou deficiência dos respectivos Zang-Fu." ( SANTOS, 2004)

Segundo a autora, não existem tipos puros, se existem, são muito raros. O que nota-se é o que ela denomina de adaptabilidade comportamental perante as diversidades vividas pelo indivíduo. E também, de acordo com a MTC, os cinco tipos podem ser classificados em Yin ou Yang, o que dependerá da natureza da sua manifestação.

De acordo com Ross (2003), cada pessoa terá que aprender a lidar com as diversidades que a vida proporciona. Quando ela consegue trabalhar essas diversidades de maneira positiva, aprendendo com suas limitações, permitindo-se expressar e desenvolver suas habilidades naturais, esse processo pode ser difícil, porém esta pessoa terá maior satisfação consigo e com a vida. Ele estabelece, dentro dos Cinco Movimentos, dez tipos de personalidade, que nada mais são que os mesmo Cinco Movimentos, analisados sob seus aspectos Yin e Yang (sendo os outros cinco: Shao Yang, Tai Yin, Shao Yin, Yang Ming e Tai yn). E ainda afirma, de acordo com sua interpretação pessoal, que cada Movimento, segundo sua natureza determina lições de vida.

Personalidade Metal

Afirma Ross (2003), que o Metal está ligado ao corpo energético, à respiração e ao ritmo constante de fazer entrar e deixar sair. Está ligado à formação, manutenção e dissolução dos vínculos energéticos, à lapidação da sabedoria. É a habilidade de encarar a verdade e tornar-se uno com ela.

De acordo com o que descreve Santos (2004), a Personalidade Metal, caracteriza-se pela firmeza de caráter, frieza, força moral, forte poder de decisão (pouca dúvida), inflexibilidade, determinação e paciência. Geralmente prefere realizar tarefas sozinhas, e não gosta de solicitar ajuda. Têm como característica a persistência, correndo o risco de se tornarem teimosos, pela perda do senso da realidade, e insistem em seguir adiante mesmo em condições adversas. São considerados auto-suficientes, e muitas vezes, rígidos e frios, mas não criminosos. A emoção predominante manifestada quando não conseguem se mostrar como realmente são ou desenvolver sua espontaneidade é a Tristeza.

Personalidade Água

A Água representa o armazenamento e a conservação de energia e, do mesmo modo, a energia concentrada da vontade é dirigida à obtenção de metas. Ela representa as principais mudanças da vida relacionadas ao crescimento. Havendo também as limitações impostas pelo medo. Representa a força interior e a fé em si mesmo. (ROSS, 2003).

A pessoa com este tipo de personalidade, geralmente são sociáveis, porém sutis, que respeitam as opiniões e diferenças dos outros á sua volta. Buscam de forma sutil se incluir e colocar suas idéias de forma indireta. Evitam conflitos frontais, trabalham de forma discreta, se colocando a partir de "baixo" para alcançar seus objetivos. Assim, demonstra atitudes ambíguas para nunca entrar em conflito com ninguém. São flexíveis e espontâneos, adaptáveis e dotados de grande intuição.

Com grande habilidade, convence os outros facilmente à realizar coisas que os beneficiem, por isso podem ser caracterizados também como egoístas e manipuladores. Também têm pouco poder de decisão, pouca determinação e uma instabilidade em seu temperamento. Podem se tornar inseguros com relação a si mesmos e desenvolverem uma baixa auto-estima. De acordo com os Cinco Movimentos, quando as coisas não vão bem a emoção predominante do tipo Água é o Medo. (SANTOS,2004).

Personalidade Madeira

A Madeira, de acordo com Ross (2003), representa liberdade de expressão, de criatividade e de independência em harmonia com as necessidades dos outros, intuição e o desenvolvimento harmonioso do potencial da pessoa. Representa planos e decisões como manifestação externa desse desenvolvimento.

De acordo com Santos (2004), são caracterizados pelo seu dinamismo, criatividade e imaginação. São geralmente muito respeitados por sua nobreza moral, seu espírito bondoso, generosidade e sua capacidade ética. Ótimos profissionais, muito organizados e empreendedores, também sociáveis, gostam de se relacionar e trabalhar pelos outros, dispensando trabalhos individuais. Colaboradores, com espírito abnegado, são capazes de sacrifícios em prol dos outros e do bem comum, como também convence facilmente o coletivo á trabalhar pelo mesmo bem superior. Conseguem separar os assuntos de diferentes naturezas. São capazes de realizar várias tarefas ao mesmo tempo, e quando não dão conta de tudo, se frustram. Podem se tornar ambiciosas e apressadas, ansiosas para atingir os objetivos que se impõem. A emoção que predomina em caso de desequilíbrio, como já vimos é a Raiva.

Personalidade Fogo

Fogo representa o espírito, consciência, amor, afeição e alegria. Inclui comunicação e expressão de idéias e sentimentos. É espontâneo, ativo e social, exercendo uma experiência de unidade em toda a vida.(ROSS, 2003).

Segundo o que descreve Santos (2004), as principais características do tipo Fogo são: transformação, mudança, atualização, autoconfiança, vitalidade, capacidade de organização, habilidade mental. Procuram sempre evoluir, e são transgressores de normas. São líderes natos, abnegados, lutadores, resolutos, inimigos da passividade e da indiferença. Trabalham sempre por um ideal, combatendo valores obsoletos e tradicionais, são considerados ousados. Por outro lado não são muito tolerantes com a opinião dos outros, podendo se tornar violentos. É preciso aprender a controlar seu temperamento apaixonado, moderando a ambição pessoal de modo a se proteger das traições. Como vimos, emoção predominante quando não conseguem manifestar-se equilibradamente é a Euforia (alegria descontrolada ou mania).

Personalidade Terra

Matéria sólida é a Terra, representada pelo fundamento, estabilidade e praticidade, nutrição, cuidado e solicitude com os outros.Simboliza a mente analítica e a contemplação. (ROSS, 2003).

Metódicos e sistemáticos, austeros, precavidos, bons administradores, com grande capacidade para as finanças (para poupar e utilizar coisas aparentemente inúteis, o tipo Terra não faz nada sem pensar e na incerteza. Ele consegue ser lógico, realista, fazendo boas previsões do futuro, devido à sua capacidade de pensamento sistemático. Demoram à agir, mas quando o fazem são ágeis. Tem grande capacidade com as finanças, para poupar e para dar destino a coisas aparentemente inúteis. Eles preferem a rotina, nunca improvisam e podem se tornar obsessivos. Com pouca imaginação, são conservadores e não gostam de mudanças bruscas e desorganizadas, afirma Santos (2004). A emoção predominante quando não conseguem atingir o equilíbrio é o Pensamento Obsessivo (idéia fixa).

De acordo com Ross (2003), quando o indivíduo consegue trabalhar a fim de alcançar um maior equilíbrio energético, claro que, respeitando o ritmo particular de cada um, pode-se conseguir as mudanças necessárias para suprir as necessidades emocionais de cada um.

fonte: http://www.cetn.com.br/CETN/WebSite/Artigo/conceitos-psicossomaticos-na-visao-da-medicina-tradicional-chinesa,20100817113134_L_774.aspx

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Auriculoterapia no tratamento de crianças com bronquite

No tratamento de crianças, a auriculoterapia com sementes é uma excelente ferramenta em vista de seu caráter não invasivo e a rápida resposta ao estímulo. Outro fator importante é que não apresenta contra-indicação, podendo ser realizada juntamente com a terapia alopática, ajudando a minimizar os efeitos colaterais que alguns medicamentos possam trazer.

Mas quando falamos em tratamento de criança com acupuntura, qualquer que seja a técnica, precisamos lembrar as diferenças existente entre as mesmas e os adultos. Crianças possuem maior delicadeza e suscetibilidade a agressão de fatores externos que causam distúrbios de Qi, seu sistema se defesa só está completo depois dos 7 anos e são muito sensíveis aos sentimentos daqueles que o cercam, principalmente a mãe. Disfunções relacionadas à alimentação da criança, também são fatores de grande influência ao adoecimento. Grandes quantidades de alimentos, alimentos condimentados e horários de alimentação, interferem no funcionamento energético do nosso corpo. Alimentos como leite de vaca, por exemplo, parece ser de um grande valor nutritivo, porém se a criança apresentar um Baço com deficiência, esse se ingerido em grande quantidade, poderá lesionar ainda mais este órgão, levando-o a uma sobrecarga de trabalho. O Pulmão é o órgão mais exterior por ser o responsável pela dispersão e descida do Jin Ye (fluidos corpóreos) e do Wei Qi (energia de defesa), o que faz dele o primeiro órgão a ser afetado pelos fatores patogênicos exteriores.

Problemas respiratórios na infância são a causa mais comum de internações hospitalares, sendo a poluição do ar e o tabagismo em domicilio, na atualidade, os principais fatores desencadeantes. Entre as principais patologias encontramos asma, bronquite, sinusite, rinite e alergias em geral.

A bronquite é uma doença pulmonar que dentro da visão da MTC que pode ser causada tanto por fatores externos (invasão de vento frio ou calor e umidade), como por fatores internos (deficiência de Pulmão, Rim, Baço-pâncreas, ou, excesso de Fígado).

A deficiência energética causada por essa doença no organismo da criança seja ela, pela invasão de Xie (energia perversa) ou pela deficiência do Wei Qi (energia de defesa) e debilidade de Pulmão, Baço-pâncreas e Rim, pode levar um atraso no desenvolvimento físico, motor e cognitivo.

Em razão dos fatos apresentados, o objetivo deste estudo é mostrar a eficácia do uso da auriculoterapia em crianças para o tratamento de doenças respiratórias através de três casos atendidos entre maio e agosto de 2008.

Os casos que foram estudados neste trabalho, foram diagnosticados dentro das síndromes energéticas depois de realizada uma anamnese composta de inspeção (face) e Interrogatório (apenas com os pais). Em seguida foi realizada a escolha dos pontos auriculares, em todos eles foram usados somente sementes de mostarda.

O acompanhamento dos casos realizou-se em duas sessões nas duas primeiras semanas, passando a uma sessão por semana completando as seis semanas de tratamento.

Pontos Utilizados nos três casos.

Pulmão, Shen Men,Tórax, Supra-renal, Ping Chuan, Brônquios, Simpático, Rim, Intestino Grosso, Nariz interno, Baço/Pâncreas, Estômago.

Com base nos três casos clínicos estudados, pudemos perceber a eficácia do tratamento utilizando apenas auriculoterapia com semente de mostarda. Todas as crianças tratadas apresentaram melhora no quadro respiratório e não apresentaram nenhum tipo de trauma em relação ao tratamento, criando vinculo com o terapeuta e tendo resposta imediata ao estimulo. Outra vantagem que observamos no uso da aurículo foi a necessidade das crianças ficarem apenas poucos minutos sem se mexer, e nem precisaram estar totalmente paradas para a colocação das sementes, o que no caso de crianças pequenas pode ser um fator de estresse aos mesmos, aos pais e ao terapeuta.

Por sua vez, a criança também deve ser orientada do que ocorrerá durante o tratamento, da importância de permanecer com as sementinhas e de estimulá-las durante alguns períodos.

O primeiro passo no tratamento com crianças é minimizar seu sofrimento, mesmo tratando inicialmente apenas as manifestações, e, a partir daí buscar a causa e tratar sua raiz. É importante considerar também os efeitos que as medicações ingeridas causaram no organismo, desequilibrando ainda mais a energia dos órgãos referentes à sintomatologia apresentada.

Com a escolha da auriculoterapia para o tratamento podemos tratar as manifestações e a raiz ao mesmo tempo já que essa técnica trata as disfunções e harmoniza Zang Fu (órgãos e vísceras) através do mesmo ponto.

Além das 8 (oito) sessões propostas nos estudos de casos, os pacientes continuam sendo atendidos, para manutenção e continuidade do tratamento para prevenção em alguns casos, e eliminação total dos desequilíbrios causados no organismo pelas patologias de outros.

Assim sendo, o auriculoterapeuta é apenas um instrumento guiado pelos seus conhecimentos, sua intuição e intenção em prol de seu paciente, que utiliza ferramentas e terapias naturais para favorecer a credibilidade do ser humano em si próprio, e assim, proporcionar sua cura, seja ela interior ou exterior, através de suas próprias energias.

Fonte: http://www.cetn.com.br/CETN/WebSite/Artigo/auriculoterapia-no-tratamento-de-criancas-com-bronquite,20100810095231_Y_603.aspx

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Agulhas que ajudam a estudar melhor

Ansiedade, stress, tensão muscular, preocupação excessiva, cansaço são alguns dos sintomas que muitos estudantes apresentam antes, durante ou depois das provas de vestibular. A cobrança sobre si mesmo e de familiares, as incertezas na escolha do curso. Tudo isso faz com que muitos estudantes sofram de desordens emocionais e dolorosas durante este período da vida.

Por isto, a tranquilidade é fundamental. O stress pode comprometer o desempenho durante os exames mesmo que o vestibulando tenha se dedicado intensamente aos estudos. E uma alternativa para contornar ess
es problemas é a acupuntura.

A inserção de finíssimas agulhas em pontos estratégicos do corpo estimula o organismo a produzir substâncias naturais ligadas à sensação de bem-estar. Possui efeito analgésico, antiinflamatório e antidepressivo combatendo dores, ansiedade e estresse. Desta forma, a energia do sistema nervoso é gradativamente recuperada e a tranqüilidade e o bem estar restabelecidos.

Segundo a medicina tradicional chinesa, o organismo humano possui uma rede de canais, os meridianos, nos quais circulam energia. Nestes meridianos encontram-se os pontos trabalhados pela acupuntura.

“A acupuntura trabalha com a energia do corpo, buscando equilibrá-la. Não é colocada nenhuma substância química nas agulhas, elas estimulam as fibras nervosas do organismo, essas por sua vez liberam
os neurotransmissores que vão até o sistema nervoso atuando na diminuição das dores”, explica a médica especialista em acupuntura, Graça Gomes.

A Acupuntura é uma excelente forma de relaxar pois dispersa a ansiedade e as tensões, através do equilíbrio de Yin e Yang, aumentando os hormônios da alegria e do bem estar (serotonina e endorfina) sem agredir o corpo e a mente.

Com algumas aplicações já é possível sentir o resultado. O sucesso do tratamento depende da continuidade. O ideal é que as consultas sejam iniciadas, pelo menos, um mês antes das provas, com sessões sema
nais, até o dia que antecede ao vestibular.

Cada sessão dura em torno de 20 minutos. Depois é feita a reavaliação para estabelecer em que periodicidade se fará o controle. Os pontos de acupuntura também podem ser estimulados com laser, adesivos, aplicação de calor (moxabustão) e sementes de mostarda aplicadas na orelha, entre outros.


Vantagens da Acupuntura

Inúmeras possibilidades de aplicação: é útil em qualquer doença, oferecendo auxilio de uma maneira ou de outra em todas as faixas etárias e independente do sexo, podendo ainda ser facilmente associada a outras modalidades terapêuticas.

Diminuição do uso de medicamentos: o uso de drogas está se tornando abusivo, com freqüentes intoxicações. A acupuntura regula o equilíbrio do organismo, melhorando a circulação sangüínea, aumentando a resistência corpórea e sendo capaz de mudar a constituição corporal, por isso, reduz ao mínimo a necessidade de drogas e aumenta a eficácia terapêutica. Além disso, constitui-se num tratamento mais econômico.

Segurança no tratamento: é uma prática extremamente segura exigindo, no entanto, um nível técnico do terapeuta.

Complementa as lacunas da medicina moderna: a medicina moderna ainda não conseguiu resolver muito dos problemas que atingem o ser humano. A acupuntura, isoladamente ou associada a drogas, obtém melhores resultados.

Fonte:
http://tribunadonorte.com.br/vestibular/agulhas-que-ajudam-a-estudar-melhor/157202

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Acupuntura trata depressão na gravidez

A gravidez é uma benção. Sentir o crescimento e desenvolvimento de uma pequena vida dentro do nosso corpo parece de fato uma experiência única, e apesar de alguns incômodos que uma gestação possa trazer, estar grávida é muito gratificante. No entanto, uma gravidez e posterior condição de mãe são situações muito exigentes, necessitando que a mulher se encontre nas melhores condições possíveis, tanto físicas como psicológicas. Às vezes não é possível, e temos um grande problema uma vez que na gestação devemos evitar ao máximo o uso de medicamentos.

Devido os grandes males da medicação, foi recentemente apresentado em Chicago o resultado de um estudo que defende a eficácia do tratamento por acupuntura da depressão em mulheres grávidas. Os autores deste trabalho defendem que esta técnica milenar chinesa, constitui uma possibilidade de tratamento da depressão barato, e com poucos efeitos colaterais que deve ser levada em conta, na medida que os anti-depressivos podem ser muito prejudiciais ao desenvolvimento do feto.

Nesta investigação foram analisadas 150 mulheres grávidas e com depressões graves, durante 8 semanas. Num grupo aplicou-se o tratamento para a depressão através da acupuntura e no outro uma falsa acupuntura, que não visava tratar a depressão.

O resultado foi claro, as mulheres que foram realmente tratadas à depressão por acupuntura apresentaram melhorias significativas.

A depressão durante a gravidez é uma temática muito preocupante, uma vez que tem efeitos negativos sérios tanto na mãe como no bebê e em todos os que privam de perto com alguém nesta situação.

fonte: http://portaldaacupuntura.com/tratamentos/acupuntura-trata-depressao-na-gravidez/

A Acupuntura trata a Impotência Sexual masculina

Impotência sexual masculina é sinônimo de disfunção erétil, e traduz-se por uma incapacidade de ter e/ou manter uma ereção de forma a conseguir uma relação sexual satisfatória.

A disfunção erétil começa no homem, no entanto, afeta de uma forma indireta todos os que partilham a sua vida com o doente. O resultado de não se saber lidar e muitas vezes desprezar este problema, resulta freqüentemente em separações matrimoniais, depressões severas, falta de auto-estima e outras alterações comportamentais de conotação negativa.


Hoje em dia esta disfunção já está amplamente estudada e podemos dizer que existem causas físicas, psicológicas ou até uma combinação de ambas responsáveis pela malfadada disfunção erétil que podem ter a certeza, que afeta, afetou ou afetará a maioria dos homens do planeta Terra.


Como costumo dizer, se enfrentarmos o problema enquanto este é ainda um “probleminha”, ele nunca chegará a ser problema e sim, existem várias formas e métodos de tratamento, que vão desde a adoção de medidas saudáveis (deixar de beber, deixar de fumar…) no nosso quotidiano até à pratica da Acupuntura.

A Medicina Tradicional Chinesa acredita que todo o nosso organismo se inter- relaciona e se auto influencia permanentemente, isto é um problema físico ou mental, não resulta apenas de um mau funcionamento de um meridiano, mas sim de vários. Assim para podermos tratar a impotência Sexual, precisamos colocar agulhas em pontos pertencentes a vários e diferentes meridianos. O leque de opções de tratamento que temos na Acupuntura é grande, portanto vou deixar aqui registrados os pontos mais comumente estimulados neste tratamento: VG 20; VC2; VC3; VC4; VC6; B23; E36.


Fonte: http://portaldaacupuntura.com/doencas/a-acupunctura-trata-a-impotencia-sexual-masculina/

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Acupuntura ajuda também na cura de doenças em animais

A acupuntura veterinária é reconhecida como especialidade médica pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária desde 1995. O tratamento com agulhas que os homens conhecem como alternativo para casos em que a medicina tradicional não resolve pode ser encarado como único ou como terapia adicional quando se trata de animais.

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Acupuntura Veterinária (Abravet), professor titular do Departamento de Cirurgia e Anestesiologia Veterinária da Unesp/Botucatu, Stelio Pacca Loureiro Luna, a aplicação da acupuntura no tratamento de algumas doenças de cães e gatos tem apresentado melhor resultado terapêutico que o do tratamento convencional feito com medicamentos.

O tratamento consiste na estimulação de pontos específicos na pele ou mais profundos, denominados meridianos, por onde circula a energia chi. Esta energia responsável pela vida e saúde do organismo é composta de duas forças antagonistas mas complementares, denominadas In e Iang.

“Essas duas energias ocorrem em exatas proporções, uma predominando sobre a outra em cada meridiano. A saúde é o equilíbrio desta energia e a totalidade das manifestações vitais, físicas e psíquicas no organismo são produtos simultâneos de sua atividade In e Iang.”

A acupuntura atua por mecanismos nervosos e hormonais, por ativação de receptores localizados na região cutânea. “Os estímulos são transmitidos ao sistema nervoso central. Normalmente os animais não apresentam reação de dor durante as sessões e inclusive é comum a ocorrência de sonolência, não havendo neces
sidade do uso de tranquilizantes para introdução das agulhas.”

Luna explica que em 60% dos casos de doenças neuromusculares, como nas sequelas nervosas de cinomose – síndrome que pode causar paralisia nos membros do animal –, a acupuntura consegue reverter o processo e fazer com que os cães voltem a andar sem sentir dor. “Em casos como estes, os médicos veterinários alopatas geralmente indicam o sacrifício do animal.”

Nos animais, assim como no homem, a acupuntura pode ser utilizada para o tratamento de várias enfermidades, substituindo a terapêutica convencional ou ainda auxiliando a mesma de acordo com a situação.

“Dentre as enfermidades que apresentam bons resultados estão as doenças neuromusculares, problemas de coluna, distúrbios respiratórios, digestivos e sequelas de cinomose, entre outros. Ela é particularmente útil para analgesia em dores agudas e crônicas e tratamento de paralisias. Nas doenças dermatológicas e como substituição ou complemento a anestesia convencional temos obtido sucesso. No Hospital Veterinário da FMVZ, pesquisas tem sido realizadas para controle da dor pós-operatória em cães e gatos. Em problemas digestivos, tanto em diarreia, como em casos de constipação, acupuntura tem mostrado excelentes resultados, sem o uso de antibióticos.”

Para quem pensa que a acupuntura é usada somente em animais de pequeno porte, o professor lembra que o emprego dela tem apresentado bons resultados para melhorar o condicionamento de equinos submetidos a diferentes provas de competição.

fonte: http://www.jcnet.com.br/detalhe_regional.php?codigo=189003

Acupuntura protege o fígado do efeito de medicamentos, diz estudo da USP

A acupuntura é uma boa alternativa para controlar os danos ao fígado causados pelo uso contínuo de alguns medicamentos. A constatação é do médico veterinário e acupunturista Alexandro dos Santos Rodrigues em sua tese de doutorado pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP. O trabalho investigou a influência da técnica milenar chinesa no controle de lesões hepáticas em ratos.

“O fígado é responsável pelo processo de metabolização de medicações. Algumas pessoas tomam medicamentos continuamente [como os usados para combater o colesterol] e isso causa danos ao funcionamento do órgão. Esse trabalho comprovou que a acupuntura pode ser usada para reduzir os prejuízos causados pelo uso contínuo de remédios agressivos ao fígado”, afirma Rodrigues.

Os animais que passaram por sessões de eletroacupuntura no ponto E36 (localizado na perna, próximo ao joelho) ou no BP6 (próximo ao calcanhar) apresentaram diminuição de lesões hepáticas. Na comparação entre esses dois grupos, a progressão das lesões foi menor nos ratos que receberam estímulo no ponto E36. “Na eletroacupuntura, as agulhas são conectadas a fios, que são ligados a uma máquina que envia um estímulo padronizado e contínuo às agulhas”, explica o pesquisador.

O veterinário induziu as lesões hepáticas por meio da tioacetamida, substância já usada no passado como agrotóxico em lavouras. Atualmente, ela é empregada nas indústrias têxtil, de couro e papel. No meio acadêmico, a droga é utilizada por pesquisadores em modelos científicos de indução de lesões no fígado.

O experimento

O veterinário explica que existem vários graus de lesões hepáticas: inicialmente, após repetidas agressões, ocorre uma fibrose que, se não tratada, evolui até chegar à cirrose. Esta pode originar neoplasias (câncer). “Sabemos que o fígado tem grande capacidade de recuperação, mas somente até um certo grau das lesões”, afirma.

Rodrigues trabalhou com 70 ratos wistar. Antes de iniciar o experimento, o médico colheu amostras de sangue para avaliar oito marcadores sanguíneos ligados a lesões hepáticas. A dose de tioacetamina aplicada variou de acordo com o peso de cada animal.

Para poder aplicar as sessões de eletroacupuntura, o veterinário optou por usar o anestésico isofluorano, por via inalatória. “A maioria dos anestésicos comuns interfere de forma significativa na função hepática, e isso poderia prejudicar os resultados”, conta. A dose empregada foi a necessária para manter os animais em estado de semiconsciência.

“Quando a agulha da acupuntura é inserida na pele, ela causa um estímulo que percorre as vias nervosas do corpo e chega até a medula óssea. Por meio da medula, a informação vai para o cérebro, onde neurotransmissores se encarregam de emitir respostas que são transmitidas e agem em um determinado local do corpo. Se os animais ficassem totalmente sedados, esse fato também poderia interferir nos resultados”, explica.

Os animais foram divididos em sete grupos: sadios (que não passaram por nenhum tipo de intervenção); controle para tioacetamida (aplicação apenas dessa droga); controle para isofluorano (aplicação apenas desse anestésico); com aplicação de eletroacupuntura no ponto E36 e outro no BP6. Os dois grupos restantes, E36s e BP6s, receberam aplicações em pontos “falsos”, ou seja, em lugares próximos aos pontos verdadeiros (E36 e BP6), mas que não resultariam em nenhum efeito ligado à proteção hepática.

Após a pesagem e a aplicação da tioacetamida, os animais foram sedados e, em seguida, receberam as aplicações de eletroacupuntura por 20 minutos. Na quarta semana do experimento, o pesquisador aumentou todas as doses de tioacetamida em 10%. Ao final das sete semanas, o médico colheu novas amostras sanguíneas para avaliar os oito marcadores.

Resultados

Todos os animais que receberam doses de tioacetamida apresentaram lesões no fígado. Mas, nos grupos sem uso de eletroacupuntura, as lesões hepáticas foram muito maiores. “Percebemos que, no grupo controle para tioacetamida, ocorreram danos consideráveis no fígado. Também encontramos muitas alterações ligadas aos oito marcadores de lesões hepáticas”, conta Rodrigues. “Já no grupo controle para isofluorano, também constatamos que o fígado apresentava lesões, apesar de esse anestésico ser considerado seguro contra danos hepaticos”, diz.

O pesquisador lembra que a hepatite C atinge de 2,5% a 4,9% da população brasileira. Já a cirrose hepática está entre as 10 maiores causas de morte no mundo ocidental. Não existe tratamento para esses casos, e a única opção é fazer um transplante de fígado. “Pense em alguém que precise tomar, diariamente, um medicamento que cause uma reação muito forte no fígado. O órgão seria afetado mesmo se estivesse em condições normais. Agora imagine se essa pessoa já estiver com o fígado comprometido por causa da hepatite C ou da cirrose”, questiona. “A acupuntura poderia ser usada como uma maneira de barrar grande parte dos danos ao fígado provocados pelo medicamento.”

A pesquisa de Rodrigues, "A influência dos pontos de acupuntura zusanli (E36) e sanyinjiao (BP6) no desenvolvimento de lesões hepáticas induzidas por tioacetamida em ratos wistar", foi apresentada em dezembro de 2009. O professor Francisco Javier Blazquez, da FMVZ, orientou o trabalho, que teve como co-orientadora a professora Ângela Tabosa, do setor de Medicina Chinesa e Acupuntura do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

fonte: http://tinyurl.com/33edl6u



terça-feira, 3 de agosto de 2010

Auriculoterapia ajuda a emagrecer

O Ocidente já se curvou à sabedoria milenar da medicina tradicional chinesa. Considerada muito mais que uma prática médica, o Brasil já possui milhares de profissionais, inclusive brasileiros que se aprimoram em técnicas que trazem alívio à dor, previnem e auxiliam na cura de doenças.

A auriculoterapia, que é uma forma de tratamento por meio do estímulo de pontos na orelha, é uma delas e atua por reflexos ou massagem em pontos determinados. Entre outros benefícios, ela já é utilizada como terapia que auxilia no combate à obesidade.

O terapeuta em Medicina Alternativa Edvaldo Tengun aprendeu a técnica em Ossaka, no Japão, onde viveu durante 18 anos.

A ansiedade é um dos sintomas que afeta a grande maioria das pessoas que 'briga' com a balança. Ansiosas elas comem mais e o tempo todo. Se essas pessoas ainda tem metabolismo lento estão ainda mais sujeitas ao sobrepeso ou até mesmo obesidade.

Segundo ele, os aurículos ajudam a controlar e até mesmo a emagrecer, porque inibem a vontade de comer, especialmente alimentos calóricos como doces, por exemplo.

"Trabalha-se pontos muito próximos ao cérebro que atuam na ansiedade e também no nervosismo. Se a pessoa segue o tratamento corretamente, ela se sente mais calma e mais tranquila", afirma o terapeuta.

Ele reforça que o resultado é mais rápido quando essa terapia é feita junto com atividade física e uma dieta correta.

Os aurículos com sementes que são coladas com uma minifita adesiva podem durar até sete dias. Normalmente, elas caem durante o banho. E para que surta o efeito esperado, é preciso estimulá-las pelo menos três vezes ao dia. Já as agulhas, segundo ele, são mais práticas. Elas já oferecem um efeito contínuo, mas precisam ser retiradas em três dias.

Terapia natural, não invasiva, atrai novos adeptos. Baseado na rotina clínica, ele acredita que as pessoas estão cada dia mais motivadas a buscar formas naturais de tratamentos não invasivos e sem efeitos colaterais indesejáveis.

fonte: http://www.odiario.com/moda-e-beleza/noticia/324407/auriculoterapia-ajuda-a-emagrecer.html

Coloque o botox de lado: Acupuntura facial

Cada vez mais a procura por tratamentos faciais e de rejuvenescimento aumenta na mesma proporção em que surgem novos tipos de procedimentos. Um alternativa ao Botox, a acupuntura facial, método utilizado há milênios pelas imperatrizes das diversas dinastias da antiga China, garante aliviar marcas de expressão.

A acupuntura estética facial, tratamento indolor e sem efeitos colaterais, busca melhorar a oxigenação, circulação local, metabolismo, sustentação da pele, trabalhar os músculos faciais, diminuir a acne e excesso de oleosidade, além de ser recomendada na prevenção das rugas.

Rosto

Na acupuntura, a face é uma das principais partes do corpo e, por meio dela, é possível descobrir os desequilíbrios energéticos do organismo, que podem ser influenciar no surgimento precoce de rugas e linhas de expressão.

Os fatores ligados a esse processo são externos (alterações climáticas), internos (alterações emocionais e psicológicas) e constitucionais (genéticos). A duração e número de sessões devem ser definidos pelo profissional, mas os resultados já podem ser vistos nas primeiras semanas do tratamento, que custa entre R$ 80,00 a R$150,00 por procedimento.

Há contra-indicação em casos que apresentem feridas no local da aplicação das agulhas, marca-passo e tendência a formação de quelóide (marcas na pele causadas por lesões, formando tecido fibroso). Consulte seu dermatologista.

fonte: http://br.noticias.yahoo.com/s/03082010/11/saude-acupuntura-coloque-botox-lado.html