quarta-feira, 8 de setembro de 2010

A Acupuntura no tratamento da dismenorréia

Dismenorréia ou menstruação dolorosa é uma queixa muito comum entre as mulheres. A Medicina Tradicional Chinesa distingue dois tipos: por excesso e por deficiência. Sintomas de excesso são usualmente causados por estagnação do Qi do Fígado ou por ataque de Frio exterior ao útero. Sintomas de deficiência geralmente resultam de deficiência do Fígado, Rim, Qi e Xue. Também podem resultar de constituição fraca ou de múltiplos partos, má alimentação, esforço excessivo, doenças crônicas e de excessos sexuais.

Foi realizado uma pesquisa com o objetivo de comprovar através de té
cnicas da Acupuntura Sistêmica, a melhora dos sintomas da dismenorréia, promovendo uma diminuição ou cessação da utilização de remédios alopáticos.

Foram admitidas à pesquisa, sete mulheres c
om idades entre 18 e 31 anos e que deveriam apresentar como requisito, a presença de dismenorréia nos últimos 6 meses.

As pacientes foram submetidas ao tratamento, por três ciclos menstruais consecutivos, as sessões foram realizadas uma vez por semana. Foi escolhido o Va
so Maravilhoso Chong Mai associado aos pontos da técnica da Ação Energética dos Pontos e moxa. Os pontos foram escolhidos de acordo com o diagnóstico energético e a fase do ciclo menstrual de cada paciente.

As participantes passaram por uma avaliação e obtiveram o diagnóstico energético, também foram sujeitadas a responder um questionário sobre a presença ou ausência de certos sintomas no período que antecede a menstruação. Além desses questionários, as participantes utilizaram-se da escala visual analógica para aferir a intensidade da dor.

Na semana que antecedia cada menstruação era utilizado o Vaso Maravilhoso Chong Mai com abertura no ponto BP4 do lado direito, adicionando os pontos de Ação Energética F3, VB34, B17, VC4, BP6 e E36, todos bilateralmente e o fechamento com o Vaso Maravilhoso Chong Mai através do ponto CS6 do lado esquerdo.


Durante o período menstrual foram utilizados somente os pontos de Ação Energética dos pontos o IG4 e o F3, pontos que ligam o alto e baixo e são eficazes nesse período em que o corpo já está passando por muitas informações.

Após o período menstrual era utilizado o Vaso Maravilhoso Chong Mai com abertura no ponto BP4 do lado direito, adicionando os pontos de Ação Energética dos Pontos BP6, BP10, B17, B23, B20 F8 e R7, todos bilateralmente e o fechamento com o Vaso Maravilhoso Chong Mai através do ponto CS6 do lado esquerdo da paciente.

Foi utilizado moxa no ponto local E25 em todas as pacientes nas semanas que antecediam a menstruação.


Dentre as participantes da pesquisa, seis delas tiveram uma redução da dor menstrual de 50 % ou mais, comparando-se com a dor que tinham antes do tratamento com acupuntura. E apenas uma sentiu uma pequena melhora na dor.

Além dessas melhoras, também foi observado a diminuição ou cessação da utilização de remédios alopáticos; havia uma mulher que tomava remédios de 4 em 4 horas e mesmo assim sentia dor. Com o tratamento, passou a tomar apenas um comprimido e ficar sem dor o dia todo. Cinco das participantes cessaram a medicação, e disseram sentir apenas um incômodo, nada comparado com a dor de antes.

Outra informação obtida com a pesquisa, foi a quantidade de dias que sentiam a dismenorréia, todas elas sentiam dor em no mínimo 2 dias podendo chegar a 4 dias de dor, com o tratamento, houve redução dos dias, passando a ter cólicas somente no primeiro dia.

Através dos resultados observamos que as pacientes obtiveram melhora ou cessação dos sintomas. Uma paciente diminuiu a utilização de remédios alopáticos enquanto as outras pacientes cessaram as medicações.

De uma maneira geral as técnicas de Acupuntura Tradicional Chinesa trazem para este tipo de pacientes benefícios satisfatórios, e desse modo indicamos para todos os profissionais da área da saúde a acupuntura e suas referidas técnicas, a fim de buscar melhores resultados nos sintomas descritos neste trabalho, a fim de almejar uma melhor qualidade de vida para as pacientes.

fonte: http://tinyurl.com/2bb49jm