
Foi realizado uma pesquisa com o objetivo de comprovar através de técnicas da Acupuntura Sistêmica, a melhora dos sintomas da dismenorréia, promovendo uma diminuição ou cessação da utilização de remédios alopáticos.
Foram admitidas à pesquisa, sete mulheres com idades entre 18 e 31 anos e que deveriam apresentar como requisito, a presença de dismenorréia nos últimos 6 meses.
As pacientes foram submetidas ao tratamento, por três ciclos menstruais consecutivos, as sessões foram realizadas uma vez por semana. Foi escolhido o Vaso Maravilhoso Chong Mai associado aos pontos da técnica da Ação Energética dos Pontos e moxa. Os pontos foram escolhidos de acordo com o diagnóstico energético e a fase do ciclo menstrual de cada paciente.
As participantes passaram por uma avaliação e obtiveram o diagnóstico energético, também foram sujeitadas a responder um questionário sobre a presença ou ausência de certos sintomas no período que antecede a menstruação. Além desses questionários, as participantes utilizaram-se da escala visual analógica para aferir a intensidade da dor.
Na semana que antecedia cada menstruação era utilizado o Vaso Maravilhoso Chong Mai com abertura no ponto BP4 do lado direito, adicionando os pontos de Ação Energética F3, VB34, B17, VC4, BP6 e E36, todos bilateralmente e o fechamento com o Vaso Maravilhoso Chong Mai através do ponto CS6 do lado esquerdo.
Durante o período menstrual foram utilizados somente os pontos de Ação Energética dos pontos o IG4 e o F3, pontos que ligam o alto e baixo e são eficazes nesse período em que o corpo já está passando por muitas informações.
Após o período menstrual era utilizado o Vaso Maravilhoso Chong Mai com abertura no ponto BP4 do lado direito, adicionando os pontos de Ação Energética dos Pontos BP6, BP10, B17, B23, B20 F8 e R7, todos bilateralmente e o fechamento com o Vaso Maravilhoso Chong Mai através do ponto CS6 do lado esquerdo da paciente.
Foi utilizado moxa no ponto local E25 em todas as pacientes nas semanas que antecediam a menstruação.


Dentre as participantes da pesquisa, seis delas tiveram uma redução da dor menstrual de 50 % ou mais, comparando-se com a dor que tinham antes do tratamento com acupuntura. E apenas uma sentiu uma pequena melhora na dor.
Além dessas melhoras, também foi observado a diminuição ou cessação da utilização de remédios alopáticos; havia uma mulher que tomava remédios de 4 em 4 horas e mesmo assim sentia dor. Com o tratamento, passou a tomar apenas um comprimido e ficar sem dor o dia todo. Cinco das participantes cessaram a medicação, e disseram sentir apenas um incômodo, nada comparado com a dor de antes.
Outra informação obtida com a pesquisa, foi a quantidade de dias que sentiam a dismenorréia, todas elas sentiam dor em no mínimo 2 dias podendo chegar a 4 dias de dor, com o tratamento, houve redução dos dias, passando a ter cólicas somente no primeiro dia.
Através dos resultados observamos que as pacientes obtiveram melhora ou cessação dos sintomas. Uma paciente diminuiu a utilização de remédios alopáticos enquanto as outras pacientes cessaram as medicações.
De uma maneira geral as técnicas de Acupuntura Tradicional Chinesa trazem para este tipo de pacientes benefícios satisfatórios, e desse modo indicamos para todos os profissionais da área da saúde a acupuntura e suas referidas técnicas, a fim de buscar melhores resultados nos sintomas descritos neste trabalho, a fim de almejar uma melhor qualidade de vida para as pacientes.
fonte: http://tinyurl.com/2bb49jm