sábado, 18 de setembro de 2010

Especialista fala sobre os benefícios da Acupuntura na terceira idade

A cada dia que passa os tratamentos alternativos estão se tornando uma boa e benéfica opção para o ser humano. A Acupuntura é uma delas e vem sendo indicada com freqüência para o tratamento de várias doenças.

Para saber mais sobre esta técnica milenar da medicina tradicional chinesa e os seus benefícios para a comunidade da terceira idade, foi realizada uma entrevista com a especialista Ana Flávia Ferreira Pezzuti. Neste bate papo, a especialista explicou os benefícios da acupuntura em idosos.

Ela inicia esclarecendo que devido ao fato do idoso apresentar múltiplas queixas relacionadas a vários órgãos e com freqüência, ter mais de uma doença, o profissional da saúde tende a prescrever maior número de medicamentos. “Assim, há maior probabilidade de incidência de reações adversas provenientes de cada uma das drogas, bem como da interação entre elas. Essa é uma das razões pela qual a Acupuntura potencialmente tem um papel importante no tratamento do idoso. Como ela praticamente não tem contra-indicação e tem efeitos benéficos na redução da dor, na ansiedade, no sono, nos sintomas de depressão, entre outros, possibilita ao idoso reduzir a quantidade de medicação, diminuindo também os seus vários efeitos colaterais”, disse.

Ela destaca três áreas de atuação da Acupuntura em geriatria: dor, reabilitação de AVC e terapia adjuvante em doenças diversas, como depressão leve, câncer e doenças respiratórias.

“Entretanto, sempre é bom ressaltar que é fundamental procurar o diagnóstico ou os diversos diagnósticos pela medicina ocidental e tratá-los devidamente para otimizar os resultados e não mascarar doenças severas, ou seja, a Acupuntura busca tratar todas as disfunções fisiológicas provenientes da idade, trazendo qualidade de vida, bem estar e uma velhice muito mais feliz e relativamente mais ativa”, concluiu.

fonte: http://tinyurl.com/275thcm