
No caso da sinusite, que pode acontecer acompanhada de dores intensas na face e na cabeça, Drª Leila costuma associar acupuntura com a eletroacupuntura (em que eletrodos são presos às agulhas e emitem estímulos elétricos semelhantes a choquinhos no corpo). A vantagem da eletroacupuntura é que o metal da agulha é um bom condutor de corrente elétrica, o que potencializa bastante o estímulo desejado. Com a técnica, a médica trabalha pontos específicos na região do nariz, que promovem grande alívio da dor e desobstrução dos seios da face desde a primeira sessão.
No tratamento da rinite com acupuntura também é possível sentir efeito já no primeiro dia, com a redução da secreção e o descongestionamento das vias aéreas minutos após a aplicação. Para as duas ites, em três ou quatro sessões -sendo uma por semana-, é possível perceber uma grande melhora, de acordo com Drª Leila. Como são doenças crônicas, a reincidência pode ocorrer, por isso é indicado prolongar o tratamento conforme orientação médica.
A acupuntura ajuda a harmonizar de forma natural o funcionamento do aparelho respiratório. Pode ou não ser associado ao tratamento medicamentoso, de acordo com critério médico. O importante é não abrir mão de uma orientação especializada e lembrar que, se tratadas de forma inadequada, essas doenças podem acarretar problemas mais graves, alerta a médica.
Rinite
Doença alérgica bastante comum, tem como principais sintomas irritação da mucosa do nariz, espirros, coriza e coceira nos olhos, boca e nariz. Em muitos casos, a rinite evolui para sinusite.
Sinusite
Doença causada por alergias ou infecções por vírus ou bactérias, caracteriza-se pela inflamação da mucosa que reveste os seios da face. Seus sintomas são forte pressão e dores de cabeça e abaixo dos olhos, inchaço nas pálpebras, nariz entupido e secreção espessa, tontura, mal-estar e febre.
Dicas de prevenção
- Evitar permanecer em lugares pouco arejados, pois aumentam os riscos de contaminação por vírus ou bactérias;
- Evitar a fumaça de cigarro;
- Evitar carpetes, cortinas, bichos de pelúcia, caso tenha doença alérgica;
- Lavar cobertores, edredons e roupas de lã antes do uso;
- De preferência secar roupas no sol;
- Agasalhar-se para não expor o corpo a temperaturas baixas e a mudanças bruscas;
- Lavar as mãos com freqüência;
- Ingerir bastante líquido (exceto bebidas alcoólicas);
- Praticar exercícios físicos, que aumentam a capacidade respiratória;
- Escolher alimentos ricos em vitamina C.
Fonte: http://www.bolsademulher.com/